Servidor SciELO Preprints completa dois anos de operação, contribuindo para o avanço da Ciência Aberta

Por Alex Mendonça, Carolina Tanigushi e Abel L Packer

Logo do SciELO Preprints

O posicionamento do Programa SciELO enquanto um programa de ciência aberta, previa a criação de um servidor de preprints,anunciado em 2017. Em setembro de 2018, na Semana SciELO 20 Anos, foi lançada a parceria do SciELO com o Public Knowledge Project (PKP) com o objetivo de desenvolver um servidor de preprints de código aberto baseado no já consolidado Open Journal Systems (OJS).

O Programa SciELO oferece o sistema OJS do PKP aos seus periódicos desde 2007 e após observado que o fluxo de um servidor de preprints é essencialmente o fluxo de um sistema de gestão de manuscritos sem a etapa de avaliação por pares, tanto o SciELO quanto o PKP concluíram que poderiam trabalhar juntos em uma plataforma de preprints utilizando a biblioteca comum de softwares do PKP.

O resultado foi o desenvolvimento do Open Preprint Systems (OPS), oficialmente lançado pelo PKP no final de fevereiro de 2020 e o SciELO Preprints, lançado em sete de abril de 2020, que se tornou o primeiro servidor em OPS a operar de forma regular e o primeiro servidor de preprints da América Latina. A parceria com o PKP nestes últimos anos tem sido enriquecedora para o Modelo SciELO de Publicação e foi recentemente renovada, tendo como base quatro princípios orientados ao fortalecimento da infraestrutura aberta de comunicação científica com diversidade geográfica e cultural: software aberto, baixo custo de manutenção, multilinguismo e interoperabilidade.

A inclusão de preprints no fluxo de comunicação científica traz benefícios para todos os envolvidos no processo: autores ganham maior controle e autonomia sobre a comunicação das suas pesquisas, a possibilidade de atualizar os preprints em sucessivas versões contribui para o melhoramento dos manuscritos antes da sua submissão a um periódico, pareceristas e editores de periódicos podem se beneficiar da exposição e desempenho dos preprints e de comentários recebidos durante a avaliação por pares. Entretanto, o mais importante é que a comunidade científica e a sociedade em geral podem acessar mais rapidamente resultados de pesquisa ainda não avaliados por pares ou avaliados mas em processo de publicação por periódicos.

A submissão de manuscritos ao SciELO Preprints pode ser feita por pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e em qualquer idioma, embora, até o momento, têm predominado os idiomas português, inglês e espanhol. Durante a submissão, o autor correspondente é guiado por verificações automáticas de metadados e conteúdo do manuscrito que visam alinhar as submissões à política editorial de controle de qualidade do servidor SciELO Preprints e às boas práticas da comunicação científica.

Após a submissão, o manuscrito passa por até três níveis de moderação de acordo com tipo de documento submetido e histórico de publicações dos autores no servidor SciELO Preprints e em periódicos indexados em bases de dados alinhadas com as políticas do SciELO. Quando os dados requeridos são fornecidos, o preprint é postado em até 48 horas. Nos demais casos, o manuscrito é encaminhado a um dos editores da área e levará mais tempo até a aprovação como preprint ou rejeição.

No website do SciELO Preprints há uma seção de FAQ que informa detalhadamente sobre as condições que o manuscrito deve atender para ser disponibilizado como preprint. Além das condições formais que todo artigo científico deve atender, o principal critério de avaliação dos manuscritos é a contribuição com novos conhecimentos no tema da pesquisa ou ensaio.

Nestes dois anos de operação o servidor SciELO Preprints recebeu 2466 submissões, dentre as quais 1594 foram aceitas e postadas, com autoria de 29 países, dos quais 80% são do Brasil, seguido pelo Peru (6%) e o Equador (4%). Mais da metade (63,7%) dos preprints estão em português, 19,5% estão em inglês e 16,6% em espanhol. No que diz respeito às áreas do conhecimento, 61,1% são das Ciências da Saúde e Biológicas, seguidos pelas Ciências Humanas (36,1%) e, por fim, pelas Ciências Exatas e da Terra, Agrárias e Engenharias (2,5%).

O SciELO Preprints apresenta dois avanços importantes relacionados com a abertura do processo de avaliação por pares: Primeiro, o serviço de anotações Hypothesisque permite a adição de comentários diretamente nos arquivos PDF dos preprints de forma pública ou privada. Segundo, a plataforma de avaliação por pares externa, PREreview, em que autores podem submeter seus preprints e optar por solicitar avaliação externa e estruturada, exibindo-as ou não junto ao seu preprint na página do SciELO Preprints.

A maximização da visibilidade das pesquisas postadas é uma das funções chave do SciELO Preprints, com a indexação dos preprints desde o início no SciELO Search e no Google Scholar e, desde março de 2022, no EuropePMC. Está em curso a implantação de interface de interação do OPS com repositórios de dados abertos operando com o sistema Dataverse, o que permitirá a interoperabilidade do SciELO Preprints com SciELO Data e outros repositórios.

As tecnologias, os padrões e as ferramentas que apoiam a comunicação científica vêm contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão e operação dos preprints, visando facilitar com soluções automatizadas a postagem e divulgação de forma confiável e seguindo as boas práticas de comunicação científica. Entretanto, a moderação dos preprints realizada por editores é crítica em muitos casos para manter a confiabilidade do servidor, podendo influenciar no tempo de postagem.

Por último, mas não menos importante, a implantação da interoperabilidade entre o OPS e o OJS facilitará, por um lado, a submissão dos arquivos de preprints entre o SciELO Preprints e os periódicos operando com o OJS, e, por outro, a atualização do status do preprint com o link para o artigo publicado. Ou seja, um avanço importante na operação do fluxo de comunicação científica.

Os preprints se consolidaram nos últimos anos como parte integral do fluxo global de comunicação científica, principalmente em decorrência da pandemia. Ao comemorar dois anos de operação, o SciELO Preprints se afirma como servidor confiável que vem contribuindo para o avanço de capacidades e infraestruturas de ciência aberta a serviço de autores e periódicos.

Referências

EUROPE PMC and SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Preprints SciELO podem ser encontrados no Europe PMC [Publicado originalmente no blog do Europe PMC em março/2022] [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed 11 May 2022]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/03/03/preprints-scielo-podem-ser-encontrados-no-europe-pmc/

PACKER, A.L. O modelo SciELO de publicação como política pública de acesso aberto [online]. SciELO em Perspectiva, 2019 [viewed 11 May 2022]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2019/12/18/o-modelo-scielo-de-publicacao-como-politica-publica-de-acesso-aberto/

PACKER, A.L., SANTOS, S. and MENEGHINI, R. SciELO Preprints a caminho [online]. SciELO em Perspectiva, 2017 [viewed 11 May 2022]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2017/02/22/scielo-preprints-a-caminho/

PUBLIC KNOWLEDGE PROJECT and SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. PKP e SciELO anunciam desenvolvimento de um sistema de código aberto de Servidor de Preprints [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed 11 May 2022]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/09/21/pkp-e-scielo-anunciam-desenvolvimento-de-um-sistema-de-codigo-aberto-de-servidor-de-preprints/

PUBLIC KNOWLEDGE PROJECT. A via para os preprints (Parte 1): Introdução ao Open Preprint Systems [Publicado originalmente no site do PKP em fevereiro/2020] [online]. SciELO em Perspectiva, 2020 [viewed 11 May 2022]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2020/03/03/a-rota-para-os-preprints-parte-1/

VALLIÈRES, N. PKP e SciELO anunciam parceria renovada [Publicado originalmente no blog do PKP em dezembro/2021] [online]. SciELO em Perspectiva, 2021 [viewed 11 May 2022]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2021/12/22/pkp-e-scielo-anunciam-parceria-renovada/

Links externos

FAQ | SciELO Preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/faq

Hypothesis: https://web.hypothes.is/

Open Journal Systems | Public Knowledge Project: https://pkp.sfu.ca/ojs/

Open Preprint Systems | Public Knowledge Project: https://pkp.sfu.ca/ops/

PREreview: https://prereview.org/

SciELO Data: https://data.scielo.org/

SciELO Preprints | SciELO Search: https://search.scielo.org/?where=&filter%5Bin%5D%5B%5D=preprint

SciELO Preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo

Submissões | SciELO Preprints: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/about/submissions

The Dataverse Project – Dataverse.org: https://dataverse.org/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MENDONÇA, A., TANIGUSHI, C. and PACKER, A.L. Servidor SciELO Preprints completa dois anos de operação, contribuindo para o avanço da Ciência Aberta [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/05/11/servidor-scielo-preprints-completa-dois-anos-de-operacao-contribuindo-para-o-avanco-da-ciencia-aberta/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation