Normas para publicação

Versão agosto de 2021

Escopo e política

O blog SciELO em Perspectiva | Geral publica posts sobre comunicação científica e temas relacionados, como, por exemplo: indexação de periódicos, bibliometria, cienciometria, gestão de periódicos e dos processos editoriais, capacitação e atualização em editoração científica, marketing e disseminação, redes sociais, políticas públicas de apoio à pesquisa e à comunicação científica, acesso aberto, etc.

O objetivo do blog SciELO em Perspectiva é compartilhar informação e conhecimento orientado para o desenvolvimento da comunicação científica, em particular, dos periódicos SciELO, das coleções nacionais e do Programa e Rede SciELO como um todo. Também promove o movimento de acesso aberto em relação ao conhecimento científico. A perspectiva é a de que o blog venha a se constituir como um veículo de referência da comunidade relacionada ao SciELO e à comunicação e à avaliação da pesquisa científica.

O blog SciELO em Perspectiva está aberto à colaboração de editores, pesquisadores, profissionais e estudantes de informação e comunicação científica. Você pode ser um colaborador eventual ou sistemático, enviando artigos, revisão de artigos, opiniões, notícias e comentários.

Forma e preparação de manuscritos

Autoria

Os autores devem encaminhar, junto ao post, uma foto e mini-currículo (em até 100 palavras) de cada autor para inserção no final do post.

Resumo

Os posts devem ser enviados com um resumo em até 350 caracteres com espaços ou 50 palavras, que deve ser atrativo e estimular a leitura completa do texto.

Imagens

As imagens podem ser indicadas pelo autor levando-se em consideração seus direitos e atribuições. Todas as imagens publicadas no blog SciELO em Perspectiva devem ser livres para publicação ou, quando não for o caso, deve-se ter uma permissão formal do detentor dos direitos autorais da imagem para publicação em nosso blog. As imagens devem ser enviadas em alta resolução.

Quando não há sugestão de imagem a ser utilizada no post, são utilizadas imagens com licença CC-BY buscadas em bancos de imagens que permitam seu livre uso. Algumas são ainda construídas e/ou montadas pela equipe do SciELO.

No post podem haver ainda outras imagens de acordo com o conteúdo a ser publicado (tabelas, gráficos, ilustrações, etc.). Quando aplicável, a legenda deve vir logo abaixo da imagem.

Lide para entrevistas

O lead (ou lide) é a primeira parte de uma matéria, sua abertura, geralmente colocada em destaque relativo, fornecendo ao leitor a informação básica sobre o tema e pretende prender-lhe o interesse. É uma expressão inglesa que significa "guia" ou "o que vem à seguir". No blog SciELO em Perspectiva | Geral, o lide é usado apenas para as entrevistas e sua principal função é oferecer uma prévia, como a descrição de uma imagem por exemplo, do assunto a ser abordado ou, no blog, sobre a entrevista e o entrevistado.

Possui em sua estrutura os fatos principais expostos no primeiro parágrafo, de forma a oferecer um resumo claro e objetivo ao leitor. O lide deve ser mais objetivo, evitando a subjetividade e pautar mais para exatidão, linguagem clara e simples. Isso não significa, porém, que o lide deva ser burocrático. O leitor ganha interesse pela entrevista quando o lide é bem elaborado e coerente.

Notas

Referências bibliográficas não citadas diretamente no texto não são consideradas notas e entram apenas na seção de referências do post.

São consideradas notas as informações que geralmente iriam num rodapé de página num artigo acadêmico. Na verificação de conteúdo, elas são selecionadas e mantidas como informações de relevância no texto e citadas diretamente, como a publicação de um artigo onde há menção clara a esse artigo e seus autores no corpo do texto. Podem ser consideradas notas também informações adicionais que os autores julgaram necessárias e acrescentaram eles mesmos como notas no texto. Referências

As referências bibliográficas em todos os posts seguem o modelo da norma ISO adaptada às necessidades do blog SciELO em Perspectiva. Sempre que possível, solicitamos aos autores que enviem as referências seguindo a norma ISO.

A não ser que uma referência se enquadre como nota, conforme descrito na seção anterior, não é necessário referenciá-la no texto, em formato numérico ou autor-data, apenas na lista de referências, que deverá vir ao final do post.

Publicação em periódico

VELTEROP, J. Nanopublications: the future of coping with information overload. Logos [online]. 2010, vol. 21, no. 3, pp. 119-122, ISSN: 1550-4267 [viewed 08 February 2015]. https://doi.org/10.1163/095796511X560006. Available from: https://www.researchgate.net/publication/266892923_Nanopublications_The_Future_of_Coping_with_Information_Overload

Publicação em Servidor Preprint

LARIVIERE, V., et al. A simple proposal for the publication of journal citation distributions [online]. bioRxiv. 2016. [viewed on 24 January 2017]. https://doi.org/10.1101/062109. Available from: http://biorxiv.org/content/early/2017/01/19/100784

Publicação em Livro ou Monografia

FREDRIKSSON, E.H. (ed.) A century of science publishing: a collection of essays. Amsterdam: IOS Press, 2001.

Publicação em Capítulo de Livro ou Monografia

FREDRIKSSON, E.H. The Dutch Publishing Scene: Elsevier and North-Holland. In: FREDRIKSSON, E.H. (ed.) A century of science publishing: a collection of essays. Amsterdam: IOS Press, 2001.

Publicação em Site

CURRY, S. Peer review is essential to good science – it’s time to credit expert reviewers [online]. The Guardian. 2017 [viewed 11 September 2017]. Available from: https://www.theguardian.com/science/2017/jun/01/peer-review-is-essential-to-good-science-its-time-to-credit-expert-reviewers/

Publicação em Blog

VELTEROP, J. O melhor de dois mundos [online]. SciELO em Perspectiva, 2016 [viewed 24 January 2017]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2016/06/13/o-melhor-de-dois-mundos/

Links externos

Os links externos são geralmente endereços de sites relacionados ao post, mas que não tenham um conteúdo específico escrito de forma que constituam como uma referência bibliográfica. Eles ficam abaixo das referências com um título e a URL disponibilizada logo à frente. Exemplos:

  • COPE – Commitee on Publication Ethics: http://publicationethics.org/
  • ICMJE – International Committee of Medical Journal Editors: http://www.icmje.org/

Envio de posts

A submissão de propostas de posts deve ser feita por e-mail diretamente dos seus autores por meio do endereço blog.scielo@scielo.org. A publicação de posts está sujeita a aprovação do editor-chefe.

Revisão, preparação e tradução

Posts aprovados para publicação estão sujeitos a pequenas revisões e à normalização das notas e referências, de forma a adequar o texto ao padrão do blog. Isso inclui os pontos listados acima e pequenos ajustes de vocabulário como, por exemplo, o uso de “periódico” ao invés de “revista” e “avaliação por pares” ao invés de “revisão por pares”.

Quando aplicável, o texto completo será publicado e traduzido nos três idiomas (português, inglês e espanhol). Todos os posts terão a chamada (título e resumo) publicados nos três idiomas.

Republicação

O blog SciELO em Perspectiva | Geral também faz a republicação de publicações de outros veículos, como o LSE Impact Blog. Para tal, basta que estejam sob uma licença CC-BY ou seja obtida a devida permissão para republicação.