PKP e SciELO anunciam parceria renovada [Publicado originalmente no blog do PKP em dezembro/2021]

Por Nathalie Vallières

O Public Knowledge Project (PKP) tem a honra de anunciar que a plataforma líder internacional de publicação científica, o SciELO, se tornou o mais recente Parceiro de Desenvolvimento do PKP. A colaboração inicial entre as duas organizações data de 2007. PKP e SciELO desempenharam papéis vitais no apoio ao crescimento e disseminação da publicação em acesso aberto. Eles são líderes globais no desenvolvimento de infraestrutura aberta e no apoio à publicação em acesso aberto, com uma rica história de trabalho conjunto internacionalmente para promover o acesso aberto à pesquisa científica. Por exemplo, periódicos que usam o SciELO forneceram ao PKP uma veia produtiva de feedback detalhado para melhorar ainda mais seu software para o benefício de usuários em todo o mundo, enquanto o PKP ajudou a apoiar os principais desenvolvimentos de infraestrutura acadêmica regional em todo o mundo. O compromisso, com este tipo de parceria orientada pela comunidade, demonstra o poder da ação coletiva para transformar a publicação científica.

Ambas as organizações compartilham a visão comum de uma colaboração dedicada a estender a capacidade da América Latina de publicar em espanhol e português, bem como em inglês. Este é um aspecto crítico para o SciELO e PKP em seus esforços para promover um intercâmbio global de conhecimento.

O Sr. Abel L Packer, O Diretor do Programa SciELO, afirma: “A parceria entre o PKP e o SciELO interliga plataformas científicas baseadas na web, bibliotecas e a comunidades em geral rumo à ciência aberta.”

A produção de pesquisa na América Latina cresceu mais rapidamente do que na maioria das outras partes do mundo e esta parceria continuará a apoiar o desenvolvimento de uma plataforma aberta de comunicação de pesquisa científica. Ao continuar a alinhar as ferramentas de software de última geração do PKP (OJS/OPS/OMP) com a plataforma de publicação do SciELO, ele tornará os artigos de periódicos rigorosamente revisados e acessíveis, e relatórios de avaliação, preprints e livros mais amplamente disponíveis. Artigos publicados em periódicos não-SciELO também serão opcionalmente publicados em um servidor de “pós-print” codesenvolvido para torná-los imediatamente disponíveis para a comunidade científica.

Ao se tornar um Parceiro de Desenvolvimento, o SciELO se uniu ao Comitê Assessor do PKP, como o primeiro membro fora da América do Norte e Europa.

O Dr. John Willinsky, Diretor do PKP, reflete sobre este desenvolvimento inovador. “O SciELO e o Public Knowledge Project têm sido aliados naturais no apoio à ciência aberta e à infraestrutura aberta desde seu ano comum de fundação, 1998, desta forma, estou muito encorajado pela forma com a qual estaremos, a partir de agora, trabalhando ainda mais próximos como parceiros de desenvolvimento para avançar no acesso público global a este mundo maior de pesquisa e conhecimento.”

SciELO e PKP acolhem e dão as boas-vindas à oportunidade de trabalhar com todas as organizações interessadas em apoiar o desenvolvimento de uma infraestrutura de código aberto para fortalecer a sustentabilidade da comunicação científica em acesso aberto alinhada com as práticas editoriais de ciência aberta em todas as disciplinas. Sua visão de longo prazo é para plataformas que podem incorporar serviços inteligentes de pré-publicação, como marcação XML automatizada para preprints e publicações, bem como representações de dados interativas.

 

Sobre o Public Knowledge Project

Baseado na Universidade Simon Fraser e na Universidade Stanford, o Public Knowledge Project (PKP) é uma iniciativa multi-universitária que desenvolve software de código aberto gratuito e conduz pesquisas para melhorar a qualidade e o alcance da publicação científica. O Open Journal Systems (OJS), plataforma de publicação de código aberto, o carro-chefe da PKP, é adotada atualmente por mais de 25.000 periódicos científicos para publicar em 56 idiomas em todo o mundo.

 

Sobre o SciELO

SciELO é uma base de dados bibliográfica, biblioteca digital e modelo de publicação eletrônica cooperativa de periódicos de acesso aberto na América Latina, Espanha e Portugal. A coleção SciELO Brasil é liderada pelo Programa SciELO da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que coordena o desenvolvimento da plataforma de publicação SciELO e atua como secretaria da Rede SciELO.

 

Artigo original em inglês

https://pkp.sfu.ca/2021/12/21/1459967/

 

Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

VALLIÈRES, N. PKP e SciELO anunciam parceria renovada [Publicado originalmente no blog do PKP em dezembro/2021] [online]. SciELO em Perspectiva, 2021 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2021/12/22/pkp-e-scielo-anunciam-parceria-renovada/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation