PKP e SciELO anunciam desenvolvimento de um sistema de código aberto de Servidor de Preprints

Em celebração do vigésimo aniversário do SciELO, o Public Knowledge Project (PKP) e o Programa SciELO estabelecem um acordo para desenvolver um sistema de Servidor de Preprints com base nos princípios que regem estas duas organizações nas duas últimas décadas.

Os princípios que regem esta parceria incluem o reconhecimento do valor de: (a) sistemas independentes de avaliação de manuscritos e serviços relacionados que são abertos à comunidade acadêmica em âmbito global; (b) fluxos de trabalho abrangentes para publicação científica que incluem opções para comentários em preprints e pós-publicação; e (c) sistemas de software de código aberto acessíveis para a infraestrutura subjacente da comunicação científica.

PKP e SciELO planejam colaborar na construção de um sistema de Servidor de Preprints totalmente interoperável com o Open Journal System (OJS) e outros sistemas de publicação que servirão aos periódicos da Rede SciELO e serão disponibilizados publicamente para operar com outras organizações.

SciELO e PKP acolhem todas as organizações interessadas em apoiar o desenvolvimento de um sistema de código aberto e multilíngue de Servidor de Preprints destinado a fortalecer a sustentabilidade da comunicação científica em acesso aberto, em sintonia com as práticas editoriais de ciência aberta em todas as disciplinas. A visão de longo prazo é uma plataforma que poderá incorporar serviços inteligentes de pré-publicação, como marcação XML, que podem aperfeiçoar a qualidade dos preprints.

“Vemos o desenvolvimento deste Servidor de Preprints ”, afirma John Willinsky, diretor do Public Knowledge Project e Khosla Family Professor na Universidade de Stanford, “como sendo um tributo adequado à contribuição notável que o SciELO continua a prestar ao acesso aberto à publicação científica. Estamos ansiosos para colaborar com este novo componente de infraestrutura aberta e oferecer nossos parabéns à equipe do SciELO por sua conquista global nas últimas duas décadas”.

External links

Public Knowledge Project <https://pkp.sfu.ca/>

SciELO <http://www.scielo.org/>

 

Sobre o Public Knowledge Project

Sediado na Universidade Simon Fraser, o Public Knowledge Project (PKP) é uma iniciativa multiuniversitária que desenvolve software livre de código aberto e realiza pesquisas para aperfeiçoar a qualidade e o alcance da publicação científica. O Open Journal Systems (OJS) é o principal pacote de software do PKP, usado por cerca de 10.000 periódicos científicos ativos em todo o mundo.

Sobre o SciELO

O SciELO é um programa internacional de cooperação técnica presente em 16 países, com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade e a visibilidade de periódicos revisados por pares indexados e publicados por meio de coleções nacionais. Todas as coleções seguem os mesmos princípios e metodologias. A coleção SciELO Brasil, liderada pelo Programa SciELO da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), coordena o desenvolvimento da plataforma de publicação SciELO e atua como Secretaria da Rede SciELO.

 

Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PUBLIC KNOWLEDGE PROJECT and SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. PKP e SciELO anunciam desenvolvimento de um sistema de código aberto de Servidor de Preprints [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/09/21/pkp-e-scielo-anunciam-desenvolvimento-de-um-sistema-de-codigo-aberto-de-servidor-de-preprints/

 

3 Thoughts on “PKP e SciELO anunciam desenvolvimento de um sistema de código aberto de Servidor de Preprints

  1. Pingback: PKP e SciELO anunciam desenvolvimento de um sistema de código aberto de Servidor de Preprints – Biblioteca de Ciências Humanas (BCH)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation