Base de Dados Científicos da Universidade Federal do Paraná

Por Janete Saldanha Bach Estevão

A Base de Dados Científicos da Universidade Federal do Paraná (BDC/UFPR) é o resultado de mais uma parceria entre o Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e o Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR. A BDC é um serviço inovador que acompanha a tendência mundial de planejamento, gestão, produção, organização, armazenamento, disseminação e reuso de dados de pesquisa. A disponibilização dos dados de pesquisa contribui para a transparência e otimização da produção científica por meio do reuso dos conjuntos de dados e a possibilidade de novas análises e abordagens.

A implantação da BDC/UFPR passou por diversas etapas, desde a seleção dos requisitos para o repositório como a escolha do Software para viabilizá-lo, a seleção de padrão de metadados, a escolha da metodologia para estabelecer as diretrizes que regulam o depósito de dados e o modelo do plano de gestão de dados (DMP), seguido pelo Registro no Re3data.org e as estratégias de divulgação.

Esse trabalho só foi possível a partir do esforço de uma equipe multidisciplinar que aceitou o desafio de criar um repositório para depósito de dados científicos de diversas áreas da Ciência. A experiência do Centro de Computação Científica e Software Livre (C3SL) e do Sistema de Bibliotecas (SiBi) da UFPR na implantação e gestão de acervos digitais, somada à dedicação dos bibliotecários e dos professores da Ciência da Computação, no objetivo comum de prezar pelas práticas da Ciência Aberta, foi o que permitiu a criação da BDC/UFPR como o primeiro repositório para depósito dos dados científicos de uma Universidade Federal brasileira.

Metodologia

As reuniões para o início do projeto aconteceram em setembro de 2017, partindo do levantamento de requisitos, que usou uma matriz de casos de uso e de requisitos funcionais já selecionados para plataformas de repositório de dados de pesquisa disponível em <https://goo.gl/owqXHH>. Os padrões de metadados foram estudados a partir do diretório de Padrões de Metadados da Research Data Alliance (RDA) disponível em <https://goo.gl/DBjbvV> e do Digital Curation Center, que lista 39 padrões de metadados, disponível em <https://goo.gl/nqL3dz>. Também foram analisados os padrões listados no re3Data.org, sendo que o mais utilizado foi o Dublin Core, com 54 indicações de uso em outros repositórios. A seleção do software partiu de um estudo de viabilidade considerando algumas opções como o Invenio, Zenodo, Fedora, Open Science Framework (OSF), Ckan e o Dspace, este último já utilizado no Repositório Digital Institucional da UFPR, e que foi selecionado para ser utilizado na BDC/UFPR.

A elaboração de diretrizes e modelos para o plano de gestão de dados se deu a partir da metodologia de análise de conteúdo das políticas para depósito de dados de instituições internacionais em estágio de maior maturidade em Repositórios de Dados Científicos: Revista Nature, Repositório Dryad, Repositório ICPSR, Repositório PLOS One, Repositório Universidade de Edimburgo e Repositório Universidade do Texas; também seguiu-se as orientações das recomendações do guia geral do Grupo de trabalho para políticas de repositório da RDA: RDA Practical Policy Working Group.

O Plano de Gestão de dados da BDC/UFPR foi elaborado com base em estudos e avaliação de ferramentas automatizadas para geração de Plano de Gestão de dados, como o DPMTool (https://dmptool.org), que Disponibiliza modelos de Planos de Gestão de Dados de diversas universidades e agências de fomento e o DCC (https://dmponline.dcc.ac.uk), que disponibiliza funcionalidades de cooperação para Planos de Gestão de Dados. Também foram considerados os modelos de Planos de Gestão de dados do DMP Horizon 2020 (https://goo.gl/nfsEKf), que é o padrão de Plano de Gestão de Dados do maior projeto de inovação da Europa, e o DMP ICPSR (https://goo.gl/TyrNLZ) que traz as recomendações dos elementos principais de um Plano de Gestão de Dados.

Lançamento da BDC/UFPR

Em dezembro de 2017 foi feito o Lançamento da BDC/UFPR no portal da informação em <www.portal.ufpr.br> e em 22/12/2018 foi realizado o seu registro no Re3.data. A partir de Janeiro de 2018 algumas instituições divulgaram esta notícia, como o Sistema de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (SiBi/USP) e a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o que despertou grande interesse de Professores, de revistas científicas e da comunidade acadêmica.

Desafios na implementação da BDC/UFPR

Um dos grandes desafios para uma Universidade Pública atualmente são os recursos financeiros. Portanto, os custos com atribuição de um identificador persistente como o Digital object identifier (DOI) para cada dataset impactou o estabelecimento das diretrizes de depósito, restringindo os serviços de depósito à comunidade acadêmica com vínculo institucional com a UFPR.

As características comuns para compor uma base de dados científicos multidisciplinares é um outro aspecto desafiador, considerando as necessidades inerentes à cada área do conhecimento. A capacitação dos usuários e dos profissionais envolvidos também é um aspecto relevante. Além disso, há um desalinhamento conceitual do processo de produção e evolução da Ciência a respeito do depósito dos dados científicos, principalmente por parte dos estudantes que confundem a publicação científica acabada (TCCs, Dissertações e Teses) com os dados brutos de pesquisa. E, ainda, avaliar e provisionar a capacidade de oferta de serviços e de suporte também demanda planejamento e recursos, o que requer manter uma equipe multidisciplinar constantemente atualizada.

Como depositar os dados científicos na BDC/UFPR

O Depósitos de dados na BDC/UFPR pode ser feito por pesquisadores com vínculo com a UFPR a partir do seu e-mail de contato, solicitando o acesso (login) para o e-mail <bdc@ufpr.br>, enviando os seguintes os dados:

  • Nome completo;
  • E-mail de contato;
  • Matrícula UFPR;
  • Vínculo com a UFPR (aluno, professor, outro);
  • Tipo de arquivo publicado (ex: tese, dissertação, monografia de especialização/graduação, artigo de periódico) a ser vinculado a estes dados científicos depositados.

Após o recebimento do e-mail, o login, a senha e as instruções de acesso à Base de Dados Científicos serão enviados na resposta. As orientações para a submissão dos dados científicos podem ser acessadas no tutorial de submissão da BDC: <https://goo.gl/DPhybv>. Para visitar a BDC/UFPR acesse <https://bdc.c3sl.ufpr.br/>.

 

Sobre Janete Saldanha Bach Estevão

Janete Saldanha Bach Estevão é graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (2001), com aperfeiçoamento profissional nos EUA, sendo a primeira brasileira a ser selecionada para o The Jay Jordan IFLA/OCLC Early Career Development Fellowship Program (2006). É Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na linha de pesquisa em Tecnologia e Desenvolvimento, tendo realizado uma pesquisa em Ontologias e recuperação da informação para projetos de Memória Organizacional. Atuou profissionalmente como Analista de Gestão do Conhecimento no Grupo O Boticário de 2002 a 2011, iniciando em 2004 o Projeto de Memória Organizacional do Grupo. É Bibliotecária-Documentalista da Universidade Federal do Paraná desde 2012, ministrando treinamentos em Bases de dados científicas e serviços de Referência, principalmente na modalidade online. Coordenou a Comissão de serviços de referência do SiBi-UFPR, implementando a metodologia de gestão por processos para melhoria da qualidade dos serviços. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (UTFPR), desenvolvendo pesquisa na área de Gestão de Dados Científicos.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ESTEVÃO, J.S.B. Base de Dados Científicos da Universidade Federal do Paraná [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/09/18/base-de-dados-cientificos-da-universidade-federal-do-parana/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation