Conferência SciELO 20 Anos – um fórum inovador e participativo sobre o futuro da comunicação científica

Por Abel L. Packer, Alex Mendonça, Solange Santos, Luís Gomes e Denise Peres Sales

A celebração dos 20 anos do SciELO em 2018 culminará na semana de 24 a 28 de setembro com as reuniões da Rede SciELO nos dias 24 e 25 e da conferência internacional SciELO 20 Anos nos dias 26 a 28. O site <www.scielo20.org> documentará a evolução da organização da semana SciELO 20 Anos.

Entre as principais atividades preparatórias da reunião da Rede SciELO estão a autoavaliação das 15 coordenações nacionais, a atualização das linhas prioritárias de ação para os próximos anos e a elaboração de uma série de guias, produtos e serviços de atualização do Modelo SciELO de Publicação que serão lançados até setembro. Estas atividades alimentarão o programa da reunião da Rede que será definido em conjunto com as coordenações nacionais até o final de julho.

A Conferência SciELO 20 Anos debaterá 12 temas principais organizados em quatro linhas programáticas que abordarão as tendências, inovações, metodologias e tecnologias que estão moldando o futuro da comunicação das pesquisas e as funções chave dos periódicos. No conjunto, as linhas programáticas abordarão as funções essenciais da comunicação científica e o seu alinhamento com as boas práticas de comunicação da ciência aberta. Previamente à conferência, os 12 temas serão analisados em suas diferentes facetas por meio de artigos, posts e entrevistas e serão debatidos em um painel de especialistas e interessados nos temas. Assim, o programa da conferência estará orientado ao debate na perspectiva de ampliar e aprofundar o conhecimento sobre o estado atual e futuro da comunicação científica; particularmente os impactos, riscos e oportunidades que se abrem para os periódicos em diferentes contextos e para o Programa SciELO como um todo.

As quatro linhas programáticas que estruturarão a construção dos painéis temáticos do programa da conferência são as seguintes: (i) temas chave e estruturantes do avanço da comunicação das pesquisas; (ii) globalização e o avanço do acesso aberto; (iii) publicação de periódicos e seu alinhamento com a ciência aberta; e (iv) avaliação dos periódicos e das pesquisas que comunicam.

Cada linha programática será desenvolvida por meio de três painéis temáticos. O quadro a seguir resume a estrutura do programa da conferência e a definição preliminar de cada um dos painéis temáticos e os respectivos dias e horários.

Horário Linha programática Painel temático
dia 26
quarta-feira
dia 27
quinta-feira
dia 28
sexta-feira
09:00-10:30 Temas chave e estruturantes do avanço da comunicação das pesquisas O conhecimento científico como bem público. Os periódicos SciELO e a qualificação social da pesquisa Ciência aberta: dados, materiais, softwares abertos Ciência aberta: controle de qualidade, transparência, ética
Intervalo
11:00-12:30 Globalização e o avanço do acesso aberto Abertura da conferência – a fala das autoridades Acesso Aberto – sustentabilidade, soluções nacionais Acesso Aberto – Rotas para a universalização do acesso aberto
Intervalo – almoço
14:00-15:30 A publicação de periódicos alinhada com a ciência aberta Rapidez na comunicação: preprints, peer-review, publicação, contínua A estruturação dos artigos científicos: XML, authoring Interoperabilidade, visibilidade, credibilidade
Intervalo
16:00-17:30 Avaliação dos periódicos e das pesquisas que comunicam O impacto dos periódicos e das pesquisas que comunicam na política e na sociedade O impacto científico dos periódicos e das pesquisas que comunicam – indicadores de citações A presença na Web dos periódicos e das pesquisas que comunicam
18:00-18:45 Cursos e seminários

 

Os painéis temáticos serão formulados e desenvolvidos com o apoio de um documento inicial que detalha seu escopo e de um comitê científico. A expectativa é contar com a maioria dos comitês temáticos operando regularmente a partir de abril. Os comitês coordenarão a preparação dos temas previamente à conferência por meio de bibliografias selecionadas, entrevistas, posts e artigos e definirão em conjunto com o comitê geral os debatedores que participação dos respectivos painéis na conferência. Os posts serão publicados no blog SciELO em Perspectiva e os artigos no servidor SciELO Preprints.

Como é política do SciELO, a composição dos comitês e do quadro de debatedores deverá ser equilibrada em termos de representatividade de gênero, de origem geográfica e temática.

Colaboração com o programa da Conferência SciELO 20 Anos

Se você tem interesse em colaborar com a formulação, análise e debate de qualquer tópico da programação da Conferência SciELO 20 Anos escreva para o e-mail: scielo20@scielo.org.

Inscrição para participar na Reunião da Rede SciELO e/ou na Conferência SciELO 20 Anos

As inscrições estão abertas. Visite o site da semana SciELO 20 Anos e aproveite os valores de inscrição promocionais até 30 junho de 2018.

Patrocinadores

Instituições e empresas que desejam patrocinar a realização da Conferência SciELO 20 Anos são bem-vindas. O contato é pelo email: scielo20@scielo.org.

Link externo

SciELO 20 Anos <www.scielo20.org>

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A.L., et al. Conferência SciELO 20 Anos – um fórum inovador e participativo sobre o futuro da comunicação científica [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/02/21/conferencia-scielo-20-anos-um-forum-inovador-e-participativo-sobre-o-futuro-da-comunicacao-cientifica/

 

3 Thoughts on “Conferência SciELO 20 Anos – um fórum inovador e participativo sobre o futuro da comunicação científica

  1. Pingback: Periódicos UFMG | Conferência SciELO 20 Anos – um fórum inovador e participativo sobre o futuro da comunicação científica

  2. Pingback: Content Mind

  3. Pingback: Scielo 20 anos | Content Mind

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation