SciELO Citation Index no Web of Science

Por Abel L. Packer

O SciELO Citation Index (SciELO CI) integrado à plataforma do Web of Science (WoS) começou a operar regulamente a partir de janeiro de 2014. Representa um avanço notável na disponibilização internacional do SciELO, dos seus periódicos e particularmente das pesquisas que comunicam.

O SciELO CI compartilha as mesmas funções, recursos e navegabilidade da Interface do WoS juntamente com as demais bases de dados que integram a plataforma WoS.

O desenvolvimento do SciELO CI é produto da parceria do Programa SciELO / FAPESP com a Thomson Reuters, proprietária da plataforma WoS. Os fundamentos, objetivos e perspectivas têm duas motivações principais.

A primeira é promover a presença do SciELO em um dos índices bibliográficos e bibliométricos de referência internacional para ampliar a visibilidade e credibilidade dos periódicos. A segunda, é operar a indexação dos periódicos SciELO, em particular a contagem de citações em um universo amplo de periódicos, compreendendo os indexados na Rede SciELO e na plataforma WoS. Assim, os artigos publicados pelos periódicos no SciELO CI terão contabilizados as citações que recebem de outros artigos do SciELO, do WoS e das outras bases de dados. Da mesma forma todas as citações concedidas pelos artigos SciELO serão contempladas nas contagens de citações das outras bases de dados.

Todos os periódicos SciELO com publicação atualizada serão indexados no SciELO CI. A estimativa é que compreenda entre 700 a 750 periódicos. A atualização dos dados é semanal e o ingresso ou exclusão de periódicos será semestral. O SciELO CI estará disponível a todos os assinantes da plataforma WoS sem custos adicionais.

A inserção do SciELO no WoS exigiu desenvolvimento de software de parte da equipe do WoS quanto do SciELO de modo que a operação seja o mais compatível possível entre as duas bases de dados. Nesse sentido foi necessário também uma intensa e ampla revisão dos dados bibliográficos, processo que continuará até o final de 2014 para corrigir e compatibilizar os elementos bibliográficos que participam das buscas e filtros, como afiliação dos autores, tipos de documentos e idiomas, particularmente o tratamento dos artigos multilíngues assim como a normalização das referências bibliográficas para facilitar a identificação e a contagem das cotações. A expectativa é que a partir de 2015 o SciELO CI opere totalmente compatível com o WoS.

Em agosto de 2014 o SciELO publicará a primeira listagem dos periódicos com a contagem ampla das citações recebidas.

Sendo assim, o SciELO CI projeta-se como uma solução avançada ao problema da indexação e contagem das citações recebidas pelos artigos publicados nos periódicos do Brasil e dos países da Rede SciELO. Nesse sentido, traz uma contribuição importante para o desenvolvimento dos periódicos e deverá ser considerado como referência pelas agências de apoio à pesquisa e comunicação científica.

Links externos

SciELO Citation Index – http://wokinfo.com/products_tools/multidisciplinary/scielo/

 

[Revisado – 06 Março 2014]

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A. SciELO Citation Index no Web of Science [online]. SciELO em Perspectiva, 2014 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2014/02/28/scielo-citation-index-no-web-of-science/

 

12 Thoughts on “SciELO Citation Index no Web of Science

  1. Jayme Leiro Vilan Filho on March 1, 2014 at 12:13 said:

    Prezado Abel,

    Mais uma vez cumprimento vc, e toda a equipe envolvida direta e indiretamente no Scielo pela grande vitória.

    Talvez, somente os que estão com algumas décadas de caminhada nessa área, tenham a real dimensão da importância dos avanços conseguidos, fruto de muito trabalho e de várias tentativas desde a década de 1980.

    Parabéns e muito obrigado!

  2. Pingback: SciELO Citation Index no Web of Science | Antônio Carlos Lessa

  3. Pingback: SciELO Citation Index está no Web of Science » Scientific Linguagem

  4. Adilson on July 2, 2015 at 11:29 said:

    Prezada equipe do SciELO,

    Parabéns por essa grande parceria!

    Por favor, o SciELO CI já está operando totalmente atualizado e compatível com o WoS? Ou existe uma previsão para essa conclusão?

    Estou trabalhando em um projeto sobre análise de citações e coletar os dados dessa base de dados seria de grande valia!

    Muito obrigado,

    • SciELO on July 3, 2015 at 09:31 said:

      Olá Adilson!
      O SciELO CI utiliza a plataforma da Thomson mas não possui qualquer vínculo com Web of Science, sendo sua atualização feita distintamente. Normalmente a atualização do índice ocorre semanalmente.
      Um abraço.

      • Tânia on March 27, 2018 at 15:35 said:

        Olá, se o SciELO CI não possui qualquer vínculo com web of Science pode me explicar : “Assim, os artigos publicados pelos periódicos no SciELO CI terão contabilizados as citações que recebem de outros artigos do SciELO, do WoS e das outras bases de dados. Da mesma forma todas as citações concedidas pelos artigos SciELO serão contempladas nas contagens de citações das outras bases de dados.”

        • SciELO on April 2, 2018 at 13:58 said:

          Tânia, boa tarde!

          O comentário acima diz que o SciELO CI e WoS não possuem nenhum vínculo no sentido que as atualizações e o conteúdo propriamente dito de cada uma das bases é independente. O SciELO CI é um índice que opera na plataforma WoS, possibilitando a contabilização das citações em outras bases de dados.

  5. Pingback: SciELO Citation Index – SBC

  6. Alan Ferreira dos Santos on December 1, 2021 at 19:18 said:

    O fato da Scielo estar dentro do WoS, significa que todos os artigos que se encontram indexados na Scielo, estão automaticamente indexados no WoS?

    Pergunto isso, pois quero fazer um Doutorado Direto e a exigência é de que tenham um trabalho publicado e indexado no WoS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation