SciELO 15 Anos: comunicação científica, encontros, reencontros, poesia e música

Os avanços, tendências e inovações que estão moldando o futuro da comunicação científica serão analisados e debatidos na Conferência SciELO 15 Anos em um ambiente que privilegiará o intercambio de ideias e experiências, encontros e reencontros de pesquisadores, estudantes e profissionais de informação e comunicação científica, assim como de representantes de instituições públicas e empresas comerciais.

A abertura da Conferência SciELO 15 Anos, no dia 22 de outubro está dedicada à reunião da Rede SciELO que é aberta à participação de todos os inscritos. A Rede SciELO em seus 15 Anos de operação alcançou resultados significativos e enfrenta velhos e novos desafios. Tem coleções certificadas em 11 países e 5 outras em desenvolvimento.

A reunião da Rede analisará o estado de avanço das coleções nacionais sob diferentes ângulos e indicadores de avaliação; a atualização da plataforma SciELO de indexação, publicação e interoperabilidade; e as linhas de ação estabelecidas de comum acordo para o fortalecimento da profissionalização, internacionalização e sustentabilidade dos periódicos indexados.

Neste mesmo dia, à noite a poesia e música brasileiras estarão representadas no espetáculo do grupo A Barca. Inspirados no poeta Mário de Andrade os artistas do grupo apresentarão uma seleção das músicas do seu repertório, produto de mais de 15 anos de pesquisas sobre temas da cultura e música popular brasileira.

No final da tarde do dia 23 haverá um coquetel de confraternização por ocasião do lançamento do SciELO Citation Index que operará na plataforma Web of Knowledge da companhia Thomson Reuters com os periódicos SciELO certificados.

No dia 24 também ao final da tarde teremos dois lançamentos. O primeiro é livro “SciELO 15 Anos: acesso aberto dourado em rede” que descreve a evolução da Rede SciELO e publicado pela UNESCO. O segundo lançamento é o blog de periódicos de Humanas indexados no SciELO e, o reencontro especial com os editores de periódicos SciELO que participaram das primeiras coleções Brasil e do Chile e da equipe técnica que elaborou a primeira versão da plataforma SciELO.

Esse ambiente de intercâmbio de informação e experiências é fundamental para entender e acompanhar o desenvolvimento do panorama atual da comunicação científica, que é muito dinâmico e dominado por iniciativas, soluções, produtos, serviços e tecnologias dos países desenvolvidos. Nesse contexto o programa da Conferência dará destaque especial aos desafios que enfrentam e aos esforços que realizam os países em desenvolvimento e emergentes para aperfeiçoar suas políticas, capacidades e infraestruturas de comunicação de pesquisa e sua inserção no fluxo global de informação científica.

A Conferência internacional que terá lugar nos dias 23 a 25 de outubro abrange em seu programa 10 painéis e 40 palestrantes que cobrirão os seguintes tópicos principais: Políticas de Pesquisa e Comunicação Científica; Tendências e Inovações na Comunicação Científica; Gestão Editorial de Periódicos; Cienciometria; Acesso Aberto; Coleções Nacionais de Periódicos; Experiências Soluções, Produtos e Serviços de comunicação Científica.

A publicação em acesso aberto que se firmou como um modus operandi da comunicação acadêmica permeará todo o evento. Os 15 Anos do Programa SciELO têm no sucesso da adoção do acesso aberto um das principais motivos de comemoração.

Se ainda não se inscreveu, considere a sua participação. Se já está inscrito a sua colaboração para o êxito do programa é muito bem vinda.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. SciELO 15 Anos: comunicação científica, encontros, reencontros, poesia e música [online]. SciELO em Perspectiva, 2013 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2013/10/04/scielo-15-anos-comunicacao-cientifica-encontros-reencontros-poesia-e-musica/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation