PubMed Commons: NLM lança versão piloto que permite comentários abertos sobre artigos

Recentes avanços da comunicação científica mundial preconizam a publicação de comentários de peer reviews abertos, o uso de redes sociais e altmetria para promover a disseminação e discussão dos resultados de pesquisa. Indo ao encontro destas tendências, a maior base de dados internacional de literatura científica em ciências da saúde, o PubMed, operada pela National Center for Biotechnology Information (NCBI) na National Library of Medicine (NLM), uma das instituições do National Institute of Health inaugura um sistema de comentários abertos sobre artigos científicos, o PubMed Commons.

O PubMed reúne mais de 23 milhões de referências de artigos científicos na área da saúde.  Esta vasta biblioteca médica inaugura a versão piloto de um sistema que permitirá aos pesquisadores fazerem comentários sobre os artigos indexados na base – e ter acesso aos comentários de seus colegas.

Para a fase piloto foram selecionados autores integrantes de programas internos do NIH (intramural programs), pesquisadores externos financiados pelo NIH (extramural programs) e pesquisadores do Wellcome Trust. Os autores selecionados terão a oportunidade de testar o PubMed Commons, que busca criar um fórum de discussão sobre temas científicos, proporcionando troca de opiniões da comunidade científica a respeito dos artigos publicados.

O sucesso do PubMed Commons dependerá em grande parte do nível científico dos comentários, que deverão, na medida do possível, ser curtos e objetivos, ou dispor de resumos executivos no caso de ser extensos. As contribuições feitas estão sujeitas às condições da Licença Creative Commons Attribution 3.0.

Pesquisadores que possuem ao menos uma publicação no PubMed podem ser indicados para participar por colegas que recebem verbas para pesquisa do NIH ou do Wellcome Trust. Instituições que possuam ao menos 50 autores que satisfaçam as condições necessárias poderão submeter uma lista de participantes potenciais à NLM. Serão aceitos apenas nomes verdadeiros, e não pseudônimos, ou comentários anônimos, e preferivelmente e-mails institucionais. Os autores habilitados deverão ainda possuir uma conta “My NCBI”, dotada de senha para registro no sistema. Inicialmente, apenas os autores qualificados poderão fazer comentários ou lê-los.

Os comentários não serão arbitrados, e aparecerão tão logo sejam postados. Entretanto, não devem expressar questões políticas, nem conter informação de caráter comercial, tampouco ser de caráter discriminatório, ofensivo, inflamatório ou ilegal. Comentários considerados inadequados por qualquer motivo serão removidos pelo NCBI sem consulta aos autores.

Consulte a lista de perguntas¹ mais frequentes com informação detalhada sobre esta inovadora iniciativa.

Notas

¹ FAQ: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedcommons/faq/#joincommons

Links Externos:

National Center for Biotechnology Information – http://pt.wikipedia.org/wiki/National_Center_for_Biotechnology_Information

National Library of Medicine – http://www.nlm.nih.gov/

National Institute of Health – http://www.nih.gov/

PubMed – http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/

Minha NCBI – https://www.ncbi.nlm.nih.gov/account/

Sobre PubMed Commons: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedcommons/

Creative Commons Attribution 3.0 License – http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/

 

lilianSobre Lilian Nassi-Calò

Lilian Nassi-Calò é química pelo Instituto de Química da USP e doutora em Bioquímica pela mesma instituição, a seguir foi bolsista da Fundação Alexander von Humboldt em Wuerzburg, Alemanha. Após concluir seus estudos, foi docente e pesquisadora no IQ-USP. Trabalhou na iniciativa privada como química industrial e atualmente é Coordenadora de Comunicação Científica na BIREME/OPAS/OMS e colaboradora do SciELO.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

NASSI-CALÒ, L. PubMed Commons: NLM lança versão piloto que permite comentários abertos sobre artigos [online]. SciELO em Perspectiva, 2013 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2013/12/20/pubmed-commons-nlm-lanca-versao-piloto-que-permite-comentarios-abertos-sobre-artigos/

 

One Thought on “PubMed Commons: NLM lança versão piloto que permite comentários abertos sobre artigos

  1. Pingback: Comentando a literatura acadêmica online – o que há além do peer review – Antônio Carlos Lessa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation