Série de entrevistas com o Presidente e ex-presidentes da ABEC: Entrevista com Lewis Joel Greene

Neste ano, o Programa SciELO está comemorando 20 Anos de operação regular promovendo o fortalecimento e desenvolvimento das capacidades e infraestruturas nacionais de comunicação de pesquisas por meio de periódicos de qualidade publicados nacionalmente. Essa incumbência o SciELO cumpre aliando as condições e prioridades de cada periódico e das respectivas áreas temáticas ao estado da arte internacional.

Ao longo dos 20 anos de operação, o SciELO sempre contou com o apoio da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e vice-versa. A partir de suas identidades e funções, a ABEC e o SciELO operam em parceria no aperfeiçoamento dos periódicos do Brasil. Vale, lembrar que o encontro entre Abel Packer e Rogerio Meneghini que levou à fundação do SciELO se deu em uma reunião da ABEC em 1996.

Nas comemorações de 20 Anos, o SciELO está dando destaque especial à relevância dos periódicos de qualidade que são editados nacionalmente e sua inserção no fluxo global de informação científica, em particular no alinhamento com as boas práticas de comunicação da ciência aberta. São posicionamentos compartilhados com a ABEC.

Essa entrevista, com Lewis Joel Greene, que foi presidente da ABEC de 1996 a 1999, é a segunda da série de entrevistas com o Presidente e ex-presidentes da ABEC.

Quais são os principais avanços e desafios que enfrentam os periódicos do Brasil no futuro próximo?

A inserção das revistas brasileiras no sistema global de indexação de publicações através da plataforma SciELO é a conquista mais importante do programa. Atualmente, no mundo inteiro, qualquer pessoa que tenha acesso ao SciELO ou ao Web of Science terá acesso livre e imediato a todos os artigos publicados nas revistas acadêmicas brasileiras.

Torna-se imprescindível que o sistema do SciELO continue a providenciar a infraestrutura, a plataforma e os contatos internacionais necessários para promover a capacidade nacional de comunicação em pesquisa através da melhora e expansão da qualidade das revistas nacionais e da plataforma SciELO. A comunicação em pesquisa é necessária para o desenvolvimento, a expansão e a continuidade da ciência brasileira.

Minha proposta é que o SciELO e a ABEC utilizem as revistas e a infraestrutura do SciELO para criar novas abordagens relativas ao avanço da comunicação científica em nível de pós-graduação. Cursos que enfatizem formação em vez de informação são necessários para preparar os alunos em termos da análise, avaliação, crítica e editoração de documentos científicos. A educação à distância poderia ser uma abordagem oportuna dos problemas criados pelo tamanho e a população do Brasil.

 

Sobre Lewis Joel Greene

Atualmente é professor titular voluntário (colaborador sênior) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, no departamento de Biologia Celular, Molecular e Bioagentes Patogênicos. É supervisor do Centro de Química de Proteínas, na Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, onde desenvolve estudos de caracterização química, funcional e estrutural de proteínas, utilizando abordagens tradicionais em química de proteínas e análise proteômica.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Série de entrevistas com o Presidente e ex-presidentes da ABEC: Entrevista com Lewis Joel Greene [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/09/11/entrevista-com-lewis-joel-greene/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation