Geo for All – Princípios Abertos em GeoEducação e Ciência

Por Suchith Anand

Em nome da comunidade Geo for All, desejo enviar nossos cumprimentos aos colegas do Brasil no 20º Aniversário do SciELO (Scientific Electronic Library Online). É ótimo saber que o Programa SciELO vai comemorar 20 anos de atuação, em total alinhamento com os avanços da ciência aberta. Aplaudo o alinhamento dos periódicos e as operações do SciELO com as melhores práticas de comunicação da ciência aberta, como a publicação de dados de pesquisa, maximizando a transparência da avaliação da pesquisa e o fluxo da comunicação científica.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para apresentar a iniciativa Geo for All e agradecer a todos os interessados em se unir a nós. O cerne da missão Geo for All é a crença de que o conhecimento é um bem público e os Princípios Abertos na Educação proporcionarão grandes oportunidades para todos. Os principais componentes que tornam possível a Open Geospatial Science (Ciência Geoespacial Aberta) estão legitimados nos Princípios Abertos, ou seja: software geoespacial de código aberto, dados abertos, padrões abertos, recursos educacionais abertos e acesso aberto a publicações de pesquisa. O objetivo desta iniciativa é criar abertura na educação geográfica e encorajar o talento e a criatividade, que são importantes para o bem-estar da sociedade, tanto agora como no futuro. Geo for All é um programa de divulgação iniciado por cientistas e acadêmicos como um meio de estabelecer bases sólidas para a Ciência Geoespacial Aberta. A iniciativa conta agora com laboratórios de pesquisa especializados em todo o mundo e periódicos especializados para avançar na disciplina da Ciência Geoespacial Aberta.

Embora os membros de nossa comunidade sejam de diferentes formações, todos nós procuramos eliminar a exclusão digital e empoderar todos como cidadãos plenos e contribuir para a construção do Conhecimento Aberto em benefício de toda a sociedade e de nossas futuras gerações. Gostaríamos de agradecer a todos os educadores em todo o mundo que fizeram contribuições para os esforços de educação aberta como bons cidadãos globais, ajudando a difundir os benefícios da educação para todos.

A última década assistiu a um rápido crescimento do software geoespacial de código aberto e o desenvolvimento de dados abertos. Com base no progresso mais amplo da ciência aberta, as sinergias nos desenvolvimentos em software geoespacial de código aberto, dados abertos, padrões abertos, hardware aberto e acesso aberto a publicações de pesquisa têm sido fundamentais para acelerar o avanço da ciência geoespacial abertas e suas aplicações. Uma combinação de fatores está favorecendo este impulso, incluindo as contribuições feitas por centenas de desenvolvedores e o papel de liderança desempenhado pela Open Source Geospatial Foundation (OSGeo), visando principalmente apoiar e promover o desenvolvimento colaborativo de tecnologias e dados geoespaciais de código aberto. Para a comunidade geoespacial, isso ofereceu oportunidades interessantes para expandir a pesquisa e a educação para o futuro. Combinando o potencial do software GI livre e aberto, dados abertos, padrões abertos, acesso aberto a publicações de pesquisa, hardware aberto etc. é possível a criação de um ecossistema de inovação sustentável para avançar na disciplina e acelerar novas descobertas que irão ajudar a resolver desafios sociais disciplinares desde a mitigação das mudanças climáticas até cidades sustentáveis. Uma abordagem em rede é essencial para reunir formalmente pesquisadores especializados, cientistas, partes interessadas e outros para ajudar a resolver os desafios sociais interdisciplinares globais. A transparência da pesquisa é fundamental para o avanço científico (não há “caixas pretas” ou barreiras proprietárias), e a ciência geoespacial deve ser sempre aberta e inclusiva.

O serviço para o benefício e aprimoramento da humanidade é um princípio-chave fundamental do Geo for All e queremos contribuir e concentrar nossos esforços nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Graças à convergência única de alguns desenvolvimentos importantes (os custos de hardware continuarão diminuindo, o acesso à Internet continuará aumentando mesmo em países pobres e em desenvolvimento, disponibilidade de software livre e de código aberto, recursos educacionais abertos etc.), pela primeira vez na história temos uma oportunidade real de tornar acessíveis para todos oportunidades de educação de qualidade. Existem muitos exemplos em nossa comunidade Geo for All, do gvSIG Batoví no Uruguai ao uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) nas escolas da Polônia, que provaram que isso é possível se tivermos força de vontade e determinação. O acesso à educação de qualidade e oportunidades é fundamental para se livrar da pobreza extrema e permitir uma prosperidade amplamente compartilhada para todos. O Geo for All visa receber ideias da comunidade em geral sobre como podemos trabalhar juntos para construir sinergias e colaborações globais permitindo até mesmo que as escolas mais pobres e remotas de todo o mundo possam oferecer oportunidades de educação de qualidade para todos. Damos as boas vindas a todos os interessados em reunir sinergias e trabalhar juntos para apoiar princípios abertos em geoeducação e permitir que as tecnologias geo capacitem as comunidades e ajudem a melhorar a qualidade de vida e os padrões de vida para todos. Vamos todos trabalhar juntos para ajudar a criar um mundo mais acessível, equitativo e cheio de inovação e oportunidades para todos.

Estamos ansiosos para trabalhar e construir colaborações com todos os interessados nesta missão em prol da educação aberta. O acesso à educação de qualidade e oportunidades é fundamental para se livrar da pobreza extrema e permitir prosperidade amplamente compartilhada para todos.

Links externos

Geo for All <http://www.geoforall.org>

Open Geospatial Data, Software and Standards <http://opengeospatialdata.springeropen.com>

Special issue “Open Geospatial Science and Applications” of ISPRS International Journal of Geo-Information <http://www.mdpi.com/journal/ijgi/special_issues/science-applications>

 

Sobre Suchith Anand

Suchith Anand é o presidente-fundador da ICA Comissão de Tecnologias Geoespaciais de Código Aberto e presidente-fundador da Geospatial IG of Research Data Alliance. Ele lidera a ciência geoespacial aberta através do estabelecimento de Laboratórios Geoespaciais de Código Aberto/Centros de Pesquisa nas principais universidades do mundo, como parte da iniciativa Geo for All. Ele também é membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação Aberta e Ciência Aberta da Open Knowledge Foundation. Ele instituiu o Laboratório Geoespacial de Código Aberto na Universidade de Nottingham, sob o Memorando de Entendimento com a Open Source Geospatial Foundation. Ele é um dos fundadores da iniciativa Geospatial Open Source, Open Standards, Open Data e-learning. Ele é parecerista de vários conselhos de financiamento (EU, RCUK, etc.) e alguns dos principais periódicos GIS (como o International Journal for Geographical Information Science, Computers and Geosciences e outros). Ele também atua nos comitês científicos de muitas conferências internacionais e no Conselho Editorial do GIS Professional. Ele também é palestrante convidado para muitas conferências e universidades. Está envolvido em pesquisas financiadas pela Comissão Europeia (GIS4EU, ISSUE, GI-N2K, GEOTHNK, etc.), está envolvido na supervisão de estudantes de doutorado e também é examinador externo para doutorado (tanto universidades do Reino Unido como outras universidades da UE), etc. Seus interesses e publicações de pesquisa são em generalização automatizada, técnicas de otimização metaheurística (simulated annealing, genetic algorithms, hill climbing, tabu search etc), serviços baseados em localização, dados vinculados, HealthGIS, AgriGIS, software de código aberto, padrões abertos, dados abertos e harmonização de dados pesquisa. Sua missão é desenvolver códigos abertos, padrões abertos, e dados de pesquisa abertos para eliminar a exclusão digital.

 

Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ANAND, S. Geo for All – Princípios Abertos em GeoEducação e Ciência [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/07/13/geo-for-all-principios-abertos-em-geoeducacao-e-ciencia/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation