O amanhã dos periódicos SciELO será discutido por grupos de trabalho na Reunião da Rede SciELO da Semana SciELO 20 Anos

Imagem adaptada da original por peoplecreations / Freepik

Por Abel L. Packer

A semana SciELO 20 Anos compreenderá dois eventos principais. A Reunião da Rede SciELO, entre 24 e 25 de setembro, e, a seguir, a Conferência SciELO 20 Anos, entre 26 e 28 de setembro. A organização e programação da semana são atualizadas diariamente no portal <www.scielo20.org>.

A Reunião da Rede SciELO terá como objetivo um encontro coletivo dos seus atores para analisar o estado atual dos periódicos e da rede, e empreender um diálogo sobre as condições, caminhos e soluções para avançar a qualidade editorial, a visibilidade dos periódicos e seu alinhamento com as boas práticas de comunicação da ciência aberta. Trata-se de enorme desafio – são 16 países com diferentes níveis, condições e capacidades de inserção na rede, porém todos com necessidades e propósito similares, compromisso e expectativa do aperfeiçoamento dos periódicos e das pesquisas que publicam, de reafirmar a necessidade do desenvolvimento e fortalecimento das infraestruturas e capacidades de comunicação científica de uma ampla rede de instituições.

A Conferência SciELO 20 Anos terá como objetivo principal a análise e debate do estado da arte em comunicação da pesquisa, tendências e inovações, tendo a transição para a ciência aberta como eixo estratégico. De fato, o programa da conferência está organizado segundo quatro eixos de alinhamento dos periódicos com a ciência aberta, cada um com três painéis. O programa da conferência será analisado em futuros posts.

Grupos de Trabalho da Reunião da Rede – ontem, hoje e o amanhã dos periódicos SciELO

Contribuir proativamente para o aperfeiçoamento e credibilidade dos periódicos de qualidade editados nacionalmente por sociedades científicas, associações profissionais e instituições acadêmicas é um dos objetivos específicos do Programa SciELO sob o guarda-chuva da sua missão e objetivo geral de contribuir para o avanço da pesquisa e democratização da publicação e do acesso ao conhecimento. Estes periódicos cumprem uma função essencial e muitas vezes singular no sistema global de comunicação da pesquisa. Ao cumprir 20 anos de operação regular, o SciELO reafirma seus objetivos e promove discussões e debates para apoiar o avanço para o futuro do Programa e dos periódicos seguindo as boas práticas de comunicação da ciência aberta.

O dia 24 de setembro, primeiro dia da semana SciELO 20 Anos, será dedicado a reuniões de grupos de trabalhos de editores e equipes editoriais dos periódicos SciELO, assim como de pesquisadores e profissionais de informação e comunicação científica. Estão previstos cerca de dez grupos de trabalho que analisarão tópicos chave para o aperfeiçoamento e credibilidade dos periódicos SciELO. Cada grupo terá seu marco de trabalho definido por uma pauta sobre o escopo do grupo, um coordenador, um relator, uma agenda de trabalho e uma série de documentos de apoio à discussão. Caberá ao coordenador, com o apoio da equipe SciELO, promover a formação do grupo, definir a agenda, encomendar os documentos de apoio à discussão e coordenar as discussões. Cabe ao relator organizar, com apoio da equipe SciELO, a documentação de auxílio à discussão do grupo, e, em conjunto com o coordenador, preparar um relatório executivo que será apresentado em plenária no dia seguinte. O grupo poderá também vir a publicar um relatório detalhado, de um ou mais artigos, análises ou posts sobre as discussões, conclusões e recomendações produzidas.

O dia 25 de setembro, segundo dia da reunião da rede, será dedicado à socialização das conclusões, discussões e recomendações dos grupos de trabalho e compartilhamento das linhas prioritárias de ação da Rede SciELO para os próximos anos.

Após a Semana SciELO 20 Anos, uma equipe editorial analisará a documentação, conclusões, recomendações e ideias produzidas na Reunião da Rede e nos outros eventos para elaborar um relatório de síntese com recomendações sobre políticas, metodologias e tecnologias em prol de uma comunicação científica global e inclusiva e, especificamente, para o aperfeiçoamento dos periódicos e do Programa SciELO.

Propostas de grupos de trabalho

Propostas e definições de grupos de trabalho para abordar temas de interesse para o futuro dos periódicos SciELO terão lugar até o final de julho. Para que um tema venha a ser discutido em um grupo de trabalho é necessário que conte com pelo menos 15 participantes, em sua maioria relacionados às coleções nacionais ou a periódicos SciELO. A documentação de suporte deverá promover um mínimo de cinco horas de discussão.

A expectativa é formar entre 9 e 12 grupos com uma média de 20 participantes por grupo. Cada grupo deverá contar com um mínimo de quatro documentos técnicos de suporte à discussão. Os documentos serão disponibilizados aos participantes previamente à reunião. Sempre que possível, os documentos serão disponibilizados publicamente para receber comentários além dos participantes dos grupos de trabalho.

De modo geral estão sendo considerados a formação de grupos orientados à discussão dos seguintes temas:

  • Estado de avanço das coleções da rede SciELO e linhas prioritárias de ação para os anos 2019-2023 orientadas à atualização do Modelo SciELO de Publicação em sintonia com as boas práticas da ciência aberta;
  • Desempenho dos periódicos da Rede SciELO segundo diferentes critérios e abordagens;
  • Relevância dos periódicos SciELO para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino, das políticas públicas e desenvolvimento nacional. Uma abordagem é a contribuição histórica dos periódicos para o desenvolvimento de disciplinas e comunidades de pesquisadores e profissionais. Outra, é a relevância atual e futura dos periódicos de diferentes áreas temáticas;
  • Aspectos metodológicos e de boas práticas editoriais, como por exemplo, uma visão abrangente da avaliação por pares (relevância, modalidades, abertura), tecnologias da ciência de dados aplicadas aos dados bibliográficos do SciELO, etc.;
  • Portais Institucionais de periódicos e sua razão de ser e compatibilidade com o Modelo SciELO de Publicação; e
  • Livros acadêmicos na comunicação da pesquisa e interoperabilidade com o Modelo SciELO de Publicação.

Propostas de temas e coordenadores de grupos de trabalho deverão ser enviadas para o e-mail <scielo20@scielo.org> com assunto Grupo de Trabalho.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A.L. O amanhã dos periódicos SciELO será discutido por grupos de trabalho na Reunião da Rede SciELO da Semana SciELO 20 Anos [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/06/08/o-amanha-dos-periodicos-scielo-sera-discutido-por-grupos-de-trabalho-na-reuniao-da-rede-scielo-da-semana-scielo-20-anos/

 

2 Thoughts on “O amanhã dos periódicos SciELO será discutido por grupos de trabalho na Reunião da Rede SciELO da Semana SciELO 20 Anos

  1. Pingback: Boletim de Notícias: Veja a programação da 71ª Reunião da SBPC, que será em Maceió | Direto da Ciência

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation