SciELO 20 Anos – 26-28 Setembro 2018

Por Abel L Packer

Em 2018 o SciELO comemora 20 Anos de operação em prol do avanço da qualidade e visibilidade global dos periódicos e pesquisas que indexa, pública e interopera em 15 países. Vamos comemorar com uma série de eventos que culminarão com a conferência internacional SciELO 20 Anos, em 26-28 de Setembro de 2018. Reserve esta data na sua agenda.

Por certo, temos muito que comemorar, os periódicos e suas instituições publicadoras, seus editores, equipes editoriais e comunidades de pesquisadores que publicam suas pesquisas e que avaliam, leem e usam pesquisas dos seus pares, os pesquisadores e profissionais de informação científica e cienciometria, as coordenações das coleções nacionais e temáticas, as agências financiadoras e os usuários em geral. Mas, também, é mister reconhecer que persistem dificuldades e barreiras para a publicação sustentável de muitos periódicos.

A presença do SciELO em 15 países, com apoio de agências nacionais de pesquisa, é uma expressão concreta de políticas públicas em prol do aperfeiçoamento das capacidades e infraestruturas nacionais de edição científica. Entretanto, ressente-se em muitos casos da insuficiência dos recursos disponíveis aos periódicos individualmente, e, de modo geral, de insuficiência de apoio à valorização dos periódicos editados nacionalmente e portanto das pesquisas que publicam. Um dos objetivos centrais do SciELO é precisamente contribuir para o aumento sustentável da qualidade e visibilidade dos periódicos. Para tanto, o SciELO desenvolve continuamente um espaço de convergência e colaboração com os periódicos, orientado à adoção do estado da arte de comunicação científica e em consonância com as condições, prioridades, políticas e práticas editoriais das diferentes disciplinas e áreas temáticas. Esse espaço comum é sustentado pelas linhas de ação de profissionalização, internacionalização e sustentabilidade financeira. Em consequência, há um processo avançado e dinâmico de inserção dos periódicos SciELO no fluxo internacional da comunicação científica ao mesmo tempo que se fortalece a diversidade e características das pesquisas que comunicam.

O SciELO 20 Anos representa, portanto, uma oportunidade para uma ampla análise do desempenho do SciELO como modelo diferenciado de publicação em acesso aberto, como estratégia de avanço inclusivo e global da comunicação científica, dos periódicos e das pesquisas que publicam e como programa de cooperação internacional. Quatro dimensões são igualmente determinantes para dar a devida abrangência a esta análise. Primeiro, a evolução das políticas nacionais de apoio à pesquisa e à comunicação científica, com ênfase nos sistemas de avaliação das pesquisas e da valorização que dão aos periódicos. Segundo, as inovações metodológicas e tecnológicas que estão em curso na comunicação científica alinhadas com o movimento de ciência aberta e que apontam para a emergência de uma renovação radical na rapidez e formas de publicação. Terceiro, a contribuição dos periódicos como componentes críticos do empreendimento científico e a importância das políticas editoriais e da proatividade dos editores. Quarto, a contribuição do Programa SciELO, das suas funções de indexação, publicação e interoperabilidade e construção coletiva de soluções.

Estas dimensões de análise do desempenho do SciELO e em geral da inserção dos periódicos no fluxo internacional de informação científica requerem e projetam a conferência SciELO 20 Anos como um fórum internacional marcante de intercâmbio de ideias, informação, conhecimento e experiências, com a participação de autoridades das agências de pesquisa, dos editores SciELO, das coordenações das coleções nacionais, de representantes das associações de editores científicos, dos programas de avanço do acesso aberto e da ciência aberta e dos pesquisadores e profissionais de ciência da informação.

Em preparação à realização da conferência SciELO 20 Anos serão realizadas atividades e seminários envolvendo as coleções nacionais da Rede SciELO, editores e especialistas. Nos dias 24 e 25 de setembro anteriores à conferência internacional haverá reunião das Coordenações da Rede SciELO, que analisará e compartilhará os avanços, dificuldades e expectativas das coleções nacionais frente aos desafios e inovações a frente.

Qualquer que seja a sua inserção na pesquisa e comunicação científica, contamos com a sua participação ativa na comemoração do SciELO 20 Anos.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A. SciELO 20 Anos – 26-28 Setembro 2018 [online]. SciELO em Perspectiva, 2017 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2017/06/14/scielo-20-anos-26-28-setembro-2018/

 

One Thought on “SciELO 20 Anos – 26-28 Setembro 2018

  1. Pingback: 16 PROGRAMAS PARA COMEÇAR SEU PROJETO DE PESQUISA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation