SciELO Livros 10 Anos: Entrevista com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU)

Por Abel Packer e Amanda Ramalho

O SciELO Livros comemora dez anos de operação centrada no desenvolvimento de infraestruturas e capacidades de publicação de livros acadêmicos em formato digital de acordo com o estado da arte.

Como parte do evento de comemoração dos dez anos, que se propõe como foro para reconhecimento dos avanços e dos desafios e principalmente de debate sobre o futuro do livro digital à luz do acesso aberto e da ciência aberta, estamos publicando entrevistas com palestrantes do evento e autoridades de instituições diretamente ligadas ao desenvolvimento do SciELO.

Entrevistamos a Profa. Dra. Rita Virgínia Argollo, diretora da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU).

1. [SciELO Livros] A decisão das editoras fundadoras de estabelecer a plataforma SciELO dotou o Brasil e progressivamente a América Latina com infraestrutura de publicação de livros acadêmicos em formato digital (eBook) de acordo com o estado da arte. Como a ABEU avalia o estabelecimento do SciELO Livros e sua evolução?

[RITA ARGOLLO] O quantitativo e o alcance dos títulos de editoras universitárias e acadêmicas que integram a plataforma SciELO Livros são fatores relevantes para afirmarmos o quanto esse projeto é fundamental para o fluxo de conhecimentos produzidos em instituições brasileiras de pesquisa. O fato de ter na sua criação a iniciativa da Editora Fiocruz, Editora da UFBA e Editora da UNESP, três associadas de reconhecido valor para a Ciência para além do nosso país, já indica o quanto este projeto tem sido significativo e imprescindível para a ABEU.

2. [SciELO Livros] Na visão da ABEU qual o papel do livro digital no desenvolvimento das editoras universitárias e do livro acadêmico?

[RA] Já entendíamos a relevância do livro digital antes da pandemia decorrente da Covid-19. Após as experiências que vivenciamos desde 2020, não temos dúvidas que as publicações de caráter científico devem estar disponíveis também em formato digital. Apesar de ainda enfrentarmos um abismo social no que diz respeito ao acesso à internet no Brasil, não podemos negligenciar a disseminação da Ciência nos ambientes online, ao tempo em que buscamos políticas públicas para que esse acesso seja pautado na equidade.

3. [SciELO Livros] Diante desta visão, qual seria o papel do SciELO Livros nesse processo?

[RA] O SciELO se configura como o espaço que fomenta a organização e a distribuição deste conteúdo. Mais ainda, agrega credibilidade às nossas produções. Uma vez que, além da avaliação realizada pelos nossos pareceristas e conselhos, o SciELO submete à análise do seu comitê científico. Esse rigor imprime maior credibilidade e confiabilidade aos livros que são disponibilizados. Nesse sentido, destacamos sobretudo o empenho dedicado à distribuição e aferição de métricas, bem como a interoperabilidade proporcionada.

4. [SciELO Livros] Quais poderiam ser as principais linhas de cooperação entre a ABEU e o SciELO Livros?

[RA] No sentido de capacitar, melhorar nossas equipes, e aprimorar o processo de criação de novos títulos, entendo que seria conveniente uma parceria com o intuito de oferecer cursos na área de livros digitais para as nossas equipes. Trata-se de um processo novo para muitas editoras e que passa por constantes atualizações. Termos equipes com melhor domínio desses mecanismos nos daria resultados finais ainda mais satisfatórios.

 

O evento de comemoração dos dez anos do SciELO Livros acontecerá no dia 31 de março 2022, a partir das 9:00 BRT. Faça sua inscrição gratuita e veja o programa do evento em: https://books10.scielo.org/

 

Links externos

SciELO Livros 10 Anos: https://books10.scielo.org/

SciELO Livros: https://books.scielo.org/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A.L. and RAMALHO, A. SciELO Livros 10 Anos: Entrevista com a Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/03/28/scielo-livros-10-anos-entrevista-com-abeu/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation