Preprints SciELO podem ser encontrados no Europe PMC [Publicado originalmente no blog do Europe PMC em março/2022]

Temos o prazer de anunciar que os preprints SciELO agora podem ser encontrados no Europe PMC.

O SciELO (Scientific Electronic Library Online) é uma base de dados bibliográfica, biblioteca digital e modelo cooperativo de publicação eletrônica de periódicos de acesso aberto. Foi originalmente estabelecido no Brasil em 1997 e, desde então, se expandiu para incluir coleções de 16 países, predominantemente da América Latina.

Em 2020, SciELO e o Public Knowledge Project (PKP) lançaram a Coleção SciELO Preprints para acelerar a disponibilidade de artigos de pesquisa e outras formas de comunicação científica.

Como entusiasta defensor da ciência aberta, o Europe PMC tem indexado preprints de ciências da vida, juntamente com artigos de periódicos, desde 2018. Atualmente, mais de 400.000 preprints de mais de 20 diferentes plataformas estão disponíveis no Europe PMC. Os preprints [indexados] no Europe PMC são enriquecidos com links para materiais com avaliação por pares aberta, dados relacionados, artigos citantes e outros recursos úteis.

Mais de 1.000 preprints SciELO estão disponíveis no Europe PMC em seu idioma original – português, espanhol ou inglês –, e podem ser acessados usando a busca: PUBLISHER:”SciELO Preprints”.

 

Exemplo de um preprint SciELO1 no Europe PMC.

 

A página do preprint exibe o título, resumo e informação sobre o(s) autor(es). O preprint está vinculado à versão publicada em periódico a partir do banner do preprint, bem como às revisões dos preprints, incluindo a recente integração entre SciELO Preprints e PREreview e, ademais, à informação de citação e métricas alternativas da seção “Citations & impact” no lado esquerdo. Os leitores podem visualizar genes, doenças e organismos mencionados no preprint na ferramenta “Annotations” à direita. O preprint também pode ser facilmente adicionado ao perfil ORCID pelos autores usando a opção “Claim to ORCID” à direita.
Um resultado importante da nova colaboração entre o Europe PMC e o SciELO é o impulso para mudanças na infraestrutura acadêmica para melhor lidar com o conteúdo multilíngue. O suporte para metadados multilíngues agora faz parte do public roadmap2 do Crossref. A implementação destas mudanças permitiria que o Europe PMC hospedasse versões em português, espanhol e inglês para preprints SciELO. Ainda muito mais importante, isso pode significar maior acessibilidade e descoberta de pesquisas multilíngues em muitas plataformas acadêmicas.

Se você estiver interessado em saber mais sobre os preprints SciELO no Europe PMC, inscreva-se para participar de nossa demonstração ao vivo3 às 14h00 (GMT) do dia 13 de abril.

Notas

1. ZAIDEL, E., et al. COVID-19: Implications for People with Chagas Disease. SciELO preprints [online]. 2020 [viewed 3 March 2022]. https://doi.org/10.1590/scielopreprints.1144. Available from: https://europepmc.org/article/PPR/PPR459012

2. Multilingual metadata in Crossref Roadmap | Trello

3. SciELO preprints in Europe PMC – Zoom webinar

Referência

ZAIDEL, E., et al. COVID-19: Implications for People with Chagas Disease. SciELO preprints [online]. 2020 [viewed 3 March 2022]. https://doi.org/10.1590/scielopreprints.1144. Available from: https://europepmc.org/article/PPR/PPR459012

Links externos

Event Time Announcer – SciELO Preprints in Europe PMC

Europe PMC

Multilingual metadata in Crossref Roadmap | Trello

PREreview

Public Knowledge Project (PKP)

PUBLISHER:”SciELO Preprints”

SciELO Preprints

SciELO preprints in Europe PMC – Zoom webinar

SciELO.org

 

Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

EUROPE PMC and SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Preprints SciELO podem ser encontrados no Europe PMC [Publicado originalmente no blog do Europe PMC em março/2022] [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/03/03/preprints-scielo-podem-ser-encontrados-no-europe-pmc/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation