Open Code Community: uma plataforma aberta para compartilhamento de códigos de pesquisa

Por Henrique Castro Martins e Gerson de Souza Raimundo Júnior

Imagem: Markus Spiske.

A análise de dados, quantitativos ou qualitativos, é uma das etapas mais críticas de uma pesquisa científica. Além de exigir ferramentas específicas (por exemplo, softwares capazes de executar análises estatísticas), essa etapa demanda conhecimento e disponibilidade de tempo dos pesquisadores. Assim, ainda que de forma desestruturada e informal, é comum, entre membros da comunidade científica, haver o compartilhamento dos códigos criados pelos cientistas que permitiram a concretização da pesquisa. No entanto, apesar de ser uma prática cada vez mais comum entre integrantes da comunidade científica, tal compartilhamento não chega facilmente a participantes do mercado.

Eis que surge o projeto Open Code Community (https://opencodecom.net/). A Open Code Community é um projeto-comunidade criado por: Henrique Castro Martins (Professor da Fundação Getúlio Vargas) e Gerson Júnior (Doutorando em Finanças pela PUC-Rio e Analista Quantitativo da empresa NCH Capital Brasil). O objetivo do projeto é oferecer tutoriais, de forma livre e aberta, baseado nos ditames do movimento de Ciência Aberta (Open Science), que auxiliem praticantes de mercado e estudantes de graduação e pós-graduação a desenvolverem pesquisas, resolverem problemas e executarem análises quantitativas econômico-financeiras.

O projeto é amplamente baseado na lógica de Ciência Aberta. Ou seja, a navegação pelo site é totalmente gratuita e todos os materiais são oferecidos sem custos a todos os interessados. Além disso, a plataforma incentiva a congregação dos participantes na resolução de problemas específicos de programação e/ou análise. Uma vez que a comunidade é aberta, os benefícios potenciais da utilização do site podem ser obtidos por virtualmente toda a população de interessados. Isso potencializa a inclusão social de estudantes e praticantes de mercado de regiões menos favorecidas a partir da absorção de conhecimento especializado e complexo obtido a custo praticamente zero.

Ou seja, não há critérios excludentes para a entrada de novos colaboradores, o que reforça o senso de comunidade do projeto e incentiva a inclusão de novos participantes. Essa característica também diferencia o projeto de plataformas assemelhadas, que geralmente são centralizadas e funcionam sob o guarda-chuva de um produto ou serviço comercializável. O fato de o projeto ser livre, operando com o objetivo de inclusão e baseado no senso de comunidade, sem o requerimento de compra de produtos ou serviços comercializáveis é um diferencial do projeto.

É pensando nesses benefícios e com o objetivo de promover a integração entre membros da comunidade científica e integrantes de mercado que o Projeto Open Code Community foi criado. Para saber mais, acesse os links a seguir:

Referência

MENDES-DA-SILVA, W. Meus dados, minha vida: Objetivos individuais e papel da comunidade de pesquisadores na área de negócios. Rev. adm. Contemp. [online]. 2020, vol. 24, no. 2, pp. 197-200 [viewed 17 February 2022]. https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020190403. Available from: https://www.scielo.br/j/rac/a/7HbcyyS3Sn6rpKqVH4vMtyG

Links externos

LinkedIn – Gerson de Souza Raimundo Júnior

LinkedIn – Henrique Castro Martins

LinkedIn – Open Code Community

Open Code Community

Twitter – Open Code Community (@opencodecom)

 

Sobre Henrique Castro Martins

Doutor em Administração com ênfase em Finanças e professor de Finanças do CFC na FGV/EAESP (São Paulo, Brasil). Ensina finanças corporativas, governança corporativa, e políticas financeiras em todos os níveis de ensino. Pesquisa nas áreas de Finanças Corporativas e ESG.

 

Sobre Gerson Júnior

Doutorando em Finanças pela PUC-Rio e Membro do Centro de Pesquisas em Finanças da PUC-Rio (FINE). Foi Pesquisador Visitante do IÉSEG – Paris. Publicou artigos em revistas internacionais: Finance Research Letters, Journal of Behavioral Finance, Applied Economics Letters. Ministra disciplinas, workshops e palestras sobre finanças.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MARTINS, H.C. and RAIMUNDO JÚNIOR, G.S. Open Code Community: uma plataforma aberta para compartilhamento de códigos de pesquisa [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/02/17/open-code-community-uma-plataforma-aberta-para-compartilhamento-de-codigos-de-pesquisa/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation