SciELO lança nova interface de operação das coleções

Por Jamil Atta Junior, Juan Funez, Roberta Takenaka, Arturo Rendón, Fabio Batalha, Gustavo Fonseca, Rondineli Gama Saad, Alex Mendonça e Abel L. Packer

Em novembro de 2017 o Programa SciELO lançou a nova interface online de operação das coleções nacionais e temáticas da Rede SciELO iniciando a implantação com a coleção temática de saúde pública <www.scielosp.org>. À medida que seja aprovada nos indicadores de eficiência e qualidade, novas coleções passarão a utilizá-la ao longo de 2018. A expectativa é que em 2019 todas a coleções da Rede SciELO estarão operando com a nova interface, o que marcará uma nova etapa na história do programa.

A nova interface é produto da política do SciELO de atualização contínua e sustentável a plataforma tecnológica do modelo SciELO de publicação. No caso da interface em implantação, trata-se de desenvolvimento completo de uma nova aplicação. O seu lançamento é parte das comemorações dos 20 anos do SciELO.

Devido à importância na operação das coleções, o desenvolvimento da nova interface exigiu um longo trabalho de equipe que contou com a participação de representantes das diferentes unidades e da direção do SciELO envolvendo as fases de concepção, desenho, programação, testes e implantação. Contou também com o apoio de serviços externos contratados.

Características operacionais

A interface opera a estrutura clássica das instâncias hierarquizadas do SciELO: o primeiro nível é a rede de coleções nacionais e temática, o segundo são as coleções de periódicos, o terceiro são os periódicos e o quarto, os artigos. A implantação começou pela coleção de Saúde Pública que apresenta os principais componentes e atributos presentes nas diferentes coleções da rede além da publicação em modalidade contínua e multilíngue. A interface do portal da rede de coleções será implantada em 2018.

A seguir destacamos a principais características da nova interface em comparação com a interface atual:

1. Composição visual dos elementos gráficos e de interação da interface em sintonia com padrões e tendências contemporâneas com foco na operação intuitiva das funções de cada tela e da navegação entre telas. A Figura 1 reúne imagens das principais páginas da interface.

(1) página principal
da coleção
(2) lista alfabética
da coleção
(3) página do periódico (4) sumário (5) página do artigo

Figura 1. Principais páginas da nova interface

2. Lista alfabética (item 2 na Figura 1) e lista temática dos periódicos da coleção apresentam os títulos enriquecidos com diferentes links de acesso direto às páginas institucionais do periódico e às ocorrências dos números da coleção. Essa solução agiliza o acesso aos diferentes tipos de conteúdo dos periódicos. Assim, os links à frente do título do periódico permitem o acesso à sua página principal, ao sistema online de submissão de manuscritos, à composição do corpo editorial, às instruções aos autores e aos dados de contato. Os links após o título apontam para a coleção de números do periódico e ao último número;

3. Sumário dos documentos publicados por número é enriquecido com três funcionalidades importantes. A primeira, é o menu de acesso às diferentes seções de artigos quando o periódico organiza os artigos por diferentes seções. A segunda é a identificação no final do título de cada artigo da seção a que pertence no caso dos periódicos que organizam os artigos por seções. A terceira é a opção de ordenamento dos artigos pelos mais recentes ou mais antigos. Estas funcionalidades são particularmente importantes para a operação do sumário dos periódicos com publicação contínua, pois permite que os artigos de diferentes seções sejam apresentados juntos pela seção ou por data de ingresso. Veja exemplo em: <https://goo.gl/9ZWTs2>;

4. Interoperação com outras aplicações e módulos da plataforma do SciELO para a execução das funções comuns, como a busca de artigos via o módulo Search, as métricas em nível de periódicos e de artigos via SciELO Analytics, press releases de novos números e de artigos via o blog Scielo em Perspectiva | Press Releases, posts mais recentes do blog SciELO em Perspectiva e notícias via o Twitter do SciELO. A Figura 2 mostra exemplos desta interoperação na página principal da coleção, e;


Figura 2. Exemplos de interoperação com módulos da plataforma SciELO na página principal da coleção; (1) busca de artigos – módulo Search; (2) métricas – módulo SciELO Analytics; (3) press releases e análises – módulo blog SciELO em Perspectiva; e, (4) notícias e destaques – módulo Twitter do SciELO.

5. Formatação da página dos artigos orientada à leitura, que é facilitada por um menu de acesso às diferentes seções do artigo e por botões dinâmicos de acesso a vários serviços associados aos artigos, como mostrar tabelas e figuras, métricas relacionadas com o artigo, outros formatos de visualização como PDF (Figura 3).

Figura 3. Apresentação de artigo com menu lateral que aponta para as seções e, na parte inferior à esquerda, menu de botões para acesso às figuras e tabelas, métricas relacionadas e outros serviços.

Tecnologias contemporâneas mais eficientes e flexíveis

A programação da interface faz uso de tecnologias de software atualizadas com alta eficiência e flexibilidade de programação, de processamento e de segurança, que aportam as seguintes características à interface:

1. Rapidez de resposta nas interações, na atualização e carga de páginas o que foi alcançado pelo uso de servidores apropriados, da tecnologia Cache e HTTP 2 que é uma evolução do protocolo HTTP (Hypertext Transfer Protocol – Protocolo de Transferência de Hipertexto) responsável pela interoperabilidade na web como é a busca e carga de uma página endereçada por um endereço do tipo URL (Uniform Resource Locator – Localizador Uniforme de Recursos). Assim, a interface combina visual agradável e navegação intuitiva com rapidez de resposta.

2. Rapidez na atualização das bases de dados de artigos que são servidos pela interface e conteúdos complementares de modo a contribuir para a disseminação rápida dos novos conteúdos. Com tempos de processamento minimizados o sistema todo de operação das coleções fica mais eficiente e atualizado. O sistema permite também a atualização individual de artigos a qualquer momento sem interrupção da operação online. Os ativos associados aos artigos, ou seja, imagens, versões em PDF e XML, são carregados em um sistema próprio e cada ativo poderá ter seus metadados enriquecidos.

3. Atualização das páginas institucionais mediante um editor de páginas web que pode ser usado por usuário final sem necessidade de codificação em HTML, pois basta escrever os textos como em um editor normal. As alterações das páginas são publicadas imediatamente. A data das mudanças fica registrada na própria página e um sistema de auditoria permite o controle de quais foram as mudanças realizadas em cada versão das páginas, assim como a data e o usuário que as realizou; e,

4. Segurança na comunicação obtida pelo uso do protocolo HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure – Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro) que usa transações criptografadas entre o servidor e o navegador de modo a garantir a autenticidade e sigilo dos conteúdos trocados entre o usuário e o servidor via a interface.

O sistema modularizado da Interface

O sistema da interface compreende três partes ou módulos. O primeiro é a interface pública que é operada pelo usuário e cujas características principais descrevemos acima.

O segundo é o módulo de processamento cuja operação é acionada pela equipe interna responsável pela operação da coleção e tem como função atualizar periodicamente a base de dados de artigos e conteúdos associados e interoperar com outros módulos da plataforma SciELO fora do sistema da interface como, por exemplo, os acessos às métricas de periódicos e de artigos.

O terceiro módulo realiza a interoperação dos módulos da interface pública e do processamento dos artigos com os dados associados aos artigos como são as imagens e as versões em PDF e XML. Esta interoperação é realizada por meio de API (do inglês Application Program Interface – Interface de programação de aplicações). Esta separação dá autonomia à gestão dos dados associados seja em termos de composição ou de armazenamento.

Os módulos estão programados em Python que é a linguagem de programação mais popular atualmente, contribuindo para a sustentabilidade do sistema.

Outro aspecto avançado da implantação da interface é a integração dos módulos pela tecnologia Docker que dota o sistema com capacidade dinâmica de ajustar os recursos de armazenamento e de processamento segundo a demanda.

Finalmente, seguindo a política de abertura do SciELO, todos os módulos estão disponibilizados em código fonte aberto e disponíveis na plataforma GitHub em <https://github.com/scieloorg>.

Referências

NOTTINGHAM, M. Caching Tutorial for Web Authors and Webmasters [online]. mnot. 2017 [viewed 21 March 2018]. Available from: https://www.mnot.net/cache_docs/

PACKER, A.L., et al. Conferência SciELO 20 Anos – um fórum inovador e participativo sobre o futuro da comunicação científica [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed 21 March 2018]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/02/21/conferencia-scielo-20-anos-um-forum-inovador-e-participativo-sobre-o-futuro-da-comunicacao-cientifica

PRUSTY, N. HTTP/2 Complete Tutorial [online]. QNimate. 2015 [viewed 21 March 2018]. Available from: http://qnimate.com/post-series/http2-complete-tutorial/

Secure your site with HTTPS [online]. Google Help. 2018 [viewed 21 March 2018]. Available from: https://support.google.com/webmasters/answer/6073543?hl=en

Links Externos

Docker <https://www.docker.com/>

SciELO – On-line Public Access Catalog – OPAC <https://github.com/scieloorg/opac>

Python.org <https://www.python.org/>

SciELO Analytics <https://analytics.scielo.org>

SciELO em Perspectiva | Press Releases <https://pressreleases.scielo.org>

SciELO em Perspectiva <https://blog.scielo.org>

SciELO Saúde Pública <https://scielosp.org>

Twitter do SciELO <https://twitter.com/RedeSciELO>

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ATTA JUNIOR, J., et al. SciELO lança nova interface de operação das coleções [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/03/27/scielo-lanca-nova-interface-de-operacao-das-colecoes/

 

2 Thoughts on “SciELO lança nova interface de operação das coleções

  1. Pingback: Conheça a nova interface de operação da SciELO – Blog do Sistema de Bibliotecas da UCS

  2. Pingback: Coleção Saúde Pública é a pioneira da nova interface do Programa SciELO - ABRASCO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation