Rede SciELO e acessibilidade: ênfase sobre as políticas, produtos e serviços

Por Leonardo S.A. Cabral1, Rafael J. P. Damaceno2, Solange Santos2, Gustavo Fonseca2 e Alex Mendonça2

Imagem: macrovector.

Como parte do alinhamento com as práticas de comunicação de pesquisa da ciência aberta, o Programa SciELO deu início a um planejamento de trabalho interdisciplinar voltado à promoção da acessibilidade aos produtos e serviços web da Rede SciELO.

Essa é uma preocupação antiga do Programa SciELO. Desde a segunda metade da década de 1990, dedicamo-nos à democratização do acesso à produção científica comunicada por meio de periódicos publicados nacionalmente.

Contudo, ao longo dessa trajetória, as pessoas com deficiências física, visual, auditiva, intelectual, surdocegueira ou múltipla, que apresentam ou não Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), têm ingressado com mais ênfase nas últimas décadas as comunidades acadêmico-científicas e relatado significativas dificuldades de acesso às suas produções.

Dentre outros aspectos, nossos usuários com deficiências e/ou idosos, têm indicado algumas inadequações tecnológicas nas configurações de leiaute dos sites, das coleções e dos periódicos da rede e dos campos de busca em: suas disposições, formatos de arquivo (figuras, gráficos, tabelas), tipos e tamanho das fontes e, até mesmo, nas estruturas dos textos acadêmico-científicos.

Esse cenário nos alerta para o fato em que promover ciência aberta e acesso aberto não é, necessariamente, sinônimo de acessibilidade. Se não nos atentarmos a isso, e superarmos as barreiras atitudinais, tecnológicas, comunicacionais e programáticas, acabaremos por legitimar quotidianamente a violação dos direitos individuais dos cidadãos das diversas sociedades a acessarem o que tem sido desenvolvido pelas comunidades científicas.

É imperativo, portanto, que dialoguemos com os preceitos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (UNESCO, 2006), o Tratado de Marrakesh (2013), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ONU, 2015) e os parâmetros determinados pela Web Accessibility Initiative (WAI/W3C). O desenvolvimento teórico-científico e tecnológico relacionado à acessibilidade das informações em ambientes virtuais ganharia, então, mais ênfase nos dias atuais pelas comunidades acadêmicas e político-sociais.

Motivados por essas premissas e pelas constantes solicitações de nossos usuários com e sem deficiência, é que desde o dia 15 de maio de 2020, o Programa SciELO, em cooperação com o Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade da Universidade Federal de São Carlos (GP-IDEA/UFSCar), vem discutindo, sob a perspectiva da acessibilidade, possíveis caminhos a curto, médio e longo prazo, para a revisão das políticas e práticas de publicação e acesso dos produtos e serviços associados aos periódicos e artigos.

O aperfeiçoamento da acessibilidade como uma característica chave do Modelo SciELO de Publicação irá demandar a participação proativa dos editores dos periódicos devido aos ajustes gradativos nas normas de submissão, nas estruturas e no conteúdo dos artigos.

Para além de publicar trimestralmente os encaminhamentos do Grupo de Trabalho Interdisciplinar para a Acessibilidade SciELO (GTI-Acessibilidade SciELO), enquanto responsabilidade coletiva, em breve, o blog SciELO em Perspectiva irá divulgar um canal de comunicação para diálogos sobre a temática.

Notas

1. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

2. Scientific Electronic Library Online (SciELO).

Referências

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável [online]. Organização das Nações Unidas. 2015 [viewed in 7 August 2020]. Available from: http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_desenvsust/Agenda2030completoportugus12fev2016.pdf

UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Convention on the Rights of Persons with Disabilities (CRPD) [online]. United Nations. 2006 [viewed in 7 August 2020]. Available from: https://www.un.org/development/desa/disabilities/convention-on-the-rights-of-persons-with-disabilities.html

UNITED NATIONS. Doha International Conference on Disability and Development 2019 [online]. United Nations. 2019 [viewed in 7 August 2020]. Available from: https://www.un.org/development/desa/disabilities/news/dspd/doha-conference-disability.html

UNITED NATIONS. World social report 2020: inequality in a rapidly changing world [online]. United Nations. 2020 [viewed in 7 August 2020]. Available from: https://www.un.org/development/desa/dspd/world-social-report/2020-2.html

Links externos

Acessibilidade Digital – GP-IDEA <https://www.idea.ufscar.br/materiais/acessibilidade/fontes-sobre-acessibilidade>

Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>

Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação & Acessibilidade <https://www.idea.ufscar.br/>

Marrakesh Treaty <https://www.wipo.int/dc2013/en/>

Web Accessibility Initiative <https://www.w3.org/WAI/>

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CABRAL, L.S.A., et al.. Rede SciELO e acessibilidade: ênfase sobre as políticas, produtos e serviços [online]. SciELO em Perspectiva, 2020 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2020/08/07/rede-scielo-e-acessibilidade/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation