Por Rachael Lammey
No Crossref, queremos garantir que as organizações que desejam participar de nossos serviços possam fazê-lo. Também sabemos que os pequenos editores consideram determinados aspectos da afiliação ao Crossref difíceis e queremos ajudá-los neste aspecto.
O Crossref tem milhares de membros individuais em todo o mundo. No entanto, um número crescente de membros são organizações que trabalham ou publicam em nome de grupos de organizações menores que desejam registrar conteúdo. Chamamos estes membros de patrocinadores e temos duas categorias de patrocinador: Membros Patrocinadores e Organizações Patrocinadoras.
Ambos tipos de patrocinadores trabalham diretamente com o Crossref para ajudar seus membros e organizações patrocinados a depositar metadados. Eles também fornecem suporte administrativo, de cobrança, técnico e de idioma para assuntos como:
- Suporte específico para e-mail/telefone/WhatsApp em sua organização;
- Seminários educacionais (on-line e presencial);
- Capacidade de pagar em moeda local;
- Sistemas personalizados de suporte ao registro de conteúdo.
Alguns patrocinadores cobram por estes serviços, e alguns os fornecem como parte de suas atribuições mais amplas. As organizações com as quais cada patrocinador trabalha geralmente se encaixam em uma determinada categoria (talvez uma categoria específica de assunto, área geográfica ou grupo de usuários).
No Brasil, o Crossref tem quase 800 membros, um número notável (no total, o Crossref tem mais de 10.500 membros). Cerca de 650 dos 800 membros do Brasil são representados por um patrocinador, sendo o SciELO e a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) os maiores.
Acreditamos que o trabalho com patrocinadores permite a muitas organizações a oportunidade de se tornarem membros do Crossref quando elas não conseguem fazê-lo sozinhas. Você pode ver uma lista completa de nossos patrocinadores no site do Crossref, e pode contatá-los, se desejar explorar a participação desta maneira.
Trata-se de um processo de mão dupla, é claro, e no Crossref trabalhamos com afinco para apoiar nossos patrocinadores, realizando eventos locais LIVE e outras atividades de divulgação com eles. Também estamos atentos ao seu feedback sobre o que necessitam de nossa parte. Todos os anos, cada Organização Patrocinadora nos atualiza com informação sobre os serviços que prestam aos seus patrocinadores e, como parte deste relatório, eles nos informam o que precisam do Crossref – mais atividades educativas, recursos específicos, aconselhamento sobre um determinado problema e o que mais podemos considerar fazer em cooperação uns com os outros. Isso fornece insights importantes para nós, que, de outra forma, poderíamos deixar passar.
Esperamos que, trabalhando em conjunto com organizações confiáveis, possamos apoiar melhor nossos membros e ajudar todas as organizações a aproveitar ao máximo os muitos serviços úteis do Crossref.
Este post é o quarto em uma série de cinco publicações do Crossref; nos próximos meses falaremos mais sobre o papel do DOI, particularmente em termos de
- Como o DOI e o Crossref vieram a existir,
- Visibilidade e interoperabilidade,
- Identificação de diferentes versões de conteúdo de um artigo, como preprints, formatos e idiomas, e
- Como os periódicos podem explorar os DOIs usando os serviços do Crossref.
Links externos
Crossref LIVE Locals <https://www.crossref.org/crossref-live-locals/>
Sponsors <https://www.crossref.org/community/sponsors/>
Sobre Rachael Lammey
Rachael Lammey é Chefe de Contato com Membros & Comunidades no Crossref, que envolve a organização de eventos LIVE para a comunidade e apoio aos editores para que aproveitem ao máximo sua filiação, fazendo mais com seus metadados. Rachael também gosta de trabalhar com as comunidades de financiadores, bibliotecas, pesquisadores e desenvolvedores do Crossref. Antes disso, ela era Gerente de Produtos no Crossref e trabalhou anteriormente em publicações de periódicos na Taylor & Francis.
Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários