CSIndexbr: Índex de publicações brasileiras em Computação

Por Marco Tulio Valente

Pesquisadores do Grupo de Engenharia de Software Aplicada do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), liderados pelo Prof. Marco Tulio Valente, desenvolveram um sistema web – chamado CSIndexbr (http://csindexbr.org) – que cataloga os artigos publicados por pesquisadores brasileiros em diversas subáreas da Computação (veja figura abaixo).

Dentre possíveis usuários do catálogo, encontram-se candidatos a cursos de pós-graduação, seja de mestrado ou doutorado. Para esses candidatos é importante conhecer a produção científica de uma universidade na área específica de pesquisa que eles pretendem desenvolver seu curso. O sistema pode ajudar também a aproximar profissionais do mercado de computação das pesquisas desenvolvidas nas universidades brasileiras, facilitando a troca de conhecimentos e a transferência de tecnologia desenvolvida nas universidades.

O CSIndexbr também calcula um score para cada universidade, em função do número de artigos publicados nos últimos cinco anos (veja figura abaixo). Esse score é semelhante, por exemplo, ao conceito dado pela CAPES/MEC durante a avaliação dos programas de pós-graduação brasileiros, que ocorre a cada quatro anos. No entanto, o conceito da CAPES varia de 3 a 7 e é único para um departamento. Já o score do CSIndexbr é calculado por subárea específica de pesquisa, de cada departamento. O CSIndexbr informa também quantos e quais são os professores de um departamento que produzem nas subáreas de pesquisa analisadas.

Para disponibilizar essas informações, o CSIndexbr recupera automaticamente os artigos analisados de uma base de artigos de Computação, chamada DBLP. Assim, não é necessário coletar dados de forma manual ou demandar que os diversos departamentos forneçam dados sobre sua produção científica. Atualmente, o CSIndexbr monitora artigos completos publicados em 168 conferências da área de Computação, distribuídas em 18 sub-áreas. Após um processo de curadoria, essas conferências foram divididas em dois grupos: conferências top e demais conferências. As conferências top de Ciência da Computação possuem um processo de seleção extremamente rigoroso e muitas vezes aceitam menos de 20% dos artigos submetidos. O sistema CSIndexbr disponibiliza também informações sobre cada conferência, incluindo número de artigos submetidos e aceitos, as quais podem ser do interesse de alunos e professores que pretendem publicar trabalhos nestes eventos.

O desenvolvimento do sistema contou com a ajuda do doutorando Klérisson Paixão, da Faculdade de Computação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referência

VALENTE, M.T. and PAIXAO, K. (2018). CSIndexbr: Exploring the Brazilian scientific production in Computer Science. arXiv [online]. 2018 [viewed 24 August 2018]. Available from: https://arxiv.org/abs/1807.09266

Link externo

CSIndexbr <http://csindexbr.org>

 

Sobre Marco Tulio Valente

Marco Tulio Valente é doutor em Ciência da Computação (2002), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação (DCC). Seus interesses de pesquisa concentram-se em Engenharia de Software, especificamente nas áreas de Arquitetura de Software, Manutenção e Evolução de Software e Mineração de Repositórios de Software. Ele é Bolsista de Produtividade Nível 1D do CNPq e bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (PPM) da FAPEMIG.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

VALENTE, M.T. CSIndexbr: Índex de publicações brasileiras em Computação [online]. SciELO em Perspectiva, 2018 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2018/08/24/csindexbr-index-de-publicacoes-brasileiras-em-computacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation