Por Abel L. Packer, Alex Mendonça, Denise Peres Sales
O blog SciELO em Perspectiva está comemorando em julho de 2015 o seu segundo ano de operação regular com três objetivos específicos inter-relacionados. O primeiro é comunicar, analisar e discutir novidades e avanços no campo da ciência da informação e especialmente as inovações e polêmicas que ocorrem na comunicação científica. O segundo é dar ampla visibilidade aos periódicos indexados no SciELO e mais especificamente às pesquisas que publicam. O terceiro é compartilhar o desenvolvimento do Programa SciELO que vem sendo pautado pelas linhas prioritárias de ação orientadas à profissionalização, internacionalização e sustentabilidade dos periódicos.
Os periódicos SciELO fazem parte das infraestruturas nacionais de pesquisa e são editados por sociedades científicas, universidades, institutos de pesquisas e outras instituições e operam na maioria dos casos sem fins lucrativos e com orçamentos limitados, de modo que muitos dos aperfeiçoamentos, avanços e inovações relacionados com as linhas prioritárias de ação, promovidas pelo SciELO, são realizadas por meio de ambientes e soluções cooperativas. Entre estes meios cooperativos destaca-se o blog SciELO em Perspectiva no intuito de contribuir para que os periódicos passem a priorizar o uso das redes sociais como o meio principal de condução de ações de marketing, disseminação, intercâmbio e discussão das pesquisas que comunicam.
O blog SciELO em Perspectiva organiza os conteúdos por sessões respeitando as áreas temáticas. Nestes dois anos de operação, o blog compreende duas sessões: a primeira1 publica conteúdos produzidos pelos periódicos da área de ciências humanas e a segunda, mais geral, compreende posts sobre tópicos de ciência da informação e mais especificamente relacionados a comunicação científica, atuando como canal oficial para a divulgação de notícias relacionadas ao Programa SciELO que impactam diretamente nos periódicos indexados na Coleção nacional e na Rede SciELO, como a discussão dos novos critérios de indexação e permanência de títulos e, mais recentemente, a atualização da metodologia de publicação de erratas e retratações e a adoção da licença CC-BY como atribuição principal de Acesso Aberto.
A tabela abaixo resume o desempenho destas duas sessões do blog nestes dois anos de operação:
Indicadores |
Humanas |
Geral |
Início |
15/10/2013 |
15/07/2013 |
Posts publicados |
146 |
142 |
Acessos recebidos |
56.000 |
312.000 |
Acessos por post |
380 |
3.300 |
Os posts cobrem diferentes abordagens como press releases de novos artigos ou números publicados, análises, entrevistas, chamadas, eventos, etc., têm conotação científica e em geral contém citações bibliográficas e nesses casos são indexados no site ResearchBlogging2. Todos os posts são indexados pelo Google e em muitos casos são referenciados por meio do Twitter, Facebook e outros blogs. Os posts da sessão geral são disseminados periodicamente por uma newsletter enviada a mais de 5 mil e-mails registrados.
A título de curiosidade, listamos abaixo os 10 posts mais acessados desses primeiros 2 anos na categoria “Geral”:
- Ética editorial e o problema do autoplágio
- É hora de rever o sistema de pós-graduação brasileiro
- Declaração recomenda eliminar o uso do Fator de Impacto na Avaliação de Pesquisa
- Ética editorial – os intelectuais também tem que fazer referências bibliográficas
- Quanto custa publicar em acesso aberto?
- Ética editorial e o problema do plágio
- A principio era os plágios, agora também ‘papers’ automáticos falsos
- Ética editorial – como detectar o plágio por meios automatizados
- Como faço para que me leiam e me citem se não publico em elite-journals?
- Indicadores de produtividade científica em rankings universitários: critérios e metodologias
E os 10 posts mais acessados na categoria “Humanas”:
- Cotas universitárias no Brasil: positivo ou negativo?
- Antropologia, gênero e sexualidade no Brasil: balanço e perspectivas
- DADOS discute a recepção e a atualidade de Max Weber em seu 150 aniversário
- Entrevista com Maria Isabel da Cunha
- Crise hídrica, Escassez de água e Diretos humanos – Ambiente & Sociedade abre chamada de trabalhos para volume especial
- O relato dos ouvidores de vozes nas redes sociais
- O gênero da política: feminismos, estado e eleições
- Preconceito como manutenção das desigualdades: estudos de raça/etnia no Brasil
- O efeito Foucault na Educação
- Nietzsche: da sedução à pesquisa filosófica
O blog é coordenado por uma equipe editorial do SciELO e está aberto a contribuições de parte dos periódicos da Rede SciELO, de autores e usuários em geral. Os posts da sessão geral são publicados nos idiomas espanhol, inglês e português.
A expectativa do SciELO é ampliar a cobertura temática do blog com o apoio das diferentes comunidades de editores e pesquisadores com vistas a abarcar todas as áreas ao longo dos próximos 2 anos e promover o blog SciELO em Perspectiva como o ambiente cooperativo de divulgação dos periódicos da Rede SciELO.
Notas
1. SciELO em Perspectiva: Humanas – http://humanas.blog.scielo.org/
2. ResearchBlogging – http://researchblogging.org/
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Pingback: 2 anos do Blog SciELO em Perspectiva | Informação, Tecnologia & Cultura Digital
Pingback: 5 dicas para lidar com o dilúvio de informações (acadêmicas) – Ser Linguagem