Gestão online de manuscritos é um critério de indexação obrigatório do SciELO

Por Abel L Packer

Foto adaptada da original: GotCredit.

Foto adaptada da original: GotCredit.

O objetivo principal do SciELO é contribuir para aumentar de forma sustentável a visibilidade, uso e impacto dos periódicos indexados e das pesquisas que comunicam. O critério principal é selecionar periódicos de qualidade que comunicam pesquisas originais que são avaliadas por pares. Para tanto, os periódicos devem informar publicamente aos autores e demais interessados a política editorial, a estrutura de composição e gestão editorial e os procedimentos de avaliação de manuscritos.

A partir de 2015 passou a ser um critério de indexação obrigatório do SciELO a avaliação online de manuscritos por meio de um sistema ou serviço que registre as transações envolvendo autores, editores e pareceristas e que permita a recuperação de avaliações passadas assim como a produção de relatórios e estatísticas de acompanhamento. Até o final do ano todos os periódicos do SciELO Brasil deverão operar com um sistema ou serviço capaz de produzir os relatórios básicos exigidos pelo SciELO, que consistem na quantificação dos eventos (recebidos, rejeitados, aprovados, afiliação dos autores, editores e pareceristas). Recomenda-se também a adoção de sistemas com interfaces para localização de pareceristas nas bases de dados de currículos e bibliográficas, ferramentas de detecção de plágio e cobrança de taxa de publicação (Article Processing Charge). Nos demais países integrantes da Rede SciELO essa obrigatoriedade deverá ocorrer nos próximos dois anos.

Os objetivos principais do critério de obrigatoriedade da gestão online dos manuscritos são:

  • Promover e explicitar a gestão transparente e qualificada dos processos de arbitragem;
  • Reforçar e aperfeiçoar a gestão dos periódicos com o apoio de relatórios e estatísticas atualizados que seguem padrões que permitam a comparação com outros periódicos nacional e internacionalmente assim como para atender especificidades de cada periódico; e
  • Promover e reforçar a credibilidade dos periódicos indexados no SciELO.

Este critério de indexação está alinhado com as ações programáticas prioritárias do SciELO e visam maximizar o profissionalismo, a internacionalização e sustentabilidade dos periódicos. A perspectiva para os próximos 3 anos é que a produção dos periódicos de qualidade que são indexados no SciELO siga o estado da arte internacional e passe a ser competitiva com os periódicos de referência.

Este critério não interfere nas políticas editoriais dos periódicos e particularmente as relacionadas à gestão de manuscritos, mas em muitos casos os procedimentos deverão adaptar-se aos sistemas ou serviços adotados. Em geral, este processo representa uma oportunidade para atualizações e aperfeiçoamentos.

A implantação das linhas prioritárias de ação do SciELO em prol do aperfeiçoamento dos periódicos leva em conta as condições nas quais operam, de modo que todos tenham oportunidade de promover os avanços requeridos. Assim, no caso da gestão online, o SciELO vem promovendo-a há anos e esse passou a ser um critério obrigatório quando a maioria dos periódicos já opera com sistemas próprios ou utilizam os que são recomendados pelo SciELO. Em consulta recente aos 280 periódicos indexados, 77% já realiza a avaliação de manuscritos com apoio de um sistema. Em um próximo post vamos compartilhar os resultados.

A equipe técnica do SciELO promoverá ao longo do ano 2015 cursos de treinamentos e prestará assessoria aos periódicos que ainda não contam com sistemas de gestão online de modo a assegurar que todos desenvolvam a capacidade de cumprir com o critério de indexação até o final do ano. Ao mesmo tempo, interatuará com as equipes que operam os diferentes sistemas de gestão de manuscritos para a produção dos relatórios e estatísticas padrão de acompanhamento que serão exigidas.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A.L. Gestão online de manuscritos é um critério de indexação obrigatório do SciELO [online]. SciELO em Perspectiva, 2015 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2015/04/01/gestao-online-de-manuscritos-e-um-criterio-de-indexacao-obrigatorio-do-scielo/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation