A Conferência SciELO 15 Anos no Twitter

A Conferência Internacional comemorativa dos 15 anos do programa SciELO foi um sucesso de público, com uma média diária de mais de 400 participantes presentes. Mas a repercussão do evento expandiu-se amplamente graças à dispersão pelas mídias sociais.

As mídias sociais revelam-se como canais eficientes para o compartilhamento de conteúdos e de informação, já são importantes ferramentas de divulgação científica e é crescente sua utilidade na avaliação da influência e impacto das pesquisas, através das novas altmétricas.

A plataforma social Twitter mostra-se especialmente eficiente na disseminação de informação e de dados, devido às suas características inerentes à web 2.0 – é fácil de usar, é colaborativa, é gratuita e permite o compartilhamento em um fluxo dinâmico e em tempo real, sem normas rígidas e formais, além de oferecer várias maneiras de comunicação por pequenas mensagens de texto, usando etiquetas (tags) especiais – as hashtags, com opções para acrescentar links, imagens e vídeos. As hashtags indexam um termo ou um assunto no Twitter, constituindo palavras-chave através da junção de um termo com o símbolo gráfico cerquilha (#), tornando o termo um hiperlink ativo no Twitter, indexável por motores de busca e passível de ser recuperado e monitorado. Um clique nas hashtags ou sua busca em mecanismos como o Google permite o acesso ao registro de todos os tuítes com o termo indexado (WIKIPEDIA 2013).

A Conferência SciELO 15 Anos adotou a hashtag #SciELO15 para facilitar o compartilhamento de informação e conteúdos do evento. A hashtag registrou todas as menções ao evento no Twitter, possibilitando seu monitoramento e recuperação e a identificação e visualização da dispersão da Conferência nessa rede social. Veja como foi o alcance do SciELO 15 anos no Twitter:

twitter01

No período de 20 a 28 de outubro a hashtag #SciELO15 registrou 1.253 tuítes. Se considerarmos outras hashtags utilizadas para identificar o evento, como #SciELO e #SciELO15Anos, o número de tuítes é bem maior. As figuras abaixo mostram a distribuição dos tuítes no período:

twitter02

twitter03

Fonte: http://www.tweetarchivist.com/4222ef96/2/Volume

O pico dos tuítes deu-se durante o período da conferência, de 22 a 25 de outubro de 2013.

Esses números são resultado da ação dos participantes da conferência, compartilhando os conteúdos do evento. O quadro abaixo mostra os maiores tuiteiros, em número de tuítes:

twitter04

Fonte: http://www.tweetarchivist.com/4222ef96/2/User

 twitter05

Fonte: http://www.tweetarchivist.com/4222ef96/2/lang

O idioma predominante dos tuítes foi o português (pt : n=583), seguido de perto pelo inglês (en: n=529) e com o espanhol em terceiro lugar (es: n=82). Mas também se registrou tuítes em italiano (it), esloveno (sl), alemão (de), francês (fr) e até em tagalo (tl), o idioma das Filipinas!

O Twitter permite compartilhar texto, links, imagens e até vídeos.

Com o monitoramento da hashtag #SciELO15, foi possível mapear as conversações sobre a conferência. Abaixo, o mapa de relacionamentos obtido:

twitter06

Veja esse mapa dinâmico no seguinte link: http://hawksey.info/tagsexplorer/?key=tI_tXHqY78HdQWzki3qq8Tw&sheet=oaw

A rede de relacionamentos obtida é descentralizada, com destaque de alguns atores (perfis do Twitter) na difusão da hashtag para seus grupos relacionais (seguidores). Foi possível identificar atores de alta influência na rede, dada pelo número de seguidores, conforme a figura abaixo:

twitter07

twitter08

Fonte: http://www.tweetarchivist.com/4222ef96/2/influencers

Para perceber o alcance da disseminação sobre a Conferência SciELO 15 Anos no Twitter, é só imaginar o perfil @redescielo compartilhando em tempo real as informações sobre o evento com seus 21.943 seguidores, mais o perfil @PLOSONE com seus 19.758 seguidores, @plevy com seus respectivos 19.296 seguidores e assim por diante. Somente a soma dos seguidores dos 10 primeiros perfis mais influentes que tuitaram ou retuitaram a hashtag #SciELO15 totaliza 134.231 usuários do Twitter. A Conferência SciELO 15 Anos chegou a milhares de pessoas através da #SciELO15.

Parabéns e obrigado a todos que tuitaram a #SciELO15!

E você, já tem uma conta no Twitter?

Referência

WIKIPEDIA. Hashtag. [viewed 04 November 2013]. Available from: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Hashtag>.

Links Externos

Imagens da Conferência SciELO 15 Anos compartilhadas no Twitter – http://www.tweetarchivist.com/4222ef96/2/media.
Twitter – https://twitter.com/

Sibele FaustoSobre Sibele Fausto

Colaboradora do SciELO, pós-graduanda em Ciência da Informação na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (PPGCI-ECA-USP), especialista em Informação em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo em parceria com o Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde (UNIFESP-BIREME-OPAS-OMS), é bibliotecária do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo (DT-SIBi-USP).

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

FAUSTO, S. A Conferência SciELO 15 Anos no Twitter [online]. SciELO em Perspectiva, 2013 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2013/11/08/a-conferencia-scielo-15-anos-no-twitter/

 

One Thought on “A Conferência SciELO 15 Anos no Twitter

  1. Pingback: A Conferência SciELO 15 Anos no Twitter | Biologia na Web

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation