EVIPNet Brasil estimula a aproximação entre conhecimento científico e políticas de saúde

EVIPnetA EVIPNet – Evidence-Informed Policy Network – é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de promover o uso sistemático de evidências de pesquisas de saúde na formulação de políticas de saúde, a fim de melhorar a qualidade do trabalho e a aplicação de recursos. No Brasil, a EVIPNet foi instituída em 2007, por meio da parceria entre o Ministério da Saúde, através da Coordenação Geral de Gestão do Conhecimento do Departamento de Ciência e Tecnologia (CGGC/DECIT/SCTIE/MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPS), através do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).

A aliança entre gestores, pesquisadores e sociedade civil visa estabelecer mecanismos que facilitem a utilização dos resultados da pesquisa científica nos processos de formulação e implementação das políticas de saúde, com o envolvimento de profissionais relacionados às Ciências da Informação, que podem atuar, inclusive, nos grupos de trabalho que são compostos por representantes de diferentes instituições e especialistas selecionados e convidados a desenvolverem diferentes temas nas oficinas de capacitação realizadas pela EVIPNet Brasil. A principal atribuição dos grupos de trabalho é a produção e disseminação de sínteses de evidências para políticas de saúde.

As sínteses de evidências para políticas – evidence briefs for policy – são um dos produtos da EVIPNet. Elaborados com base nos métodos SUPPORT – Ferramentas para Políticas Informadas por Evidências. As melhores evidências disponíveis sobre opções para enfrentar problemas relevantes para a política de saúde são identificadas, avaliadas e sintetizadas para utilização pelos tomadores de decisão. Os textos produzidos adotam linguagem e formatos adaptados a diferentes públicos e mídias, visando fortalecer a comunicação e aumentar a capacidade de utilização do conhecimento científico na gestão do SUS.

O Brasil produziu sua primeira síntese de evidências em 2010. O foco desse trabalho foi a redução da mortalidade perinatal nas regiões norte e nordeste do país, com opções de políticas no âmbito da atenção primária à saúde. Em 2013, três novas sínteses de evidências para políticas foram propostas, abordando os seguintes temas: mortalidade materna e near miss, hipovitaminose A e enfrentamento do crack, além da revisão e ampliação da primeira síntese sobre mortalidade perinatal.

Com o objetivo de subsidiar as ações e aproximar pesquisadores, tomadores de decisão e sociedade civil, a EVIPNet Brasil, em parceria com a OPS/BIREME, está apoiando a criação de Núcleos de Evidências e Estações da Biblioteca Virtual de Saúde (NEv/EBVS), com o objetivo de construir capacidades locais para a incorporação do conhecimento científico na gestão de sistemas e serviços de saúde. Até o momento, quatro NEv foram implantados em diferentes municípios brasileiros: Piripiri (PI), Sobral (CE), Recife (PE) e Brasília (DF) .

Links relacionados

brasil.evipnet.org

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. EVIPNet Brasil estimula a aproximação entre conhecimento científico e políticas de saúde [online]. SciELO em Perspectiva, 2013 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2013/09/27/evipnet-brasil-estimula-a-aproximacao-entre-conhecimento-cientifico-e-politicas-de-saude/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation