Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1

Por Grupo SciELO Acessibilidade1

Fotografia de uma série de ilustrações de telas de aplicativos mobile, possivelmente mockups para desenvolvedores.

Imagem: Hal Gatewood.

Em 2018, a Rede SciELO realizou a Conferência Internacional SciELO 20 Anos. Na ocasião, foi enfatizada a necessidade e a importância de se promover a acessibilidade nos sistemas de difusão do conhecimento científico alinhados progressivamente com o modus operandi de Ciência Aberta.

Em atendimento a essa demanda, em 2020 o Programa SciELO instituiu o Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade (SciELO Acessibilidade), em cooperação com o Grupo de Pesquisa Identidades, Deficiências, Educação e Acessibilidade da Universidade Federal de São Carlos (GP-Idea / UFSCar). Desde então, o grupo se reúne quinzenalmente para discutir e definir estratégias voltadas à promoção da acessibilidade informacional e comunicacional de conteúdos científicos.

Os resultados dessas e de outras ações dos membros da Rede SciELO subsidiaram a programação da Conferência SciELO 25 Anos,2 quando o compromisso coletivo foi oficialmente reafirmado por meio da Declaração em Apoio à Ciência Aberta com IDEIA Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade.3

Na ocasião, o painel “Padrões, métodos, técnicas, práticas: interoperabilidade e acessibilidade” trouxe, dentre suas temáticas, a questão da “Acessibilidade atitudinal na produção e difusão do conhecimento científico”.


Assim, é oportuno considerar que essas e outras atividades desenvolvidas nos referidos eventos contribuíram, a curto, médio e longo prazo, para o atual fortalecimento das frentes de atuação do SciELO Acessibilidade. Este post está dividido em duas partes: a primeira apresenta as análises, estudos e avanços do grupo; a segunda detalha as melhorias feitas na plataforma SciELO.4

Para o primeiro quadriênio (2020-2024), foram priorizadas as seguintes ações, com base em recomendações e normativas nacionais e internacionais:

  • Melhorias de acessibilidade no site SciELO Brasil: identificação e correção de barreiras de navegabilidade e usabilidade do site da Coleção SciELO Brasil, com a participação direta de pessoas com deficiência visual usuárias de leitores de tela;
  • Ações de sensibilização e promoção da acessibilidade informacional: participação em eventos, organização e realização de encontros com as comunidades científicas e editores de periódicos;
  • Estabelecimento de parcerias: estratégias e ações de cooperação com editores de periódicos científicos, diagramadores, profissionais da área de ciências da computação, da informação e da comunicação para promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Análise gráfica e de acessibilidade

Em relação à diagramação de documentos em formato PDF (Portable Document Format), o SciELO Acessibilidade conduziu uma análise gráfica e de acessibilidade de artigos publicados pelos periódicos Revista de Administração de Empresas (RAE) e História, Ciências, Saúde – Manguinhos (HCSM). A proposta foi de verificar se determinadas recomendações de acessibilidade estariam sendo aplicadas na diagramação desses artigos.

Uma dúvida presente nas discussões foi de como a diagramação de um PDF, historicamente ligada a padrões gráficos, adaptou-se e se apresenta diante das diferentes exigências determinadas pelo digital e pela acessibilidade. Para um ambiente on-line acessível, por exemplo, adotam-se padrões Web internacionais, definidos pelo W3C (World Wide Web Consortium), que orientam a diagramação. E para o PDF, como se aplicam os conceitos de acessibilidade?

Embora seja um documento digital, o PDF, na década de 1990, foi criado como um formato padrão de arquivos para impressão. Portanto, pensado a partir de padrões gráficos até então estabelecidos, trazendo certo engessamento para a utilização de novas abordagens que a acessibilidade apresenta.

Na análise dos artigos em formato PDF, esse engessamento foi verificado, quando, por exemplo, constataram-se problemas quanto ao alinhamento dos textos e da colunagem devido ao uso de tipografias inadequadas, gerando falhas de leiturabilidade. Esses problemas são mais perceptíveis por usuários que utilizam tecnologias assistivas para realizar a leitura desses arquivos PDFs. Enfim, a íntegra dessa análise será publicada em futuro post. E a sua continuidade ocorrerá com a elaboração de um guia com recomendações para a diagramação de arquivos em PDF mais acessíveis.

Ações de sensibilização e estabelecimento de parcerias

Dentre os resultados da iniciativa dos eventos promovidos pelo SciELO (especialmente os de 2018 e de 2023), parcerias foram voluntariamente estabelecidas e, atualmente, o SciELO Acessibilidade conta também com a efetiva atuação da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE), da História, Ciências, Saúde – Manguinhos (HCSM), da RAE – Revista de Administração de Empresas, do SciELO Livros e da Editora De Castro.

No âmbito da RBEE, especificamente, a equipe editorial:

O periódico RAE-Revista de Administração de Empresas também está dialogando com o seu corpo editorial e propondo ajustes em sua política editorial visando maior acessibilidade do conteúdo publicado. Os arquivos em formato PDF do periódico estão passando por uma revisão e publicações futuras neste formato deverão estar mais acessíveis.

Essas e outras iniciativas poderão sensibilizar e nortear outros periódicos a estabelecer políticas e práticas similares para que o conhecimento científico seja aberto e disseminado de maneira acessível por todas as sociedades, de acordo com Roberta Cerqueira da História, Ciências, Saúde – Manguinhos:

A discussão sobre acessibilidade apresentada na mesa “Padrões, métodos, técnicas, práticas: interoperabilidade e acessibilidade” no SciELO 25 Anos foi muito importante para chamar atenção dos editores sobre a necessidade de repensarmos a forma como disponibilizamos nossas revistas científicas. A partir do debate apresentando nesta mesa, voltei do encontro refletindo como poderíamos iniciar o processo de maior acessibilidade do conteúdo de HCSM. É um tema desafiador para a comunicação científica e precisa ser enfrentado.

Acreditando na relevância de encontros com outras comunidades dedicadas a essa temática, o SciELO Acessibilidade participou do Fórum de Acessibilidade do arXiv em setembro no webinário SciELO e Acessibilidade com o objetivo de acompanhar as discussões sobre aprimoramento e melhorias na acessibilidade de conteúdos científicos e sempre estará atento a outras iniciativas similares para o estabelecimento de trocas e parcerias.


O SciELO Livros, em parceria com a Editora UEMG, deu um passo importante na acessibilidade científica em julho de 2024, com a publicação dos primeiros livros adaptados com tags específicas e descrições detalhadas de imagens, gráficos e ícones, permitindo a leitura de leitores-ouvintes com deficiência visual que fazem uso de tecnologias assistivas, como leitores de tela. As descrições de imagem foram geradas inicialmente por Inteligência Artificial (IA) e revisadas por uma profissional com deficiência visual e pelos autores, assegurando precisão e clareza. Um exemplo dessa iniciativa é o livro Movimentos sociais e educação: mútuas influências.7

Em setembro de 2024, mais quatro livros acessíveis foram disponibilizados. A meta é que todos os livros da Editora UEMG, assim como os de outras editoras indexados na coleção SciELO, sigam esses padrões, promovendo a democratização do conhecimento acadêmico para pessoas com diferentes necessidades físicas ou sensoriais. Importante destacar que, no SciELO Livros, os ePUBs já são marcados de forma acessível, seguindo as diretrizes estabelecidas por organizações como o W3C e o projeto Daisy (Digital Accessible Information System), exceto pela descrição de imagens, por enquanto realizada apenas pela Editora UEMG.

Perspectivas Futuras

Além dessas, outras ações estão previstas pelo SciELO Acessibilidade para o próximo quadriênio, no âmbito das Linhas Prioritárias de ação de profissionalização, internacionalização e sustentabilidade – 2024-2028 da Rede SciELO:8

  • Novas funcionalidades específicas no que diz respeito à acessibilidade, como a possibilidade de uma barra que permitirá a troca de tema claro e escuro, aumento de fontes, link direto para o conteúdo, dentre outras funções. Concomitantemente, pessoas com deficiência visual realizarão testes de verificação com a finalidade de identificar de itens a serem aprimorados e de validar elementos que funcionam com leitores de tela.
  • Difusão de políticas e recomendações editoriais na perspectiva de melhoria dos níveis de acessibilidade para periódicos e livros.
  • Apresentação a agências de fomento à pesquisa e inovação de um projeto de pesquisa sobre a temática como uma das formas de obtenção de fontes de financiamento para o fortalecimento dos recursos humanos e tecnológicos e para a visibilidade de nossas ações.

Outro ponto relevante envolve o planejamento de ações de conscientização sobre a importância do tema na comunidade de periódicos e livros acadêmicos. Neste sentido, o SciELO Acessibilidade planeja elaborar textos para blogs científicos, portais institucionais e em esforço coletivo buscar participar de encontros e congressos relacionados à publicação científica de modo a estimular a participação de editores e equipes editoriais no desenvolvimento e aprimoramento de iniciativas sobre acessibilidade.

Essas ações demonstram o compromisso do Programa SciELO com a promoção da acessibilidade na comunicação científica em sintonia com o modus operandi de Ciência Aberta. O SciELO Acessibilidade continuará trabalhando para identificar e remover barreiras à acessibilidade em todas as coleções e serviços da Rede SciELO, a fim de garantir que o conhecimento científico no âmbito da Ciência Aberta esteja acessível a todas as pessoas.

Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras

Notas

1. O grupo SciELO Acessibilidade é composto por: Alex Mendonça (SciELO), Amanda Ramalho (SciELO Livros), Giovanna Brito Castelhano (SciELO Livros), Solange Santos (SciELO), Leonardo Santos Amâncio Cabral (Gp-Idea/UFSCar), Aline Maira da Silva (RBEE), Ilda Fontes (RAE), Roberta Cardoso Cerqueira (HCSM), Carlos Henrique de Castro Gonçalves (Editora De Castro) e Ramon Cordini (rcordini)

2. SciELO 25 Anos – Programa

3. Declaração de Apoio à Ciência Aberta com IDEIA

4. SciELO ACESSIBILIDADE. Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2 [online]. SciELO em Perspectiva, 2024 [viewed 14 November 2024]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2024/11/14/acessibilidade-no-programa-scielo-pt-2/

5. PLETSCH, M.D., MENDES, G.M.L. and EBERSÖHN, L. Desafios Globais e Locais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Potencialidade de uma Cartografia em Construção. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol. 30, e0190 [viewed 8 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0190. Available from: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sJX5FdhGkX3kvP77zStr7fv/

6. PLETSCH, M.D. and MENDES, G.M.L. Cartografias da Educação Inclusiva na Educação Especial: Produção Científica, Políticas e Práticas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol. 30, e143p [viewed 8 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e143p. Available from: https://www.scielo.br/j/rbee/a/m83TGFWyPS6PFqxTBTCQD4J/

7. FREITAS, M.A. and NORONHA, I.O. Movimentos sociais e educação: mútuas influências. Belo Horizonte: Editora EUMG, 2023. https://doi.org/10.36704/9786586832167. Available from: https://books.scielo.org/id/p5f97

8. Rede SciELO – Linhas prioritárias de ação de profissionalização, internacionalização e sustentabilidade – 2024-2028

Referências

arXiv Accessibility Forum 2024: SciELO y accessibilidad / e acessibilidade. arXiv on YouTube. 2024 [viewed 8 November 2024]. Available from: https://youtu.be/wjzYB1DTbe0?si=jgKdo_M6ieh7Mo6C

Barreiras de navegação enfrentadas por pessoas com baixa visão: aprenda a identificar quais são essas barreiras [online]. Web Para Todos. 2017 [viewed 8 November 2024]. Available from: https://mwpt.com.br/barreiras-de-navegacao-enfrentadas-por-pessoas-com-baixa-visao/

C4DISC. Accessibility – Guidelines on Inclusive Language and Images in Scholarly Communication [online]. Coalition for Diversity and Inclusion in Scholarly Communications. 2022 [viewed 8 November 2024]. Available from: https://c4disc.pubpub.org/pub/v4up8c2n

CABRAL, L.S.A., et al.. Rede SciELO e acessibilidade: ênfase sobre as políticas, produtos e serviços [online]. SciELO em Perspectiva, 2020 [viewed 8 November 2024]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2020/08/07/rede-scielo-e-acessibilidade/

Como criar um layout de texto acessível para a WEB? [online]. Web Para Todos. 2022 [viewed 8 November 2024]. Available from: https://mwpt.com.br/como-criar-um-layout-de-texto-acessivel-para-a-web/

Design acessível: conheça 3 dicas para colocar em prática. [online]. Web Para Todos. 2019. Available from: https://mwpt.com.br/design-acessivel-conheca-3-dicas-para-colocar-em-pratica/

FORMAT [social network]. Vamos falar de serifa em materiais didáticos? [online]. LinkedIn, 2023 [viewed 8 November 2024]. Available from: https://www.linkedin.com/posts/formatdidaticos_vamos-falar-de-serifa-em-materiais-did%C3%A1ticos-activity-7113562686562443264-lJfF

FREITAS, M.A. and NORONHA, I.O. Movimentos sociais e educação: mútuas influências. Belo Horizonte: Editora EUMG, 2023. https://doi.org/10.36704/9786586832167. Available from: https://books.scielo.org/id/p5f97

GANNER, J., et al. Books without barriers: a practical guide to inclusive publishing, Institute of Professional Editors and Australian Publishers Association, 2023. Available from: https://www.iped-editors.org/resources-for-editors/books-without-barriers/

PACKER, A.L., et al. SciELO 25 Anos: Ciência Aberta com IDEIA – Impacto, Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed 8 November 2024]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/09/29/scielo-25-anos-ciencia-aberta-com-ideia/

PLETSCH, M.D. and MENDES, G.M.L. Cartografias da Educação Inclusiva na Educação Especial: Produção Científica, Políticas e Práticas. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol. 30, e143p [viewed 8 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e143p. Available from: https://www.scielo.br/j/rbee/a/m83TGFWyPS6PFqxTBTCQD4J/

PLETSCH, M.D., MENDES, G.M.L. and EBERSÖHN, L. Desafios Globais e Locais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Potencialidade de uma Cartografia em Construção. Rev. bras. educ. espec. [online]. 2024, vol. 30, e0190 [viewed 8 November 2024]. https://doi.org/10.1590/1980-54702024v30e0190. Available from: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sJX5FdhGkX3kvP77zStr7fv/

SALTON, B.P., AGNOL, A.D. and TURCATTI, A. Manual de Acessibilidade em Documentos Digitais. Bento Gonçalves, RS: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, 2017. Available from: https://drive.google.com/file/d/1prnE3MJfTsxARpWR2cOLbWmtK3x6aLNt/view

SciELO ACESSIBILIDADE. Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 2 [online]. SciELO em Perspectiva, 2024 [viewed 14 November 2024]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2024/11/14/acessibilidade-no-programa-scielo-pt-2/

Semana SciELO 25 Anos | Conferência Internacional – Dia 29 de Setembro de 2023. SciELO on YouTube. 2023 [viewed 8 November 2024]. Available from: https://www.youtube.com/watch?v=CxH58r34Kh8&t=4714s

Links externos

Accessibility Fundamentals Overview | Web Accessibility Initiative (WAI) | W3C

Acessibilidade Digital – Governo Digital

Convenção de Berna para a Proteção das Obras Literárias e Artísticas, de 9 de setembro de 1886, revista em Paris, a 24 de julho de 1971

Declaração de Apoio à Ciência Aberta com IDEIA

Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004

Decreto Nº 6.949 de 25 de agosto de 2009

Decreto de nº 7724, de 16 de maio de 2012

Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.1 – Português

Editora UEMG – SciELO Livros

eMAG – Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico

Grupo de Trabalho Interdisciplinar SciELO Acessibilidade

Legislação | ABDR

Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000

Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002

Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011

Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015

O que é um PDF? Portable Document Format

Perguntas mais frequentes – Conselho Nacional de Arquivos

Rede SciELO – Linhas prioritárias de ação de profissionalização, internacionalização e sustentabilidade – 2024-2028

Revista Brasileira de Educação Especial – Instruções aos autores

SciELO 20 Anos

SciELO 25 Anos

SciELO 25 Anos – Programa

SciELO e Acessibilidade no arXiv Accessibility Forum 2024 – arXiv Accessibility Forum 2024

SciELO Livros

The DAISY Consortium

Tratado de Marrakesh

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SciELO ACESSIBILIDADE. Acessibilidade no Programa SciELO: estado atual e perspectivas futuras – Parte 1 [online]. SciELO em Perspectiva, 2024 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2024/11/08/acessibilidade-no-programa-scielo-pt-1/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation