Encontro Anual de 2016 do Council of Science Editors (CSE) destaca má conduta científica e disponibilização de dados da pesquisa

Por Herbert Kimura

O Encontro Anual da CSE, Council of Science Editors (CSE), organização internacional voltada ao desenvolvimento da editoração científica, ocorreu em maio de 2016 em Denver/EUA, contando com a presença de cerca de 450 pessoas, entre editores-chefes, editores associados, editores executivos, analistas e assistentes de editoração, entre outros.

Foram discutidos aspectos básicos como, por exemplo, a estruturação de um novo periódico, a transição da publicação impressa para a virtual, o aprimoramento do processo de peer reviewing e diversos outros temas relevantes em editoração científica. Adicionalmente, o evento mostrou diversos outros pontos que estão gerando bastante debate no âmbito internacional, cujos impactos poderão chegar rapidamente aos periódicos nacionais.

Em particular, dois itens são preocupações prementes. Em primeiro lugar, foram relatadas experiências relevantes com scientific misconduct ou práticas de condutas científicas inadequadas. Em segundo lugar, foi levantada também a disponibilização dos dados da pesquisa para avaliadores e para leitores.

Diversos casos de práticas inadequadas foram apresentados, desde problemas advindos de denúncias anônimas até a necessidade de efetivos retractions, isto é, retratações de artigos após a publicação. As discussões no encontro indicam que os disclosures de práticas inadequadas têm apresentado um crescimento significativo, envolvendo acadêmicos em todo o mundo, inclusive de universidades de alta reputação.

Tendo em vista que os impactos para pesquisadores e organizações são contundentes, a comunidade acadêmica deve adotar muita cautela. A prática de editoração científica deve passar por um escrutínio cada vez maior, implicando que as equipes editoriais deverão se capacitar e se adequar em relação às novas demandas por análises de condutas questionáveis antes da publicação de manuscritos. Procedimentos editoriais podem sofrer alterações em função de, por exemplo, estabelecimento de políticas bem definidas e específicas para atuação em casos de má condutas e de uso de ferramentas de análise de plágio na avaliação de artigos.

Outro ponto bastante discutido no evento envolve a questão do compartilhamento de dados das pesquisas. Em algumas áreas, está se formando um consenso sobre a necessidade de disponibilização de dados como os de ensaios clínicos em biologia e medicina. Questões ligadas a, por exemplo, o quê, como, com quem, por quê e quando compartilhar dados impõem importantes pontos de atenção para pesquisadores e para equipes editoriais. Assim, periódicos poderão ter que adaptar seus websites, bem como definir políticas de disponibilização de dados de pesquisas de seus autores.

Assim, o evento deste ano do CSE propiciou um fórum importante para a discussão dos principais desafios da editoração científica. Os debates estabelecidos no encontro indicam um conhecimento ainda em construção e pontos que ainda não possuem definição. Por exemplo, mesmo já havendo diversas orientações do Committee on Publication Ethics (COPE) sobre misconducting, procedimentos e práticas dos editores ainda são bastante diversos. O próximo encontro anual da CSE será em San Diego/EUA no mês de maio de 2017.

Link externo

Programa Council of Science Editors (CSE) – http://www.councilscienceeditors.org/wp-content/uploads/2016Program.pdf

 

herbertSobre Herbert Kimura

Engenheiro de Eletrônica pelo ITA, Mestre e Doutor em Estatística pelo IME/USP, Doutor em Administração pela FEA/USP e EAESP/FGV. Atualmente é Professor Titular da UnB.  Atuou em projetos de consultoria e em programas de capacitação em instituições financeiras e empresas não financeiras. Editor-chefe da Revista de Administração Contemporânea (RAC). Bolsista de produtividade do CNPq.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

KIMURA, H. Encontro Anual de 2016 do Council of Science Editors (CSE) destaca má conduta científica e disponibilização de dados da pesquisa [online]. SciELO em Perspectiva, 2016 [viewed ]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2016/06/20/encontro-anual-de-2016-do-council-of-science-editors-cse-destaca-ma-conduta-cientifica-e-disponibilizacao-de-dados-da-pesquisa/

 

2 Thoughts on “Encontro Anual de 2016 do Council of Science Editors (CSE) destaca má conduta científica e disponibilização de dados da pesquisa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation