Nota de falecimento: Francisco Alberto de Moura Duarte, primeiro Presidente da ABEC Brasil

Fotografia do Prof. Francisco Alberto de Moura Duarte. Ele é um homem branco idoso de barba e sobrancelhas brancas e está com o rosto virado para a direita. O texto na imagem lê: Francisco Alberto de Moura Duarte. Presidente: 1985-1988 * 1988-1990

Francisco Alberto de Moura Duarte, professor aposentado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Presidente da ABEC Brasil nos dois primeiros mandatos (1985-1987,1988-1990), faleceu nesta terça-feira, 30 de agosto de 2022, na cidade de Ribeirão Preto, SP.

O professor Moura Duarte foi um eminente cientista na área de genética molecular, com participação em instituições do país e do exterior. Gostaríamos, nesta oportunidade, de destacar o uso da sua competência acadêmica no âmbito da editoria de ciência.

Moura Duarte foi fundador e editor da Revista Brasileira de Genética, hoje Genetics and Molecular Biology e da Genetics and Molecular Research on-line. Como primeiro presidente da ABEC Brasil, coube a ele a importante tarefa de institucionalizar a Associação.

O atual Presidente da ABEC Brasil, Sigmar de Mello Rode, reverencia e lamenta a morte do ex gestor da entidade: “É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso primeiro presidente e sócio-fundador, uma perda irreparável para a Ciência e para a editoração científica, da qual foi grande entusiasta. A ABEC Brasil é uma semente que ele ajudou a plantar, construir suas fundações e cultivar. Os frutos que floresceram e que ainda virão o manterão imortal na história”.

Abel Packer, Diretor do Programa SciELO/FAPESP, destaca que “o Prof. Duarte, como editor do Brazilian Journal of Genetics, teve participação ativa no grupo de dez editores que assessoram a implantação do projeto piloto de criação do SciELO em 1997 e inícios de 1998. Ele contribuiu decisivamente para a viabilização da proposta pioneira e inovadora do SciELO”.

A ABEC Brasil e o SciELO expressam à família, alunos e aos amigos do eminente professor nossos mais sinceros sentimentos.

 

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Nota de falecimento: Francisco Alberto de Moura Duarte, primeiro Presidente da ABEC Brasil [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/09/01/nota-de-falecimento-francisco-alberto-de-moura-duarte-primeiro-presidente-da-abec-brasil/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation