Desenvolvimento de checklist para apoiar a avaliação por pares na Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS (RESS)

Por Taís Freire Galvão e Marcus Tolentino Silva

No último ano, a Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS (RESS) passou por mudanças importantes no seu fluxo editorial (Galvão, et al., 2024), visando aprimorar a qualidade e a celeridade do processamento.

Entendendo que a avaliação por pares é o cerne das atividades editoriais, buscamos estruturar essa etapa por meio do desenvolvimento do checklist Revisão por pares: itens recomendados na elaboração de pareceres1 (Silva e Galvao 2024) que, além de apresentar os itens recomendados para elaboração de parecer, já contém trechos que podem ser utilizados para a escrita inicial.

A construção do checklist iniciou-se com a revisão dos principais motivos para rejeição de artigos elencada no capítulo 17, “Avaliação do artigo científico”, do livro Artigos Científicos: como redigir, publicar e avaliar (Pereira, 2011), de autoria de Maurício Gomes Pereira, do qual somos egressos de doutorado.

Nessa lista, identificamos itens de relevância e de delineamento da pesquisa, as quais complementamos com buscas na literatura. Uma experiência com treinamento de residentes inspirou as orientações gerais, inclusive reforçando a necessidade de empregar linguagem cordial e apresentar comentários construtivos (Lyons-Warren, et al. 2024).

Chegamos a uma lista de 31 itens que hierarquizamos em críticos, importantes e desejáveis, inspirada na classificação de desfechos adotada no método Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE). Essa estratificação das recomendações pela relevância buscou trazer objetividade ao parecer: primeiramente os pontos mais críticos, depois os importantes e por fim, aqueles que podem ser interessantes para aprimorar a comunicação do manuscrito (Silva e Galvao 2024).

A lista foi apresentada e testada na primeira “RESSatona: maratona de revisão por pares da RESS” em junho de 2024, em Brasília, onde 55 participantes — editores e revisores da RESS — utilizaram como roteiro para elaborar os pareceres atribuídos neste treinamento prático para o novo sistema de submissão do periódico, iniciado nesse mesmo mês. Os comentários e sugestões ao roteiro foram incorporados e o link para acesso ao checklist foi incorporado à mensagem enviada aos pareceristas após confirmarem o aceite em revisar artigos da RESS.

A experiência das RESSatonas — que teve outras duas edições no segundo semestre de 2024 — e de construção do checklist será apresentada no próximo International Congress on Peer Review and Scientific Publication, em setembro de 2025, evento organizado pelos periódicos JAMA e BMJ voltado para a avaliação e aprimoramento da avaliação por pares e comunicação científica.

A sistematização da avaliação por pares com apoio da ferramenta proposta é uma estratégia para trazer uniformidade e qualidade à elaboração dos pareceres de artigos submetidos à RESS. Como todo sistema complexo, a utilização do roteiro na avaliação por pares precisa ser incentivada e avaliada, propondo melhorias e reformulações conforme os resultados mensurados.

Nota

1. Revisão por pares: itens recomendados na elaboração de pareceres

Referências

GALVÃO, T.F., et al. Aprimoramento editorial na Epidemiologia e Serviços de Saúde em 2024. Epidemiol Serv Saúde [online]. 2024, vol. 33, e20241002 [viewed 16 July 2025]. https://doi.org/10.1590/S2237-96222024v33e20241002.pt. Available from: https://www.scielo.br/j/ress/a/v3rNwK5h45Q6FwW9Fx39NbF/

LYONS-WARREN, A.M., et al. A structured, journal-led peer-review mentoring program enhances peer review training. Res Integr Peer Rev [online]. 2024, vol. 9, no. 1 [viewed 16 July 2025]. https://doi.org/10.1186/s41073-024-00143-x. Available from: https://researchintegrityjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s41073-024-00143-x

PEREIRA, M.G. Artigos científicos: como redigir, publicar e avaliar. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

SILVA, M.T. and GALVÃO, T.F. Revisão por pares: itens recomendados na elaboração de pareceres [online]. Open Science Framework. 2024 [viewed 16 July 2025]. http://doi.org/10.17605/OSF.IO/GRN2A. Available from: https://osf.io/grn2a/

Links externos

Epidemiologia e Serviços de Saúde – ScholarOne Manuscripts

Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE)

International Congress on Peer Review and Scientific Publication

 

Sobre Taís Freire Galvão

Fotografia de Taís Freire Galvão

Professora Associada da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas e coordenadora da Coordenação-Geral de Editoração Técnico-Científica em Vigilância em Saúde, Departamento de Ações Estratégicas de Epidemiologia e Vigilância em Saúde e Ambiente, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ministério da Saúde. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Amazonas, mestre em Efetividade em Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo e doutora em Ciências da Saúde, área de concentração Saúde Coletiva, pela Universidade de Brasília. É editora executiva da Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS (RESS), onde atua desde 2014.

Sobre Marcus Tolentino Silva

Fotografia de Marcus Tolentino Silva

Professor Adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UnB. Graduado em Farmácia pelo Centro de Ensino Superior Unificado de Brasília, especialista em Epidemiologia pela Universidade Católica de Brasília, mestre em Efetividade em Saúde Baseada em Evidências pela Universidade Federal de São Paulo e doutor em Ciências da Saúde pela UnB. Atua na área de Epidemiologia com ênfase em inquéritos populacionais, avaliação de tecnologias em saúde e saúde baseada em evidências. Ministra aulas de bioestatística, epidemiologia e saúde coletiva.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

GALVÃO, T.F. and SILVA, M.T. Desenvolvimento de checklist para apoiar a avaliação por pares na Epidemiologia e Serviços de Saúde: revista do SUS (RESS) [online]. SciELO em Perspectiva, 2025 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2025/07/16/desenvolvimento-de-checklist-para-apoiar-a-avaliacao-por-pares-na-epidemiologia-e-servicos-de-saude-revista-do-sus-ress/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation