Homenagem do Programa SciELO aos 70 anos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)

Logo IBICTO Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) está celebrando 70 anos dedicados à promoção do desenvolvimento das capacidades e infraestruturas nacionais de pesquisa, ensino e práticas em gestão de informação científica e técnica.

Nestas sete décadas o IBICT desenvolveu, adotou e adaptou teorias, metodologias e tecnologias que perpassaram os meios de registro em papel, digital offline e online, sempre na busca de democratizar a publicação, o registro e o acesso à informação científica e técnica. Liderou uma rede de bibliotecas que, por meio do sistema COMUT, viabilizou o acesso nacional a cópias de artigos impressos, implantou a operação de bases bibliográficas que registram a produção científica que é comunicada nacionalmente e um serviço nacional de preservação, adotou o acesso aberto à literatura científica com o advento da publicação online e nos últimos anos, é uma das instituições nacionais líderes em Ciência Aberta.

O IBICT se destaca historicamente por sua governança, que liderou programas e projetos transformadores, superou desafios, assegurou a consecução da sua missão e objetivo e a sustentabilidade institucional como referência de política pública do Brasil. Se destaca operacionalmente por inovações, pioneirismo e alta capacidade técnica e operacional na promoção, implantação e operação de produtos e serviços de informação científica e técnica em linha com o estado da arte internacional, sempre centrando seu trabalho nas condições e prioridades nacionais que compreendem o desafio constante de aprimorar políticas, práticas e contextos equitativos e inclusivos diante da nossa grande diversidade geográfica, institucional e cultural, que inclui o desenvolvimento do português como língua científica.

O Programa SciELO se orgulha em se unir às homenagens nacionais e internacionais de reconhecimento à liderança e contribuição do IBICT como parte integral do sistema nacional de ciência e tecnologia, posicionando o Brasil entre os países comprometidos com o avanço das políticas, conhecimento e infraestrutura em informação e conhecimento científico em prol do desenvolvimento nacional, seguindo os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Parabéns à Direção e à equipe do IBICT, que herdam de lideranças e profissionais históricos da biblioteconomia e ciência da informação, uma instituição que é motivo de orgulho para o Brasil.

Link externo

Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) – https://www.gov.br/ibict/pt-br

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Homenagem do Programa SciELO aos 70 anos do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) [online]. SciELO em Perspectiva, 2024 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2024/04/10/homenagem-do-programa-scielo-aos-70-anos-do-instituto-brasileiro-de-informacao-em-ciencia-e-tecnologia-ibict/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation