Lançada a Initiative for Open Abstracts para promover a descoberta da pesquisa [Publicado originalmente em IO4A.org em setembro/2020]

Uma nova iniciativa entre publishers exige a disponibilidade irrestrita de resumos para impulsionar a descoberta da pesquisa

A Initiative for Open Abstracts (I4OA) insta a todos os publishers acadêmicos a abrir os resumos de suas publicações e, especificamente, distribuí-los por meio do Crossref, a fim de facilitar o acesso em larga escala e promover a descoberta de pesquisas críticas. A I4OA – uma colaboração entre publishers acadêmicos, bibliotecários acadêmicos, pesquisadores, provedores de infraestrutura e outras partes interessadas – será lançada na conferência online da Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA) em 24 de setembro.

A I4OA foi estabelecida para defender e promover a disponibilidade irrestrita de resumos de publicações acadêmicas, particularmente artigos de periódicos e capítulos de livros.

Stuart Taylor, O Diretor de Publicação da Royal Society afirma: “Os resumos sumarizam o conteúdo das publicações acadêmicas e sua ampla disponibilidade aumentará a descoberta e atrairá leitores, tanto humanos quanto mecânicos, para o texto completo.”

Tornar os resumos disponíveis abertamente ajuda, portanto, os publishers acadêmicos a maximizar a visibilidade e o alcance de seus periódicos e livros. Os resumos abertos tornam mais fácil aos estudiosos descobrir, ler e, em seguida, citar estas publicações; promovem sua inclusão em revisões sistemáticas; expandem e simplificam o uso de mineração de texto, processamento de linguagem natural e técnicas de inteligência artificial em análises bibliométricas; e facilitam a erudição em todas as disciplinas àqueles sem acesso por assinatura a serviços bibliográficos comerciais.

Muitos resumos já estão disponíveis em várias bases de dados bibliográficas, mas estas fontes têm limitações; requerem assinatura, não são acessíveis por máquina ou são restritas a uma disciplina específica.

“Reunir os resumos de muitos publishers e de várias disciplinas sem estas restrições permitirá novos tipos de ferramentas de descoberta e análises, sem que seja necessário recompilar individualmente milhões de páginas de artigos em milhares de sites de publishers”, afirma Vincent Larivière, Professor de Ciências da Informação na Universidade de Montreal.

“Disponibilizar resumos apenas para leitura humana (do globo ocular) em sites de publishers não é suficiente”, acrescenta Ludo Waltman, Vice-Diretor do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden e coordenador da I4OA.

O Crossref é uma organização de infraestrutura sem fins lucrativos usada por muitos publishers para registrar e compartilhar Digital Object Identifiers (DOIs) para suas publicações.

“O Crossref já tem a capacidade de reunir resumos em um formato comum em um repositório interdisciplinar global por meio de uma API aberta. No momento, entretanto, os publishers enviam resumos para apenas ~7% das publicações que registramos,” afirma Ginny Hendricks, Diretora de Member & Community Outreach do Crossref.

A I4OA apela a todos os publishers acadêmicos que usam o Crossref para tornar seus resumos disponíveis abertamente, depositando-os no Crossref. Isso pode ser feito como parte dos fluxos de trabalho estabelecidos que os publishers já possuem para enviar metadados de publicação ao Crossref.

Trinta e quatro publishers, listados abaixo, já concordaram em apoiar o I4OA e enviar seus resumos ao Crossref. O apoio à I4OA também foi expresso por mais de 50 outras partes interessadas, também listadas abaixo, incluindo financiadores de pesquisa global, bibliotecas e associações de bibliotecas, provedores de infraestrutura e organizações de ciência aberta, demonstrando a importância e relevância desta Iniciativa para a comunidade acadêmica.

A I4OA foi inspirada no sucesso da Initiative for Open Citations (I4OC), que incentiva o envio de referências ao Crossref. Desde o lançamento da I4OC em 2017, mais de dois mil publishers acadêmicos optaram por tornar as listas de referência de seus artigos de periódicos e capítulos de livros disponíveis abertamente por meio do Crossref. A I4OA, que será anunciada na conferência OASPA em 24 de setembro de 2020, tem como objetivo replicar o sucesso da I4OC, obtendo um salto rápido na disponibilidade aberta de resumos acadêmicos através do Crossref.

Mandy Hill, diretora geral de Publicações Acadêmicas da Cambridge University Press, afirmou: “Os resumos dos autores são uma ferramenta chave para a descoberta da literatura, e temos o prazer de apoiar esta iniciativa de criar um corpus de alta qualidade de resumos de livre acesso no Crossref.”

Stephanie Paalvast, diretora de pesquisa aberta da Brill, afirmou: “Na Brill, já estamos experimentando as vantagens de abrir os resumos sobre o impacto da pesquisa que publicamos. Tem ajudado nossos autores a receberem mais downloads, nossos periódicos a se tornarem mais visíveis; e apoia as ambições institucionais e de financiadores de metadados abertos. Estamos muito satisfeitos em nos unir aos esforços da I4OA para maximizar a aceitação desta prática em toda a indústria editorial e, em última análise, contribuir para melhorar o acesso e o impacto.”

Stephanie Dawson, CEO da ScienceOpen, afirmou: “Apoio fortemente os esforços da I4OA para tornar os resumos de livre acesso junto aos metadados dos artigos. Muitos publishers já estão convencidos de que é do melhor interesse de autores e periódicos abrir seus resumos, pois isso leva a mais visualizações e maior impacto de seus trabalhos. A I4OA é exatamente o que precisamos agora para aumentar a conscientização sobre as vantagens dos resumos abertos para os publishers e para promover as melhores práticas de metadados.”

Contato e mais informação

Mais informação pode ser obtida no webinário da I4OA, a ser realizado em 5 de outubro de 2020 às 11h BRT (inscreva-se em https://bit.ly/32zcOVH), no site da I4OA <https://i4oa.org>, enviando um e-mail para Ludo Waltman, coordenador da I4OA, <openabstracts@gmail.com>, ou seguindo @open_abstracts no Twitter.

Equipe I4OA

Helen Duce (SAGE)
Ginny Hendricks (Crossref)
Bianca Kramer (Utrecht University)
Vincent Larivière (Université de Montréal)
Catriona J. MacCallum (Hindawi Ltd)
Cameron Neylon (Curtin University)
Silvio Peroni (OpenCitations e University of Bologna)
David Shotton (OpenCitations e University of Oxford)
Cassidy R. Sugimoto (Indiana University Bloomington e International Society for Scientometrics and Informetrics)
Aaron Tay (Singapore Management University)
Stuart Taylor (The Royal Society)
Bryan Vickery (Crossref)
Ludo Waltman (Leiden University)

Publishers Fundadores

Hindawi Ltd
SAGE
The Royal Society

Publishers apoiadores (última atualização: 15 de setembro de 2020)

American Association for the Advancement of Science (AAAS)
Beilstein Institut
Brill
British Academy
British Institute of Radiology
Cambridge University Press (CUP)
De Gruyter
EDP Sciences
eLife
European Mathematical Society
European Respiratory Society (ERS)
Frontiers
F1000
Geological Society of London
International Union of Crystallography (IUCr)
IWA Publishing
Leibniz-Institute for Psychology Information (ZPID)
MDPI
MIT Press
PeerJ
Portland Press (Biochemical Society)
Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)
Public Library of Science (PLOS)
Royal College of General Practitioners
Royal College of Psychiatrists
RTI Press
S. Karger
The Company of Biologists
Thomas Telford (Institution of Civil Engineers)
Ubiquity Press
University of Technology, Sydney (UTS) ePress

Apoio às Partes Interessadas (última atualização: 15 de setembro de 2020)

Academy of Science of South Africa (ASSAf)
AmeliCA
ASAPbio
Association of European Research Libraries (LIBER)
Association of Research Libraries
Association of Research Managers and Administrators UK (ARMA UK)
Austrian Science Fund (FWF)
Bill & Melinda Gates Foundation
British Library
California Digital Library (CDL)
Center for Open Science
CiteSeerX
cOAlition S
Coko Foundation
Confederation of Open Access Repositories
ContentMine
CORE
DataCite
DBLP
Digital Science
Directory of Open Access Journals (DOAJ)
Dryad
Dutch Research Council (NWO)
Eigenfactor
Electronic Information for Libraries (EIFL)
Érudit
EuropePMC
Fair Open Access Alliance
FORCE11
Harvard Office for Scholarly Communication
International Network of Research Management Societies (INORMS)
Lens
Max Planck Digital Library (MPDL)
Metadata 2020
Microsoft Research
Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA)
Open Knowledge Maps
OPEn Research Analytics (OPERA)
OpenAIRE
Our Research
Redalyc
Research Council of Norway (RCN)
Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC)
Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition Europe (SPARC Europe)
SciELO
ScienceOpen
SciTech Strategies
Swiss National Science Foundation (SNSF)
TIB – Leibniz Information Centre for Science and Technology and University Library
Ukrainian Citation Index
UK Research and Innovation (UKRI)
Wellcome Trust

 

Artigo original em inglês

https://i4oa.org/press.html#pressrelease

 

Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

INITIATIVE FOR OPEN ABSTRACTS Lançada a Initiative for Open Abstracts para promover a descoberta da pesquisa [Publicado originalmente em IO4A.org em setembro/2020] [online]. SciELO em Perspectiva, 2020 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2020/09/24/lancada-a-initiative-for-open-abstracts/

 

One Thought on “Lançada a Initiative for Open Abstracts para promover a descoberta da pesquisa [Publicado originalmente em IO4A.org em setembro/2020]

  1. O texto veio em português, mas com um termo estranho em alguma outra língua, suponho, que não me permite compreender> O que seria “publishers”, peço que me esclareçam nem que seja em português arcaico, aquele utilizado até os alvores do século XXI.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation