Reunião anual do SciELO sinaliza nova etapa do programa

Por Abel L Packer

reuniao_scielo

III Reunião Anual SciELO, realizada em 2012.

Os novos critérios de indexação do SciELO Brasil1, a evolução do desempenho dos periódicos do Brasil e a responsabilidade dos editores no aperfeiçoamento das publicações serão os temas principais da próxima reunião anual de 2014 do Programa SciELO que terá lugar em 2 dezembro na sede da FAPESP em São Paulo.

Há um ano o SciELO celebrou os 15 anos da sua operação regular com a realização de uma conferência internacional que analisou os principais avanços, tendências e inovações na comunicação científica internacional, seu impacto e desafios para o progresso dos periódicos dos países em desenvolvimento e emergentes e especialmente para os indexados pelo Programa SciELO. Entre os principais desafios estão o surgimento dos megajournals, a facilidade de publicação e menores tempos de avaliação e a maior valorização dos periódicos dos países desenvolvidos.

O Programa SciELO definiu três linhas principais de ação para incorporar inovações e fortalecer a capacidade dos periódicos participar ativamente do fluxo internacional da comunicação científica e melhorar o seu desempenho. Primeiro, a profissionalização, que se traduzirá na capacidade de publicar periódicos de acordo com o estado da arte internacional em editoração e publicação científica. Segundo, a internacionalização, com vistas a ampliar a inserção internacional dos periódicos. A terceira linha de ação está orientada a contribuir para a sustentabilidade financeira dos periódicos.

Estas três linhas de ação são convergentes e vêm sendo promovidas e implantadas progressivamente pelo SciELO em colaboração com os periódicos.  A expressão principal da implantação é o desenvolvimento e operação regular de uma plataforma de produtos e serviços comuns de editoração e publicação científica que abrangerá todas as etapas de produção dos artigos. Estes produtos e serviços estarão disponíveis a todos os periódicos SciELO. Empresas brasileiras e internacionais que prestam estes serviços vêm sendo certificadas pelo SciELO. Os periódicos poderão contratar um ou mais destes serviços assim como poderão se responsabilizar integralmente pela produção dos artigos fazendo uso de produtos certificados pela plataforma. A perspectiva é dotar o conjunto dos periódicos SciELO com produção de artigos segundo o estado da arte a custos minimizados.

Entretanto, o objetivo principal é melhorar o desempenho dos periódicos nos índices bibliográficos tendo como referência para a contagem de citações o SciELO Citation Index na plataforma Web of Sciences. O desempenho por uso será baseado no número de downloads no site SciELO medido segundo os critérios do COUNTER.  O desempenho nas redes sociais será acompanhado pelo sistema da altmetric.com que monitora as referências que os artigos recebem em blogs e diferentes serviços Web de compartilhamento de informação.

O avanço das linhas de ação será monitorado por conjuntos de periódicos definidos segundo as grandes áreas do conhecimento do CNPq. Assim, uma lista de requisitos e uma série de valores mínimos de indicadores deverão ser obedecidas pelo conjunto das áreas temáticas. Outra lista deverá ser obedecida por todos os periódicos. Estes requisitos e indicadores são parte integral dos Critérios SciELO de indexação, em sua versão de 30 de setembro de 2014, que será aplicado a partir de janeiro de 2015. Parte dos requisitos e indicadores deverá ser atendida até o final de 2015 e todos até o final de 2016, quando as linhas de ação terão finalizado seu tempo previsto de implantação e a coleção SciELO Brasil estará integralmente conforme os novos critérios de indexação

Não obstante os esforços do Programa SciELO, são as instituições responsáveis pelos periódicos e principalmente seus editores-chefes que têm a responsabilidade principal de avançar na adoção das linhas de ação e portanto no cumprimento dos requisitos e indicadores de indexação.

A reunião anual de 2014 será o principal foro de apresentação e de discussão sobre a evolução do desempenho dos periódicos SciELO Brasil e os novos critérios de indexação.

Nota

1 Critérios, política e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil – http://www.scielo.br/avaliacao/20141003NovosCriterios_SciELO_Brasil.pdf

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A. Reunião anual do SciELO sinaliza nova etapa do programa [online]. SciELO em Perspectiva, 2014 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2014/10/03/reuniao-anual-do-scielo-sinaliza-nova-etapa-do-programa/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation