Por cOAlition S
Uma nova ferramenta on-line criada para avaliar a equidade dos modelos de comunicação científica foi lançada hoje na conferência OASPA 2024. A ferramenta How Equitable Is It?1 (Quão equitativo é?), desenvolvida por um Grupo de Trabalho com várias partes interessadas, composto por bibliotecários, representantes de consórcios de bibliotecas, financiadores e publishers, convocado por cOAlition S, Jisc e PLOS, tem como objetivo fornecer uma estrutura para avaliar os modelos e arranjos de comunicação acadêmica no eixo da equidade.
A ferramenta, que foi inspirada na estrutura do HowOpenIsIt?,2 é voltada para instituições, consórcios de bibliotecas, financiadores e publishers, ou seja, as partes interessadas que investem ou recebem fundos para serviços de publicação. Ela oferece aos usuários a oportunidade de classificar modelos e acordos de comunicação acadêmica de acordo com sete critérios:
- Acesso à leitura
- Publicação de Acesso Aberto imediato
- Maximização da participação
- Direitos de reutilização
- Transparência de preços e taxas
- Promoção e incentivo às práticas de pesquisa aberta: dados e códigos
- Promoção e incentivo de práticas de pesquisa abertas: preprints e avaliação por pares aberta
Objetivos principais
Uma das principais ambições do Grupo de Trabalho era desenvolver algo prático para ajudar as partes interessadas a avaliar os modelos e acordos de comunicação acadêmica no eixo da equidade e disponibilizar essas informações de forma a facilitar a comparação entre diferentes modelos. Em vez de prescrever o resultado, os usuários podem confiar em seu próprio julgamento sobre como os modelos ou arranjos se classificam em relação aos critérios de equidade: nenhum banco de dados pré-preenchido de modelos, periódicos ou arranjos está por trás da ferramenta.
Robert Kiley, diretor de estratégia da cOAlition S e um dos copresidentes do Grupo de Trabalho, comentou:
Embora haja um amplo consenso de que um modelo em que nem o autor nem o leitor pagam uma taxa é mais justo do que uma abordagem baseada em assinatura ou APC [article processing charge, taxa de processamento de artigo], determinar quais outros componentes tornam um modelo mais justo do que outro é um desafio. A Ferramenta de Equidade, lançada hoje, ajuda os usuários a considerar uma série de critérios para se afastar de modelos e acordos injustos baseados em artigos e facilitar uma participação mais equitativa no compartilhamento de conhecimento.
Roheena Anand, Diretora Executiva de Desenvolvimento e Vendas de Publicações Globais da PLOS e outra das presidentes do Grupo de Trabalho, acrescentou:
Estamos muito satisfeitos em lançar esta versão beta da Ferramenta de Equidade. Um dos pontos fortes do grupo de trabalho é a representação de vários pontos de vista das partes interessadas: financiadores, bibliotecários e publishers. Muitas conversas robustas entre os membros levaram à esta iteração inicial, e estamos ansiosos para receber mais feedback da comunidade em geral.
Anna Vernon, Diretora de Licenciamento de Pesquisa da Jisc e também copresidente do Grupo de Trabalho, expressou entusiasmo com o impacto potencial da ferramenta:
Na Jisc, estamos ansiosos para usar esta ferramenta para informar as decisões de investimento da nossa comunidade em publicações acadêmicas.
Como funciona a ferramenta
Com base nos critérios acima mencionados, a ferramenta How Equitable Is It?1 solicita que os usuários considerem até que ponto o modelo (e o fluxo de financiamento associado) que estão avaliando facilita (ou restringe) a participação equitativa no compartilhamento de conhecimento. Os usuários pontuam cada critério em uma escala de “menos equitativo” a “mais equitativo”, recebendo uma pontuação geral de equidade após a conclusão, juntamente com um resumo de suas respostas. Uma descrição detalhada dos critérios e suas definições está disponível em How Equitable Is It? – A Draft Framework For Assessing Scholarly Communication Models on the Axis of Equity.3
Se solicita retroalimentação
A versão atualmente disponível da ferramenta How Equitable Is It?1 é a versão beta, aberta para comentários e aprimoramentos. As partes interessadas do ecossistema de publicação acadêmica são incentivadas a testar a ferramenta e fornecer feedback até 28 de outubro de 2024 por meio do formulário Feedback form on the “How Equitable Is It?” tool4 para ajudar a refinar os critérios e aumentar sua utilidade. O Grupo de Trabalho analisará todas as contribuições e publicará uma versão revisada no início de 2025.
Contato de mídia
Maria Karatzia
cOAlition S, Communication Officer
maria.karatzia@coalition-s.org
Notas
1. How Equitable Is It?: https://coalitions.typeform.com/Equity-Tool
2. HowOpenIsIt? A Guide for Evaluating the Openness of Journals: https://sparcopen.org/our-work/howopenisit/
3. How Equitable Is It? – A Draft Framework For Assessing Scholarly Communication Models on the Axis of Equity: https://www.coalition-s.org/wp-content/uploads/2024/09/HowEquitableIsIt_Framework_criteria_definitions.pdf
4. Feedback form on the “How Equitable Is It?” tool: https://coalitions.typeform.com/Equity-Feedback
Referências
Beyond article-based charges: working group established [online]. cOAlition S. 2023 [viewed 18 September 2024]. Available from: https://www.coalition-s.org/beyond-article-based-charges-working-group-established/
Moving away from APCs: a multi-stakeholder working group convened by cOAlition S, Jisc and PLOS [online]. cOAlition S. 2023 [viewed 18 September 2024]. Available from: https://www.coalition-s.org/moving-away-from-apcs/
Links externos
Feedback form on the “How Equitable Is It?” tool: https://coalitions.typeform.com/Equity-Feedback
How Equitable Is It? – A Draft Framework For Assessing Scholarly Communication Models on the Axis of Equity: https://www.coalition-s.org/wp-content/uploads/2024/09/HowEquitableIsIt_Framework_criteria_definitions.pdf
How Equitable Is It?: https://coalitions.typeform.com/Equity-Tool
HowOpenIsIt? A Guide for Evaluating the Openness of Journals: https://sparcopen.org/our-work/howopenisit/
Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários