O espaço dos blogs SciELO em Perspectiva em 2014

Por Abel L. Packer

O Programa SciELO iniciou em julho de 2013 a publicação do blog SciELO em Perspectiva com dois objetivos principais. O primeiro é divulgar, analisar e debater temas contemporâneos da comunicação científica e seu impacto no desenvolvimento dos periódicos que indexa e publica. O segundo é disseminar, comentar e debater os artigos publicados pelos periódicos SciELO, com vistas a aumentar a sua visibilidade e, mais especificamente, das pesquisas que publicam, junto às respectivas comunidades de pesquisadores e da sociedade em geral, aproveitando o caráter de divulgação interativo dos blogs como meio de publicação.

O uso das redes como meio de divulgação associado aos periódicos vem sendo promovido pelo SciELO nos últimos dois anos.  A perspectiva é seguir a tendência internacional de uso de ferramentas, sistemas e plataformas como Blogs, Twitter, Facebook, Mendeley, Academia.edu, etc., que, de modo geral, baseiam-se e exploram o potencial das comunidades e as facilidades da Web para ampliar a divulgação, o intercâmbio de informação e o debate de ideias. Ao mesmo tempo essa comunicação vem gerando novas métricas sobre a influência que as novas  pesquisas alcançam.  Essas altmetrias permitem ampliar os meios e mecanismos de avaliação da contribuição, influência e impacto das pesquisas, complementando os métodos e indicadores bibliométricos clássicos. De fato, essas mídias são operadas de modo crescente por publishers,  periódicos, sociedades científicas assim como de instituições e pesquisadores individuais.

Inicialmente o blog do SciELO cumpriu dois objetivos específicos, em 2013. O primeiro foi divulgar a Conferência SciELO 15 Anos e os temas principais da sua programação para o qual foi realizado um programa de entrevistas com vários palestrantes. O segundo foi aprender a operação de um blog institucional de caráter científico e desenvolver uma metodologia de gestão editorial com o objetivo de operar novas seções do blog dedicadas a áreas temáticas.

O primeiro blog temático lançado foi SciELO em Perspectiva – Humanas com o objetivo de divulgar os novos números assim como notícias e tópicos importantes relacionados com os periódicos de ciências sociais, humanidades e sociais aplicadas. O blog foi lançado na Conferência SciELO 15 Anos após um processo amplo de consulta com os editores dos periódicos considerados e eleição entre eles do Comitê Editorial.

Para 2014, o espaço de blogs do SciELO será desenvolvido segundo duas linhas prioritárias de ação. A primeira é fortalecer a operação do blog geral sobre temas de comunicação científica e do blog de humanas.  A segunda é promover junto às demais  áreas científicas do SciELO a criação e operação de novos blogs temáticos.

Entre os principais temas atuais de comunicação científica o blog abordará o avanço internacional do acesso aberto,  as novas plataformas de publicação além dos modelos clássicos de periódicos,  o uso das redes sociais e as novas métricas, as metodologias, tecnologias e serviços que favorecem a profissionalização,  internacionalização e sustentabilidade dos periódicos, a publicação dos dados das pesquisas,  políticas públicas de comunicação científica, etc.

O fortalecimento do blog de humanas requererá a participação progressiva da maioria dos periódicos seja com a simples disseminação dos novos números que publicam ou por meio de uma apropriação mais efetiva do blog para debater temas que mobilizam as respectivas comunidades científicas.

Já a criação de novos blogs temáticos requer a busca de um consenso mínimo entre os editores de periódicos no sentido de criar e operar espaços comuns de divulgação na perspectiva que a convergência e o trabalho cooperativo trarão massa crítica de conteúdos e leitores que beneficiarão a todos.

A adoção das mídias sociais embora mais e mais aceitável representa ainda um grande desafio por suas peculiaridades e a demanda de novos recursos e responsabilidades. Entretanto, esperamos que com o trabalho cooperativo o espaço de blogs, SciELO em Perspectiva, poderemos minimizar os esforços e maximizar os resultados e retornos.

2014 será o ano decisivo para a adoção das redes sociais por todos os membros e usuários do SciELO.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A. O espaço dos blogs SciELO em Perspectiva em 2014 [online]. SciELO em Perspectiva, 2014 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2014/01/22/o-espaco-dos-blogs-scielo-em-perspectiva-em-2014/

 

One Thought on “O espaço dos blogs SciELO em Perspectiva em 2014

  1. Pingback: Espaço para melhorar a divulgação de revistas científicas SciELO-Brasil (V.3, N.11, 2017) - Blogs Científicos - UNICAMP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation