Além do SciELO, FAPESP promove novas iniciativas em acesso aberto

openaccessEm artigo publicado no blog Tony Hey on eScience do pesquisador Tony Hey, vice-presidente da Microsoft Research Connections, Brito Cruz, Diretor Científico da FAPESP, destaca avanços do SciELO e duas novas iniciativas na política de comunicação científica da FAPESP previstas para 2013.

O artigo descreve a criação do portal  SciELO em 1997 como uma das primeiras iniciativas em acesso aberto que logo se expandiu para a América Latina, formando a rede com coleções em dezesseis países. Brito Cruz salienta que, desde o seu início, o SciELO desempenhou funções de publisher como estratégia para elevar os padrões dos periódicos participantes, com vistas a aumentar a sua visibilidade e a sua internacionalização. Destaca a evolução da coleção inicial do SciELO Brasil que começou em 1997 com 10 periódicos e alcançou 269 periódicos em maio de 2013, com uma média diária de mais de 1,2 milhão de acessos aos artigos.

Uma nova iniciativa em acesso aberto da FAPESP citada no artigo é a criação de repositórios institucionais nas Universidades Paulistas para prover acesso aberto aos artigos resultantes de pesquisas financiadas pela FAPESP. Sem interferir na escolha dos pesquisadores, essa política cumprirá com as normas editoriais de cada periódico.

A outra iniciativa, prevista para 2013, está orientada a promover profissionalização, sustentabilidade, visibilidade e impacto de periódicos que serão selecionados por meio de uma chamada de propostas que a FAPESP está coordenando com outras agências de fomento do Brasil para que a iniciativa seja nacional.

O artigo completo pode ser acessado em: tonyhey.net/

Sobre Tony Hey: research.microsoft.com/en-us/people/tonyhey/

Sobre Prof. Brito Cruz: www.fapesp.br/63

Sobre o SciELO:  www. scielo.org

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. Além do SciELO, FAPESP promove novas iniciativas em acesso aberto [online]. SciELO em Perspectiva, 2013 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2013/07/15/44/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation