Por Denise Valle, Pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz, conselheira da Editora Fiocruz
“A Editora Fiocruz é a casa publicadora de livros acadêmicos da Fiocruz”1 – esta foi a definição que iniciou a matéria de divulgação do evento de celebração dos 30 anos da Editora Fiocruz, ocorrido no dia 24 de maio de 2023. Nesse evento aconteceu também o lançamento do primeiro volume da coleção Bio,2 uma nova, e inovadora, iniciativa da Editora.
O termo “casa publicadora” é apurado: remete a acolhimento, mas também a movimento e ação. Remete a escuta e compartilhamento: “estamos juntos”.
Que a Editora é acolhedora fica evidente desde o primeiro contato com a equipe, na condição de candidato a autor, parecerista, entre outros. E essa sensação de acolhimento e compartilhamento perdura, estimulando todos os colaboradores a continuarem em contato, atuando em parceria.
O próprio processo de concepção, gestação, e parto da coleção Bio é uma manifestação de uma qualidade da Editora Fiocruz que hoje é rara no privado, no público, no individual e no coletivo: a capacidade de ouvir, a sensibilidade de perceber, no caso, de perceber lacunas e tendências.
Até aqui, a contribuição da Editora Fiocruz na área bio mais raiz era um pouco tímida, esporádica, meio que pedindo licença, principalmente a partir do ponto de vista dos profissionais da vertente biomédica. A coleção Bio vem marcar a aposta da Editora Fiocruz na área bio de forma consistente, continuada.
Importante lembrar o papel, o abraço do conselho da Editora Fiocruz a essa iniciativa: acolheu, ouviu, aprovou, sugeriu, acompanhou, revisou. O conselho reconheceu a falta de material bibliográfico com potencial de atender a uma ampla formação profissional na área bio. O conselho vislumbrou o potencial da coleção Bio de dar suporte à rotina da prestação de serviços em saúde e mesmo em eventuais emergências sanitárias, agregando conteúdo de qualidade e auxiliando tomadores de decisão e demais profissionais com material atualizado.
E, sim, parece correto que a Fiocruz capitaneie esse projeto, em associação com outras instituições, várias já representadas no conselho da Editora, simbolicamente uma fração da academia, na sua porção saúde pública.
A coleção Bio é uma aposta de muitas camadas. Como casa publicadora, e acolhedora, a Editora Fiocruz assumiu a dinâmica do conhecimento da área bio, que é meio distinta, em permanente empilhamento e reorganização de conceitos, estratégias e metodologias.
E, sim! Vamos trabalhar com curadoria e atualização periódica dos volumes, para dar conta de manter a informação sempre pari passu ao estado da arte. Vamos também manter o compromisso histórico da Fiocruz com o acesso igualitário ao conhecimento. Mais: vamos, sim, deixar barato – a coleção Bio é de acesso aberto, on-line, gratuita. A linguagem é acessível, mas sem comprometer a qualidade, a precisão e a robustez da informação. Vamos trabalhar para disseminar a informação para um público o mais amplo possível: a coleção Bio acabou de ser aprovada para inclusão no SciELO Livros! (lembrando que o SciELO, sigla para Scientific Eletronic Library Online, é, como a sigla explicita, a biblioteca eletrônica científica on-line – garantia de acesso amplo e geral).
Entretanto, para além da curadoria, do acesso aberto, da linguagem acessível, da ampla divulgação, a melhor definição é o termo coletivo. Da concepção ao nascimento, e, quiçá, vida longa, a coleção Bio é coletiva:
- destinada a público amplo, incluindo estudantes e profissionais da área bio; não só, mas também a profissionais de outras áreas e todas as pessoas interessadas nos temas;
- primeiros originais elaborados coletivamente, voluntariamente, por professores e alunos de pós-graduação, no âmbito de cursos de férias ministrados na Fiocruz para público externo;
- cada volume, coordenado e organizado, também, por grupos de professores orientadores e apoiado coletiva e entusiasticamente pelos conselheiros da Editora; e
- cada original é submetido à revisão por pares e, ainda, à leitura prévia por distintos públicos interessados no tema, o que aprimora a redação e, por conseguinte, o conteúdo.
Para finalizar, mas não menos importante. Voltando para os primórdios: Milton Ozório Moraes é um dos editores responsáveis por essa coleção. Está na origem da iniciativa. Participou de praticamente todas as reuniões com a Editora Fiocruz para detalhamento da proposta. Milton tem a coletividade no seu DNA: entusiasta, estimulador e participante ativo de iniciativas coletivas. Um dos pais da coleção Bio.
O que talvez poucos saibam é que ele já tinha atuado nessa seara. Milton é autor de um livro com a mesma pegada coletiva, participativa, publicado em 2003, intitulado Biologia Molecular na Prática Médica e Biológica.3
Está lá nos agradecimentos:
Este livro é o resultado de uma iniciativa do Núcleo de Ciências Ambientais do Instituto de Biologia da UFRJ, que criou o Programa de Capacitação e Atualização Profissional, no qual o curso “Aplicações da biologia molecular na prática médica e biológica”, sob minha coordenação…
O curso era oferecido desde 2000. O livro era antes uma apostila, avançou para material de consulta, destinado a todos os profissionais interessados. Tem uma extensa lista de nomes de pessoas a quem agradece. E, o mais surpreendente, termina assim:
Este é um livro vivo, no qual eu pretendo incluir paulatinamente novos capítulos, seções e figuras. Entre em contato comigo para dar suas sugestões: [mail], em atenção a Milton Ozório Moraes.
Milton coletivizou e perpetuou a responsabilidade.
Notas
1. Editora Fiocruz completa 30 anos com programação cultural e festa do livro [online]. Portal Fiocruz. 2023 [viewed 14 July 2023]. Available from: https://portal.fiocruz.br/noticia/editora-fiocruz-completa-30-anos-com-programacao-cultural-e-festa-do-livro
2. Coleção Bio. Tópicos em Virologia. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2023 [viewed 14 July 2023]. Available from: https://books.scielo.org/id/5bhdb
3. MORAES, M.O. Biologia Molecular na Prática Médica e Biológica. 1. ed. Rio de Janeiro: Núcleo de produção Editorial Aquarius NADC. Fundação Bio-Rio, 2003.
Referências
Coleção Bio. Tópicos em Virologia. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2023 [viewed 14 July 2023]. Available from: https://books.scielo.org/id/5bhdb
Editora Fiocruz completa 30 anos com programação cultural e festa do livro [online]. Portal Fiocruz. 2023 [viewed 14 July 2023]. Available from: https://portal.fiocruz.br/noticia/editora-fiocruz-completa-30-anos-com-programacao-cultural-e-festa-do-livro
MORAES, M.O. Biologia Molecular na Prática Médica e Biológica. 1. ed. Rio de Janeiro: Núcleo de produção Editorial Aquarius NADC. Fundação Bio-Rio, 2003.
Presidência da Fiocruz lamenta com profundo pesar o falecimento do pesquisador Milton Ozório Moraes [online]. Portal Fiocruz. 2023 [viewed 14 July 2023]. Available from: https://portal.fiocruz.br/noticia/presidencia-da-fiocruz-lamenta-com-profundo-pesar-o-falecimento-do-pesquisador-milton-ozorio
Links externos
Conselho Editorial – Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): Ciência e tecnologia em saúde para a população brasileira: https://portal.fiocruz.br/conselho-editorial
Sobre Denise Valle
Graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982); mestrado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986); doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992); pós-doutorado em Biologia do Desenvolvimento, na Université Paul Sabatier, Toulouse, França. Atualmente é pesquisadora titular do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e trabalha no Laboratório de Medicina Experimental e Saúde. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: Aedes aegypti, Anopheles, embriogênese, biossegurança aplicada a insetários de vetores, resistência a inseticidas, estratégias alternativas de vigilância e controle de vetores.
Como citar este post [ISO 690/2010]:
Últimos comentários