Anunciando o Publish Your Reviews

Por ASAPBio

ASAPbio logo

Hoje, temos o prazer de lançar o Publish Your Reviews (publique seus pareceres), uma iniciativa que estimula os pareceristas a postar seus comentários junto com as versões em preprint dos artigos. Convidamos todos os pesquisadores interessados em promover um diálogo mais aberto em torno dos preprints a assinar o seguinte compromisso:

Quando um periódico me convidar para revisar um artigo que está disponível como preprint, publicarei meu parecer junto do preprint. Garantirei que a versão publicada da minha avaliação não inclua o nome do periódico, recomendação para publicação ou outra informação confidencial.

Assine o compromisso

Por que postar pareceres publicamente?

A publicação de pareceres de avaliação por pares junto aos preprints fornece aos leitores um contexto adicional sobre os preprints, apontando pontos fortes, fracos e questões em aberto. Permite, ademais, a reutilização dos pareceres, reduzindo assim o encargo sobre editores e pareceristas. Além disso, leva as discussões científicas para o domínio público, catalisando uma cultura de debate acadêmico aberto. Por fim, a publicação de pareceres expõe o trabalho dos pareceristas a um público mais amplo, promovendo maior reconhecimento deste importante trabalho.

O vice-presidente da ASAPbio, James Fraser, publica pareceres de avaliação como uma questão de política do laboratório há anos. “À medida que continuamos a tornar a ciência mais aberta”, disse ele, “expor o processo de melhoria iterativa de manuscritos por meio de avaliação por pares é mais importante do que nunca. Escrever pareceres construtivos de avaliação por pares demanda tempo e esforço – e deve também ser reconhecido como produção acadêmica. Aumentar a transparência na avaliação por pares é oportuno e estimulante.”

Juntamente com os signatários de compromissos individuais, o Publish Your Reviews tem o prazer de contar com o apoio de vários publishers, servidores de preprint, plataformas de avaliação por pares, financiadores e organizações relacionadas. “A DORA [San Francisco Declaration on Research Assessment] tem o prazer de apoiar a iniciativa Publish Your Reviews“, afirmou seu presidente, Stephen Curry. “Uma vez que promove tanto o trabalho dos pareceristas quanto o uso de preprints, a iniciativa se alinha bem com a defesa da DORA da inclusão de uma ampla gama de resultados nos processos de avaliação de pesquisa.”

Imagem de teclas brancas de um teclado prateado, uma das teclas é vermelha e mostra o logo do Publish Your Reviews.

Imagem: Bonita Jacobs.

Quais são as boas práticas para publicar pareceres de avaliação?

A publicação de pareceres de avaliação ainda não é uma prática comum, e alguns autores podem ter preocupações com base em suas experiências negativas com a avaliação por pares tradicional. Com base no feedback de membros da comunidade, periódicos e outras partes interessadas, criamos alguns recursos para ajudar a tornar esta prática o mais construtiva possível.

Isso inclui recomendações para pareceristas sobre como escrever e publicar seus pareceres, um modelo de política para os periódicos considerarem a implementação e perguntas frequentes para todas as partes interessadas

Quais são as próximas etapas?

Agradecemos a vários membros da comunidade que enviaram feedback até o momento, incluindo publishers e pesquisadores dentro e fora da comunidade ASAPbio. Comentários adicionais são bem-vindos para continuar a melhorar a iniciativa ao longo do tempo.

Discutiremos as oportunidades e desafios associados à publicação de pareceres em um evento organizado pelo ASAPbio Fellows pelo Zoom em 19 de julho às 13:00h no horário de Brasília (verifique o horário em sua região pelo link). Por favor, inscreva-se para participar.

Links externos

Event time announcer – Publish Your Reviews – ASAPBio: https://www.timeanddate.com/worldclock/fixedtime.html?msg=Publish+Your+Reviews+-+ASAPBio&iso=20220719T13&p1=45&ah=1

Publish Your Reviews: https://asapbio.org/publish-your-reviews

Why publish your reviews – ASAPBio – Zoom: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZEldOmprTMuG9c1LOvBl9DNHegJ5aZ8dhGN

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ASAPBio. Anunciando o Publish Your Reviews [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/07/07/anunciando-o-publish-your-reviews/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation