Um marco para o livro de acesso aberto: Mais de 50.000 livros de acesso aberto no DOAB

Por Tom Mosterd, Directory of Open Access Books (DOAB)

Logo do DOAB

O Directory of Open Access Books (DOAB) – iniciativa lançada em 2012 inspirada no Directory of Open Access Journals (DOAJ) – indexa livros de acesso aberto revisados pelos pares e fornece informação sobre seus publishers. Hoje celebramos um marco para a comunidade de acesso aberto ao ultrapassarmos o limite de 50.000 livros de acesso aberto, enquanto observamos como podemos, coletivamente, continuar nossos esforços para que os livros de acesso aberto prosperem.

“Tanto o DOAB quanto o SciELO Livros estão celebrando dez anos de operação este ano em SciELO Livros. Para o SciELO Livros e suas 20 editoras acadêmicas participantes, o objetivo principal foi aproveitar a publicação digital na web e o Acesso Aberto para aumentar a visibilidade dos livros. Com um acervo que acumulou mil livros em Acesso Aberto, o SciELO Livros conseguiu ter uma média de mais de dez milhões de acessos por ano.” Afirma Amanda Ramalho, Coordenadora do SciELO Livros. “O DOAB e sua evolução como plataforma confiável de Acesso Aberto confere às editoras SciELO e seus catálogos credibilidade e visibilidade internacional.” Abel Packer, Diretor do Programa SciELO.

Ao mesmo tempo, as editoras tradicionais estão implementando novas abordagens, que evitam o uso de taxas de processamento de livros, possibilitando a publicação de seus livros em acesso aberto. Editoras como a MIT Press, que introduziu um novo modelo denominado Direct to Open (D2O) em 2021, resultando no lançamento de toda a sua lista de monografias da Primavera de 2022 e coleções editadas em acesso aberto; a University of Michigan Press com seu programa Fund to Mission e a Central European University Press e a Liverpool University Press usando o modelo Opening the Future, desenvolvido pelo projeto COPIM.

“O DOAB se tornou uma plataforma essencial para novas e menores editoras de acesso aberto para aumentar a visibilidade de seus livros e garantir que eles apareçam em catálogos de bibliotecas, ajudando assim editoras como a Open Book Publishers e nossos colegas do consórcio ScholarLed a crescer e se tornar mais estabelecidas no cenário editorial acadêmico. Da mesma forma, apoiou as editoras mais tradicionais à medida que dão seus primeiros passos na publicação de livros de acesso aberto com novos modelos de financiamento, como Opening the Future. O DOAB é um parceiro essencial do projeto COPIM (Community-led Open Publication Infrastructures for Monographs) na construção de infraestrutura de propriedade da comunidade, como o Open Book Collective e o sistema aberto de gerenciamento de metadados Thoth, que buscam encontrar novas maneiras de compartilhar o trabalho de publishers de livros de acesso aberto inovadoras e forjar parcerias entre estas editoras e bibliotecas universitárias para apoiar um ecossistema de conhecimento maior e mais aberto.” Rupert Gatti, cofundador e codiretor da Open Book Publishers.

Embora tenhamos visto um crescimento encorajador do DOAB – agora tendo atingido esta marca de 50.000 livros de acesso aberto – bem como novos modelos e experimentação com livros de acesso aberto, o caminho a percorrer para todos nós ainda é longo, pois a maioria dos livros acadêmicos ainda são publicados com acesso restrito. Esforços adicionais, como o Open Book Collective e o investimento coordenado para melhorar a transição para livros de acesso aberto, são muito necessários.

Sobre o SciELO Livros

O SciELO Livros é parte integrante do Programa SciELO liderado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência e Tecnologia. Conta também com o patrocínio político proativo das Associações de Editoras Universitárias do Brasil (ABEU) e da América Latina e Caribe (EULAC).

SciELO Livros opera como uma política pública que visa aperfeiçoar o desenvolvimento de capacidades e infraestruturas para o acesso aberto e, progressivamente, na publicação digital em ciência aberta de livros acadêmicos.

Sobre a COPIM

A COPIM (Community-led Open Publication Infrastructures for Monographs) é uma parceria internacional de pesquisadores, universidades, bibliotecários, publishers de livros de acesso aberto e provedores de infraestrutura, financiada pela Research England e Arcadia Fund. Está construindo sistemas e infraestruturas abertos de propriedade da comunidade para permitir que a publicação de livros de acesso aberto floresça.

Referências

MOURNIER, P., SONDERVAN, J. and STONE, G. Investing in the Open Access Book infrastructure – A call for action. Zenodo [online]. 2021 [viewed 20 April 2022]. https://doi.org/10.5281/zenodo.4768388. Available from: https://zenodo.org/record/4768388

SMALLEY, S. MIT Press to Release Many Spring Titles Open Access [online]. Inside Higher Ed. December 14, 2021 [viewed 20 April 2022]. Available from: https://www.insidehighered.com/news/2021/12/14/mit-press-plans-release-much-spring-slate-open-access

Links externos

CEU Press: https://ceup.openingthefuture.net/

COPIM: https://www.copim.ac.uk/

Direct to Open | Books Gateway | MIT Press: https://direct.mit.edu/books/pages/direct-to-open

Directory of Open Access Books (DOAB): https://www.doabooks.org/

Directory of Open Access Journals (DOAJ): https://doaj.org/

Fund to Mission Open Access Monograph Model | Michigan Publishing: https://www.publishing.umich.edu/features/fund-to-mission

Open Book Collective · COPIM: https://copim.pubpub.org/open-book-collective

Open Book Publishers – Open Book Publishers: https://www.openbookpublishers.com/

ScholarLed – Open Access Presses: https://scholarled.org/

SciELO Livros: https://books.scielo.org/

Thoth: https://copim.pubpub.org/open-book-collective

 

Post traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MOSTERD, T. Um marco para o livro de acesso aberto: Mais de 50.000 livros de acesso aberto no DOAB [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/04/21/um-marco-para-o-livro-de-acesso-aberto/

 

Comments are closed.

Post Navigation