SciELO Livros 10 Anos: Entrevista com o Vice-Reitor de Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra, Delfim Ferreira Leão

Por Abel Packer e Amanda Ramalho

O SciELO Livros comemora dez anos de operação centrada no desenvolvimento de infraestruturas e capacidades de publicação de livros acadêmicos em formato digital de acordo com o estado da arte.

Como parte do evento de comemoração dos dez anos, que se propõe como foro para reconhecimento dos avanços e dos desafios e principalmente de debate sobre o futuro do livro digital à luz do acesso aberto e da ciência aberta, estamos publicando entrevistas com palestrantes do evento e autoridades de instituições diretamente ligadas ao desenvolvimento do SciELO.

Entrevistamos o Prof. Dr. Delfim Ferreira Leão, Vice-Reitor de Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra.

1. [SciELO Livros] Em 2020 a Imprensa da Universidade de Coimbra decidiu publicar em Acesso Aberto todas as publicações dos últimos 20 anos. O que motivou e qual sua visão sobre ciência aberta para livros?

[DELFIM LEÃO] A plataforma UC Digitalis, de que a “Pombalina” faz parte, foi na verdade lançada em 2012, cumprindo precisamente dez anos de existência também agora, tendo a sua criação sido motivada pelo mesma visão que, de forma independente, o SciELO Livros desenvolvia igualmente no outro lado do Atlântico. O objetivo principal era tornar mais facilmente acessíveis os livros académicos, que enfrentavam entraves crónicos no que respeitava à sua distribuição física. O acesso aberto a revistas já vinha acumulando uma experiência muito significativa, mas no caso dos livros o caminho estava ainda praticamente todo por fazer, dado o peso e a quase “sacralidade” que o livro impresso detinha no meio académico, em particular na área das Humanidades e Ciências Sociais. Naquela altura, foi portanto decidido dar prioridade à opção pelo acesso aberto aos livros, sendo que os encorajantes resultados obtidos levaram a que, em 2020, se tenha decidido universalizar a preferência pelo acesso aberto a todas as publicações da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC) dos últimos 20 anos.

2. [SciELO Livros] Na sua condição de Vice-Reitor para a Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra, o que caracteriza as relações entre Desenvolvimento Cultural e Ciência Aberta?

[DL] É uma relação natural e profundamente profícua. Por um lado, porque o acesso franco e generalizado aos bens culturais é, em si mesmo, um desígnio com inegáveis potencialidades agregadoras da sociedade e de enriquecimento cívico; por outro, porque a Ciência Aberta está a tornar-se crescentemente na cultura académica por excelência, devendo constituir o “novo normal”. E tal como o acesso aberto à produção científica estimula o desenvolvimento de mais e melhor ciência, também uma fruição ampla e partilhada da Cultura desperta e aperfeiçoa a criatividade coletiva.

3. [SciELO Livros] A Pombalina é uma biblioteca digital de livros e está ligada à  Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), e hoje publica mais de 1.000 livros. Quais foram as principais lições do desenvolvimento dessa biblioteca?

[DL] Talvez a resposta mais significativa possa ser ilustrada com a célebre expressão de Fernando Pessoa: “Primeiro estranha-se. Depois, entranha-se.” Assim aconteceu também com a experiência de colocar os livros em acesso aberto: enfrentou de início muitas dúvidas — desde as apreensões relativas a direitos autorais até aos receios de natureza comercial —, mas a experiência fez o seu caminho de forma segura e consistente, a ponto de colher agora a clara preferência da grande maioria dos autores académicos. Se há lição a retirar é mesmo essa: acreditar no poder de uma boa ideia e não desistir perante as múltiplas dificuldades que por certo surgirão, pois o tempo há de acabar por tornar evidentes as vantagens dessa opção, inicialmente vista como demasiado disruptiva, mas depois como um bem indispensável.

 

O evento de comemoração dos dez anos do SciELO Livros acontecerá no dia 31 de março 2022, a partir das 9:00 BRT. Faça sua inscrição gratuita e veja o programa do evento em: https://books10.scielo.org/

 

Links externos

SciELO Livros 10 Anos: https://books10.scielo.org/

SciELO Livros: https://books.scielo.org/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A.L. and RAMALHO, A. SciELO Livros 10 Anos: Entrevista com o Vice-Reitor de Cultura e Ciência Aberta da Universidade de Coimbra, Delfim Ferreira Leão [online]. SciELO em Perspectiva, 2022 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2022/03/29/scielo-livros-10-anos-entrevista-com-delfim-ferreira-leao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation