Zika Fast Track

Por Hooman Momen e Adeilton Brandão

O surto da epidemia Zika Virus (ZIKV) no Brasil em 2015 pegou as autoridades de saúde nacionais e internacionais de surpresa. A rápida disseminação da infecção e do aumento associado de casos de microcefalia em recém-nascidos atraiu a atenção mundial e o interesse de muitos pesquisadores brasileiros. Esta atenção e interesse aumentaram muito mais com a declaração da Diretora-Geral da Organização Mundial de Saúde, em 1° de fevereiro de 20161, de uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (Public Health Emergency of International Concern, PHEIC).

Uma intensa produção de publicações científicas sobre ZIKV resultou em cerca de 1000 artigos sobre o vírus sendo indexados no PubMed, dos quais 80% nos últimos 12 meses. Apesar de muitos dos artigos terem autores ou coautores brasileiros, muito poucos têm sido publicados em periódicos brasileiros. Com o objetivo de capturar alguns destes resultados de pesquisa, os editores da Memórias do Instituto Oswaldo Cruz criaram um fluxo de trabalho especial denominado Zika Fast Track para manuscritos submetidos neste tema.

O periódico já tinha experiência neste tópico quando a Memórias publicou o primeiro relato de isolamento do ZIKV no Brasil2. Com a declaração PHEIC, o interesse neste trabalho explodiu e agora tornou-se o artigo publicado pelo periódico mais acessado no ano passado. A pontuação Altmetrics (atualmente acima de 140) é a mais alta jamais alcançada por um artigo da Memórias e está no top 1% de todos os artigos publicados na mesma época cobertos por Altmetrics.

Procedimentos rápidos (fast track) foram lançados por alguns periódicos tradicionais, tais como The Lancet, como um meio de acelerar o ciclo de avaliação por pares. Idealmente, o manuscrito entraria no ciclo de publicação após um curto período de análise e decisão tanto por editores, como por pareceristas. Uma questão importante em torno da publicação rápida é o acesso e o destino do conteúdo do manuscrito, quando isso é de urgente importância para a Saúde Pública. O conteúdo do manuscrito deveria ser completamente disponibilizado aos leitores durante o processo de revisão por pares? Em caso de rejeição, o que deve ser feito com a informação que esteve acessível durante o período de avaliação por pares?

Embora ainda não tenhamos respostas definitivas para estas perguntas, a Memórias adotou um procedimento completamente aberto para o fluxo de trabalho de sua publicação Zika fast track: Todos os manuscritos de pesquisa relativos à epidemia de Zika, após submissão à Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, são avaliados por um editor e àqueles considerados relevantes é atribuído um digital object identifier (DOI) e o artigo é publicado on-line, em uma seção especial do site da Memórias chamado de “Zika Fast Track“, dentro de 24 horas. Os dados destes manuscritos podem, assim, ser atribuídos aos autores enquanto são disponibilizados livremente para o escrutínio do leitor e uso, distribuição e reprodução irrestritos, desde que a obra original seja devidamente citada como indicado pela licença Creative Commons Attribution (CC BY).

Ao mesmo tempo, os manuscritos são avaliados por revisão por pares. Os trabalhos aceitos para publicação na Memórias, após a revisão por pares, seguem o fluxo de trabalho normal do periódico para publicação. Em caso de rejeição após a avaliação por pares, os autores são livres para buscar outra publicação. Um aviso de que o manuscrito não foi aceito é colocado na página web Fast Track Zika e o manuscrito estará disponível através dos autores. O título e o DOI do manuscrito rejeitado estarão disponíveis na página web Zika Fast Track para fins de registro.

Desde o anúncio do Zika Fast Track em março, recebemos cinco manuscritos. Dois deles já foram publicados nas edições regulares da Memórias (Maio3 e Junho4 de 2016, respectivamente). Ambos os artigos já foram muito acessados. Estamos ansiosos para ver como o interesse por estes artigos se reflete em citações e eventual aumento no Fator de Impacto depois de 2017. A Memórias continua comprometida com o fato de que a informação científica deve ser tanto rigorosamente avaliada como livremente acessível a todos.

Notas

1. WHO Director-General summarizes the outcome of the Emergency Committee regarding clusters of microcephaly and Guillain-Barré syndrome. World Health Organization (WHO). Available from: http://www.who.int/mediacentre/news/statements/2016/emergency-committee-zika-microcephaly/en/

2. ZANLUCA, C., et al. First report of autochthonous transmission of Zika virus in Brazil. Mem Inst Oswaldo Cruz. 2015, vol. 110, nº 4, pp. 569-572. DOI: 10.1590/0074-02760150192. Available from: http://ref.scielo.org/9bk22w

3. NORONHA, L., et al. Zika virus damages the human placental barrier and presents marked fetal neurotropism. Mem Inst Oswaldo Cruz. 2016, vol. 111, nº 5, pp. 287-293. DOI: 10.1590/0074-02760160085.

4. CODEÇO, C., et al. Zika is not a reason for missing the Olympic Games in Rio de Janeiro: response to the open letter of Dr Attaran and colleagues to Dr Margaret Chan, Director -General, WHO, on the Zika threat to the Olympic and Paralympic Games. Mem Inst Oswaldo Cruz. 2016, vol. 111, nº 6, pp. 414-415. DOI: 10.1590/0074-02760160003.

Referências

CODEÇO, C., et al. Zika is not a reason for missing the Olympic Games in Rio de Janeiro: response to the open letter of Dr Attaran and colleagues to Dr Margaret Chan, Director -General, WHO, on the Zika threat to the Olympic and Paralympic Games. Mem Inst Oswaldo Cruz. 2016, vol. 111, nº 6, pp. 414-415. DOI: 10.1590/0074-02760160003.

NORONHA, L., et al. Zika virus damages the human placental barrier and presents marked fetal neurotropism. Mem Inst Oswaldo Cruz. 2016, vol. 111, nº 5, pp. 287-293. DOI: 10.1590/0074-02760160085.

WHO Director-General summarizes the outcome of the Emergency Committee regarding clusters of microcephaly and Guillain-Barré syndrome. World Health Organization (WHO). Available from: http://www.who.int/mediacentre/news/statements/2016/emergency-committee-zika-microcephaly/en/

ZANLUCA, C., et al. First report of autochthonous transmission of Zika virus in Brazil. Mem Inst Oswaldo Cruz. 2015, vol. 110, nº 4, pp. 569-572. DOI: 10.1590/0074-02760150192. Available from: http://ref.scielo.org/9bk22w

 

Sobre Hooman Momen e Adeilton Brandão

Hooman Momen nasceu no Irã e estudou na Inglaterra. Graduou-se no departamento de Bioquímica da Universidade de Londres, Reino Unido. Concluiu seu mestrado no departamento de Parasitologia, na Escola de Medicina Tropical de Liverpool no Reino Unido. É cientista pesquisador no Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz, no Rio de Janeiro, Brasil, onde já esteve muitas vezes. É chefe do Laboratório de Bioquímica Sistemática, do Dep. de Bioquímica e Biologia Molecular, Vice-Diretor de pesquisas e Editor do periódico Instituto Oswaldo Cruz. É também coordenador do curso de pós-graduação em Biologia Molecular e Celular (Mestrado e Doutorado).

 

bruno trem Oxf BisAdeilton Brandão é Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto (1990), Mestre em Biologia de Parasitas pelo Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz (1994), Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), e possui um Executive Education Certificate, pela Sauder School of Business, University of British Columbia, VA, EUA (2013). Tem experiência na área de Bioquímica, com foco em Biologia Molecular de parasitas protozoários. Atualmente é pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas Médicas do Instituto Oswaldo Cruz – Fiocruz e um dos editores da “Memórias do Instituto Oswaldo Cruz”, uma publicação científica internacional sobre micróbios infecciosos humanos e seus vetores.

 

Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MOMEN, H. and BRANDÃO, A. Zika Fast Track [online]. SciELO em Perspectiva, 2016 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2016/06/16/zika-fast-track/

 

2 Thoughts on “Zika Fast Track

  1. Pingback: Em maio, desmatamento na Amazônia manteve aumento retomado desde fevereiro | Direto da Ciência

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation