SciELO MarketPlace – plataforma de comercialização de produtos e serviços de comunicação científica

Por Abel L Packer e Luis Gustavo S Gomes

Logo do SciELO 25 Anos

O Programa SciELO lança em 2023 o SciELO MarketPlace como plataforma para promover a oferta e demanda de produtos e serviços de comunicação científica compatíveis com as metodologias e tecnologias do Modelo SciELO de Publicação, se projetando como um avanço importante para a infraestrutura de comunicação científica dos países da Rede SciELO. É uma das inovações que o Programa SciELO está promovendo no seu 25º aniversário de operação regular.

O desafio de produzir periódicos de qualidade de alto impacto no fluxo global de comunicação científica afeta a capacidade dos países em desenvolvimento de operar o ciclo completo de fazer boa ciência. São muitas e bem conhecidas as causas que isolaram os países em desenvolvimento do processo que resultou na formação da chamada “corrente principal” de periódicos dominada pelos países desenvolvidos sob a liderança de publishers comerciais e de sociedades científicas que operam comercialmente a comunicação de pesquisas.

A complexidade metodológica e tecnológica que caracteriza a produção de periódicos de qualidade foi progressivamente enfrentada com sistemas crescentemente sofisticados, primeiro na publicação em papel e nas últimas três décadas no meio digital on-line. Essa evolução embute forças que tendem a aumentar o isolamento dos países em desenvolvimento em contar com infraestruturas de comunicação de pesquisas que complementem a chamada “corrente principal” e viabilizem o ciclo completo de fazer boa ciência em boa parte das disciplinas e áreas temáticas.

Valendo-se das promissoras características da web como meio de comunicação de pesquisas, o SciELO foi criado e se consolidou como política pública para contribuir a superar a exclusão dos periódicos dos países em desenvolvimento por meio da renovação, ampliação e fortalecimento continuado das capacidades e infraestruturas nacionais de comunicação de pesquisas centradas em coleções de periódicos de qualidade crescente, em acesso aberto e alinhados com o estado da arte de edição científica.

Além da comunicação de pesquisas básicas e aplicadas alinhadas com as prioridades, preferências e relevância expressadas pela chamada “corrente principal”, o SciELO, por meio de sua política de indexação centrada na diversidade de temas e de idiomas de publicação, passou a promover por meio de periódicos de qualidade crescente pesquisas de centralidade e interesse local, nacional e regional como parte integral do fluxo global de comunicação científica. Essa estratégia é executada pelo SciELO como metapublisher que assegura e promove, por um lado, a independência editorial dos periódicos e, por outro, um espaço comum de obediência aos padrões, boas práticas e inovações na produção, preservação e disseminação de objetos de comunicação de pesquisas.

Pioneiro global na adoção do acesso aberto à literatura científica comunicada por periódicos e mais recentemente na promoção nos países da Rede SciELO de comunicação de pesquisas em ciência aberta, o SciELO progressa via três linhas prioritárias de ação: profissionalização, internacionalização e sustentabilidade operacional e financeira, que são permeadas pela adoção das boas práticas de ciência aberta. Além das políticas dos sistemas nacionais de ciência, tecnologia e inovação, das instituições de pesquisa e dos periódicos, o sucesso das linhas prioritárias de ação de SciELO depende da disponibilidade a custos acessíveis de produtos e serviços qualificados dedicados ao fluxo de edição científica, como são a preparação de manuscritos, gestão avançada e informada de avaliação de manuscritos, estruturação dos textos nos diferentes formatos digitais (TXT, RTF, WORD, LaTeX, XML, HTML, PDF, ePUB), revisão de idiomas, revisão bibliográfica, tradução, preservação digital, métodos estatísticos, revisão de manuscritos, etc.

O SciELO MarketPlace é uma evolução da política e procedimentos do SciELO de certificar empresas do Brasil e do exterior qualificadas na provisão de produtos e serviços alinhados com as metodologias e padrões do SciELO de produção de periódicos e artigos e com mais de dez anos de experiência Essas empresas contribuíram decisivamente para o aperfeiçoamento dos periódicos SciELO e para as infraestruturas nacionais de comunicação de pesquisas. A partir dessas experiências, o SciELO MarketPlace se projeta como um avanço notável com base em uma plataforma on-line inicialmente em português e, futuramente, multilíngue que reunirá a oferta competitiva de um número crescente de produtos e serviços de comunicação científica e a compra informada por mecanismos bem definidos de seleção e avaliação.

O Programa SciELO implantará o SciELO MarketPlace por meio da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUNIFESP), responsável pela gestão administrativa e legal da Coleção SciELO Brasil, em parceria com a Bradoo, empresa especializada na customização de serviços com base no Odoo, um Sistema Integrado de Gestão Empresarial/Enterprise Resource Planning (ERP) que aportará confiabilidade, manutenção e atualização das suas funcionalidades.

O MarketPlace visa primariamente servir à comunicação de pesquisas da Rede SciELO mas será acessível e disponível publicamente a qualquer usuário.

A concepção, objetivos e resultados esperados da operação do SciELO MarketPlace conformam uma solução metodológica e tecnológica de convergência de oferta e demanda de produtos e serviços com as seguintes características:

  • maximização da visibilidade dos produtos e serviços com vistas a aumentar a transações de venda e compra;
  • facilidade de operação por meio de interface intuitiva;
  • rapidez nas operações;
  • segurança nas transações;
  • reconhecimento e valorização dos melhores provedores.

A implantação do SciELO MarketPlace seguirá um processo de inclusão progressiva de novos provedores de produtos e serviços que respondam, especialmente, às demandas das coordenações nacionais, dos periódicos e dos autores das pesquisas comunicadas pela Rede SciELO. Como antecedente, compartilhamos a seguir o resultado da consulta sobre o nível de concordâncias dos editores-chefes de 294 periódicos da Coleção SciELO com a oferta de diferentes tipos de serviços do SciELO MarketPlace, realizada no primeiro semestre de 2020.

 

Nível de concordância Revisão de texto e copy desk Tradução Marcação XML Geração de PDF Diagramação Pré-avaliação de manuscrito Análise estatística Bibliometria e análise de impacto Presença nas Redes Sociais
Concordo totalmente / concordo 70% 70% 76% 58% 65% 43% 60% 75% 66%
Não concordo / não discordo 19% 19% 17% 27% 24% 30% 25% 18% 26%
Discordo / discordo totalmente 11% 11% 7% 15% 11% 27% 15% 7% 7%

 

Referência

PACKER, A.L., and MENEGHINI, R. Learning to communicate science in developing countries. Interciencia [online]. 2007, vol. 32, no. 9, pp. 643-647 [viewed 16 March 2023]. Available from: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lil-502727

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A.L. and GOMES, L.G.S. SciELO MarketPlace – plataforma de comercialização de produtos e serviços de comunicação científica [online]. SciELO em Perspectiva, 2023 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2023/03/16/scielo-marketplace/

 

One Thought on “SciELO MarketPlace – plataforma de comercialização de produtos e serviços de comunicação científica

  1. A plataforma SciELO MarketPlace é oportuna e deverá beneficiar não só a comunicação científica em geral, mas também os leitores e autores envolvidos. Particularmente, a certificação de empresas prestadoras de serviços é necessária não só para selecionar, mas também para ajustar a oferta à demanda dentro das diretrizes de produção de periódicos e artigos do SciELO e das diretrizes das coordenações nacionais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation