SciELO se une ao OA Switchboard com mais de 300 periódicos de acesso aberto na coleção SciELO Brasil

Por Yvonne Campfens e Abel L. Packer

Logo do OA Switchboard

São Paulo, Brasil, 13 de fevereiro de 2023

O SciELO Brasil tem o prazer de anunciar uma parceria com o OA Switchboard, que torna muito mais fácil às instituições de pesquisa e às suas bibliotecas em todo o mundo receber alertas de artigos de autores afiliados em periódicos brasileiros de acesso aberto e se conectar com suas pesquisas. A integração entre o SciELO e o OA Switchboard já está em curso, e o SciELO Brasil começou a enviar mensagens automáticas de notificação de publicação (as chamadas mensagens P1), com metadados a nível de artigo.

A configuração para a conexão do SciELO à API padrão do OA Switchboard foi desenvolvida em estreita parceria entre as equipas técnicas do SciELO e do OA Switchboard. A solução é baseada no conceito estabelecido de “conector personalizado” do OA Switchboard e utiliza o informe de submissão do Crossref (notificação de retorno/”recurso ping“) para apoiar o fluxo de trabalho.

 

 

Abel L. Packer, diretor do SciELO, afirma: “Esperamos que a nossa participação na iniciativa OA SwitchBoard e a promissora elaboração de informes a nível de artigos contribuam para a visibilidade da pesquisa comunicada pelo SciELO. Esta colaboração é uma boa oportunidade de aprendizado para ambas as partes.”

Yvonne Campfens, Diretora Executiva do Stichting OA Switchboard diz: “O OA Switchboard forma uma infraestrutura colaborativa que faz o ecossistema funcionar melhor para todos. Quanto mais interessados se conectarem, melhor será o serviço para todos”. Estamos muito satisfeitos por ter o SciELO Brasil, com as suas ambições de acesso aberto, participante da iniciativa.”

Para mais informações, por favor, entre em contato com

SciELO – Scientific Electronic Library Online
Roberta Takenaka (ela/dela)
Coordenadora de Desenvolvimento de Sistemas
tecnologia@scielo.org

Links externos

The OA Switchboard Initiative: https://www.oaswitchboard.org/

 

Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

CAMPFENS, Y. and PACKER, A.L. SciELO se une ao OA Switchboard com mais de 300 periódicos de acesso aberto na coleção SciELO Brasil [online]. SciELO em Perspectiva, 2023 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2023/02/13/scielo-oa-switchboard/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation