Normas para publicação de Press Releases

Versão Outubro 2016

press release ou comunicado de imprensa é um texto resumido sobre um artigo científico ou um número temático, publicado nos periódicos das coleções nacionais ou temáticas da Rede SciELO, que pode ser utilizado para promover os elementos principais de uma pesquisa em veículos de divulgação.

Por meio dos press releases, jornalistas são informados sobre o desenvolvimento científico em determinado campo de pesquisa e deles se servem para escrever as matérias sobre ciência para jornais, revistas, sites, blogs e outros meios de comunicação.

press release constitui-se em um instrumento fundamental de popularização da ciência, que contribui para o processo de comunicação científica ao expor o trabalho de pesquisa de modo simplificado para a sociedade, ao destacar um resultado específico, ao promover o trabalho de uma instituição ou de um departamento e ao salientar o suporte financeiro de um patrocinador ou agência de fomento, beneficiando, desta forma, a comunidade científica.

  1. Seleção de artigos ou de temas para press release

Algumas perguntas podem orientar o processo de seleção de artigos que justifiquem a redação de um press release: a pesquisa representa um avanço no conhecimento que merece ser divulgado para a sociedade? Contribui para a popularização do conhecimento científico? Apresenta inovações significativas? Pode ter impacto na sociedade ou na definição de políticas públicas? Além do público-alvo (jornalistas), o press release poderá ser utilizado também por tomadores de decisão, pesquisadores, estudantes e público em geral?

A escolha de um a três artigos de um mesmo fascículo será suficiente para atrair atenção sobre os demais conteúdos. Deve-se evitar vários press releases de uma única edição. Além da publicação de press releases relacionados ao conteúdo dos artigos, pode se referir também aos temas do fascículo, sem se restringir a um resumo de cada um dos artigos que o compõe.

  1. Formato de apresentação do press release

Para a submissão de press releases aos Blogs SciELO em Perspectiva e SciELO em Perspectiva | Humanas, deverão ser considerados os padrões expressos nos itens de 2.1 a 2.9 disponíveis para download no arquivo abaixo:

  1. Considerações sobre a autoria

Os textos podem ser elaborados por autores das pesquisas, pelo editor do periódico ou equipe editorial. Se a equipe editorial contar com o apoio de um profissional de comunicação, os textos podem ser preparados pela equipe e enviados aos autores para aprovação.

Ao submeter o press release aos Blogs SciELO em Perspectiva e SciELO em Perspectiva | Humanas, seu autor abre mão, automaticamente, de quaisquer direitos sobre a publicação deste, libera o trabalho de edição do texto e a reprodução do mesmo por outros veículos, sem pagamentos. Contudo, o nome e afiliação do autor devem estar descritos no texto.

Os conteúdos publicados nos Blogs SciELO em Perspectiva e SciELO em Perspectiva | Humanas são de inteira responsabilidade dos seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião dos Corpos Editoriais de ambos os Blogs ou do Programa SciELO.

  1. Ética de pesquisa e divulgação

press release não pode soar como propaganda de um produto, do periódico ou do próprio artigo. Deve descrever os resultados objetivamente e transmitir dados científicos, sem tentar engrandecer as possíveis descobertas com elogios ao pesquisador, à sua instituição e aos órgãos financiadores. Se houver possíveis conflitos de interesses ou patrocinadores envolvidos, eles devem ser explicitados.

O texto deve se pautar pela ética, usualmente, aceita para as pesquisas científicas. Precisa ser cuidadoso ao informar sobre a utilização de seres humanos e animais em experimentos quando ocorrido e para não induzir à adoção dos resultados obtidos originalmente em modelos, bem como de dados que ainda estejam em fase investigativa.

A redação deve ser sucinta e precisa com o número de palavras necessárias para descrever o fato, evitando adjetivos, como por exemplo, “a renomada Universidade X” ou o “premiado cientista Y”. Em geral, devem ser evitadas também expressões redundantes, tais como “pela primeira vez” e “nunca antes demonstrado”. No entanto, se de fato aquela descoberta nunca foi previamente demonstrada, isto deverá ser ressaltado com informação que demonstre o ineditismo.

O texto pode incluir citações entre aspas do artigo publicado, mas não citações literais, ou seja, transcrições de trechos inteiros.

Antes de remeter o press release, revise a ortografia e gramática cuidadosamente.

  1. Envio e análise das contribuições

Para a submissão de press releases aos Blogs SciELO em Perspectiva e SciELO em Perspectiva | Humanas, deve-se encaminhar e-mails respectivamente para:

As contribuições submetidas para publicação passarão pela análise das respectivas Equipes Editoriais e, se necessário, dos membros do Comitê Editorial. Em caso de alteração do texto original, a versão revisada será submetida à aprovação final do autor.

Serão considerados os seguintes aspectos na análise dos press releases submetidos:

  • Formato de apresentação: a apresentação do press release deve estar de acordo com os padrões definidos no item 2 deste documento. Contribuições fora dos padrões definidos serão devolvidas aos respectivos autores;
  • Simultaneidade: a publicação de press release deve acontecer, simultaneamente, à publicação do artigo na Coleção SciELO Brasil. Admite-se, entretanto, que uma eventual defasagem no cronograma de edição do comunicado possa atrasar a publicação em, no máximo, um mês após à publicação do artigo. Fica a critério dos Corpos Editoriais dos Blogs SciELO em Perspectiva e SciELO em Perspectiva | Humanas a aceitação, ou não, de comunicados que excedam esse intervalo de tempo.
  1. Exemplos de Press releases