SciELO em Perspectiva, n. 1, 15 de Julho de 2013

Editorial

SciELO em Perspectiva aos 15 Anos – Rumo a uma nova etapa

Este é o primeiro número do boletim quinzenal SciELO em Perspectiva, que reúne matérias publicadas no blog de mesmo nome – blog.scielo.org. Uma publicação que nasce com a função de promover o intercâmbio de informação, experiências e conhecimento a respeito de comunicação científica. O intuito maior é contribuir para o avanço do Programa e da Rede SciELO, com a comemoração, em 2013, dos 15 anos de existência e operação ininterrupta em direção ao objetivo  específico de contribuir para a melhoria e o impacto das pesquisas publicadas em periódicos nacionais de qualidade.

Ao cumprir 15 anos, o SciELO apresenta resultados importantes. É um dos principais programas de comunicação científica em acesso aberto com uma rede de coleções nacionais que agrega 16 países de três continentes: 13 países da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal e África do Sul.

Em 2013, a Rede SciELO indexa e publica online mais de mil periódicos, dos quais 900 ativos em coleções nacionais certificadas que cumprem as normas SciELO. Estas mesmas coleções acumulam mais de 400 mil artigos, que servem diariamente uma média acima de 1,5 milhão de downloads.

Entretanto, o SciELO enfrenta ainda enormes desafios no cumprimento do seu objetivo de alcançar melhor qualidade e impacto dos periódicos que indexa e publica. Os periódicos SciELO, em grande parte, têm muito que avançar no que tange ao estado da arte, das inovações e tendências da publicação científica internacional. Nesse sentido, o Programa SciELO trabalha com três linhas de ação prioritárias para os próximos três anos:  avançar e fortalecer a profissionalização da gestão e da operação editorial, ampliar a  inserção internacional dos periódicos, e desenvolver modelos de financiamento sustentáveis.

Em resposta a esses desafios e linhas de ação, o Programa SciELO vem trabalhado para  ampliar progressivamente suas funções, além da indexação, da publicação e da disseminação de periódicos, com a provisão de serviços comuns de editoração, publicação, marketing e disseminação.  Tais serviços são realizados diretamente pelo SciELO, por meio das coordenações de coleções nacionais ou da  intermediação com empresas nacionais e internacionais.

A perspectiva é a de que nos próximos dois anos a maioria das coleções da Rede SciELO proverá serviços comuns, de acordo com o estado da arte, a todos os seus periódicos. O SciELO projeta-se assim, como um metapublisher de periódicos independentes, que seguem uma mesma metodologia e tecnologias compatíveis de publicação científica em acesso aberto.

A Conferência SciELO 15 Anos em outubro próximo servirá de marco e fórum de reafirmação dos objetivos do SciELO e da formalização da sua nova etapa de desenvolvimento. Os painéis de conferências terão a participação de especialistas e líderes internacionais que contribuirão para contextualizar a análise e o debate das tendências da comunicação científica contemporânea para o âmbito dos países emergentes e em desenvolvimento e, em particular, da Rede SciELO. Esse marco e o fórum terão maior impacto com a participação proativa de representantes de instituições nacionais de apoio à pesquisa e comunicação científica, de publicadores e editores, pesquisadores, estudantes e profissionais de comunicação científica.

Equipe Editorial