Persistência e normalização dos dados dominaram a agenda do III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne

Por Alex Mendonça

Foto: SciELO.

Foto: SciELO.

Ocorreu no último dia 18 de Agosto o III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne, no Auditório Governador Carlos Alberto de Carvalho Pinto da FAPESP, em São Paulo. O evento anual tem como objetivo aperfeiçoar os processos que controlam a qualidade dos artigos publicados pelos periódicos SciELO que utilizam a ferramenta de gestão online de manuscritos ScholarOne da empresa Clarivate Analytics. Estiveram presentes cerca de 150 representantes de 70 periódicos, dentre eles editores-chefes, membros do corpo editorial e profissionais da comunicação científica.

O Programa SciELO realiza um grande investimento para disponibilizar este serviço e o curso contribui para melhorar o uso, socializar as atualizações, bem como reforçar recomendações e boas práticas editoriais em consonância às linhas de ação do SciELO de profissionalização, internacionalização e sustentabilidade financeira dos periódicos do Brasil.

Atendendo a um critério indexação, todos os periódicos da Coleção SciELO Brasil utilizam um dos sistemas de gestão de manuscritos certificados pelo programa. Entre os 285 periódicos indexados em agosto de 2017, 131 periódicos (46%) utilizam o sistema ScholarOne de maneira regular. O segundo sistema mais utilizado é o Open Journal System (OJS), oferecido em diferentes plataformas, com 41% de adoção. Outros sistemas correspondem a 13% do total. O sistema OJS operado pelo SciELO é utilizado por 17,5% dos periódicos e os demais 23,5% utilizam versões do OJS operados por portais universitários ou instalações próprias. Assim, os serviços de gestão de manuscritos oferecidos pelo SciELO Brasil abarcam 63% dos periódicos indexados na coleção, os quais recebem treinamento, acompanhamento, suporte técnico e, no caso do OJS, hospedagem e manutenção.

Foto: SciELO.

Foto: SciELO.

Os temas que permearam as discussões dessa terceira edição foram a persistência e a normalização dos dados que alimentam o processo de avaliação dos artigos. A persistência é essencial para assegurar que os dados ingressados no processo de avaliação sejam devidamente registrados e disponíveis ao final. Já a normalização é essencial para assegurar que os dados sigam padrões, sejam consistentes entre os diferentes artigos e periódicos de modo a assegurar a sua funcionalidade e interoperabilidade com os sistemas de informação. Para tanto, o ScholarOne interopera com o ORCID na desambiguação de pesquisadores, com o Ringgold na normalização de instituições de pesquisa, e com o FundRef na normalização de instituições de fomento à pesquisa. Esses dados, coletados e validados pelo ScholarOne no processo de submissão dos trabalhos são incorporados nos textos em XML e persistem até o final do fluxo de publicação de um artigo.

Foto: SciELO.

Foto: SciELO.

A Diretora Regional da ORCID na América Latina e Espanha, Ana Heredia, abordou o ciclo1 de troca de dados validados entre pesquisadores, instituições a que são afiliados, agências de fomento e publicadores que garantam a identidade do pesquisador. Para que esse ciclo se concretize, Heredia ressaltou a importância do processo editorial de coletar o registro ORCID e publicá-lo no artigo final, novamente fazendo alusão à persistência dos dados. Atualmente, todos os periódicos SciELO que utilizam o ScholarOne coletam opcionalmente o registro ORCID dos autores. Porém, ainda é baixo o número de periódicos que obrigam os autores informarem seus números ORCID na submissão dos artigos e espera-se um aumento progressivo do número de periódicos que publicam sistematicamente o registro ORCID junto à afiliação dos autores, seguindo tendência internacional.

Também fez parte do programa do curso um mini workshop sobre o uso da ferramenta CrossRef Similarity Check, utilizada para verificar a originalidade dos trabalhos submetidos aos periódicos. Com acesso a uma base de 150 milhões de artigos de periódicos e teses, a solução auxilia editores acadêmicos a garantir a qualidade dos conteúdos. O ScholarOne possui integração com o CrossRef Similarity Check.

Foto: SciELO.

Foto: SciELO.

O workshop foi ministrado por Marina Prado, gerente da Turnitin Brasil, empresa que fornece a ferramenta no país, e abordou técnicas de filtragem de conteúdo, boas práticas e recomendações na interpretação dos relatórios. Até Agosto de 2017, ao menos 25% dos periódicos da Coleção SciELO Brasil já fazem o uso de uma ferramenta de detecção de conteúdo não original, e a expectativa é que esse número aumente nos próximos meses. Desde Maio de 2016, o Programa SciELO viabiliza o uso do CrossRef Similarity Check aos periódicos que tem o SciELO como provedor do identificador DOI.

Pela primeira vez nas três edições do curso, foram apresentados relatos de casos de membros das equipes editoriais dos periódicos que utilizam o sistema ScholarOne fornecido pelo SciELO. Trata-se de uma forma de compartilhar experiências, ideias e diferentes sugestões de como utilizar recursos do sistema para os demais periódicos presentes.

Foto: SciELO.

Foto: SciELO.

Rafael Grillo, do periódico Pesquisa Veterinária Brasileira, mostrou como os relatórios personalizados do sistema são utilizados pelo periódico no controle de artigos aceitos para publicação. Alguns meses antes do curso, Grillo também havia sugerido a criação de um grupo de discussão para os periódicos SciELO que utilizam o ScholarOne. Lançado em Junho de 2017, o grupo possui atualmente 87 membros e fomenta aprendizagem coletiva. A expectativa é que a maioria dos periódicos que utilizam o sistema participem do grupo no futuro próximo.

Foto: SciELO.

Foto: SciELO.

Ricardo de Oliveira Lima, da Revista Latino-Americana de Enfermagem, apresentou em detalhes como se deu a implantação do ScholarOne na rotina do periódico, os desafios e benefícios adquiridos, como a automação de tarefas, redução de tempo de tramitação, diminuição de custos com impressão e maior controle dos processos. O periódico havia sido reconhecido na edição do curso de 2015 por seu empenho e aproveitamento no uso do sistema ScholarOne.

Como nas edições anteriores, uma seção do programa do curso foi dedicada à exploração da ferramenta Cognos, integrada ao ScholarOne e que permite a elaboração de relatórios e estatísticas sobre o fluxo de avaliação de manuscritos. Trata-se de um esforço contínuo do Programa SciELO para que os periódicos desenvolvam a capacidade de gerar relatórios que contribuem para aperfeiçoar a gestão do fluxo editorial e informem sobre necessidades específicas, auxiliando avaliações internas, a prestação de contas para agências de fomento além de informar o público dos periódicos sobre seu desempenho editorial. O Programa SciELO pretende realizar uma série de Webinários sobre o assunto ao longo do próximo ano, como continuidade às discussões já realizadas nesse e nos cursos anteriores. Uma proposta de curso avançado da ferramenta Cognos também está sendo estudada.

Fechando o programa, os participantes foram informados em primeira mão sobre as novidades previstas nas próximas versões do ScholarOne. Dentre elas, destaca-se o lançamento das versões em Português e Espanhol do sistema, previstas para Novembro desse ano. A versão em Português está sendo revisada pela Equipe SciELO, para garantir que a terminologia esteja de acordo com a realidade do Brasil.

Muitos periódicos que participaram do evento já iniciaram a aplicação das sugestões e recomendações propostas no curso.

Considerando as experiências bem-sucedidas das três edições do curso, a perspectiva é continuar com a organização desses encontros anualmente, sempre alinhados aos princípios e objetivos do Programa SciELO. Ao mesmo tempo, o SciELO está cooperando com o Public Knowledge Project (PKP) no aperfeiçoamento da nova versão do OJS para atender as necessidades dos periódicos SciELO.

Nota

1. HEREDIA, A. ORCID: Open Research & Contributor ID. In: III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne, São Paulo, 2017. 62 slides. [viewed 24 August 2017]. Available from: https://www.slideshare.net/scielo/orcid-iii-curso-de-atualizao-scieloscholarone

Referências

HEREDIA, A. ORCID: Open Research & Contributor ID. In: III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne, São Paulo, 2017. 62 slides. [viewed 24 August 2017]. Available from: https://www.slideshare.net/scielo/orcid-iii-curso-de-atualizao-scieloscholarone

LIMA, R.O. Relato de caso – Revista Latino-Americana de Enfermagem. In: III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne, São Paulo, 2017. 16 slides. [viewed 24 August 2017]. Available from: https://www.slideshare.net/scielo/relato-de-caso-revista-latinoamericana-de-enfermagem-iii-curso-de-atualizao-scieloscholarone

MENDONÇA, A. Aperfeiçoamentos no uso e novas funcionalidades do sistema dominaram o II Curso de atualização SciELO-ScholarOne [online]. SciELO em Perspectiva, 2016 [viewed 24 August 2017]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2016/10/05/aperfeicoamentos-no-uso-e-novas-funcionalidades-do-sistema-dominaram-o-ii-curso-de-atualizacao-scielo-scholarone/

MENDONÇA, A. Gestão avançada da avaliação de manuscritos dominou o I Curso de Atualização SciELO-ScholarOne [online]. SciELO em Perspectiva, 2015 [viewed 24 August 2017]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2015/08/17/gestao-avancada-da-avaliacao-de-manuscritos-dominou-o-i-curso-de-atualizacao-scielo-scholarone/

MENDONÇA, A. ScholarOne e os Critérios SciELO. In: III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne, São Paulo, 2017. 17 slides. [viewed 24 August 2017]. Available from: https://www.slideshare.net/scielo/scholarone-e-os-critrios-scielo-iii-curso-de-atualizao-scieloscholarone

PRADO, M. Interpretando relatórios anti-plágio. In: III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne, São Paulo, 2017. 5 slides. [viewed 24 August 2017]. Available from: https://www.slideshare.net/scielo/interpretando-relatrios-antiplgio-iii-curso-de-atualizao-scieloscholarone

SANT’ANA, R.C.G. Relato de caso. In: III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne, São Paulo, 2017. 11 slides. [viewed 24 August 2017]. Available from: https://www.slideshare.net/scielo/relato-de-caso-pvb-iii-curso-de-atualizao-scieloscholarone

Links externos

CrossRef Similarity Check – <https://www.crossref.org/services/similarity-check/>

FundRef – <https://www.crossref.org/services/funder-registry/>

I Curso de Atualização SciELO-ScholarOne – <http://eventos.scielo.org/iscielo-scholarone/>

II Curso de Atualização SciELO-ScholarOne – <http://eventos.scielo.org/iiscielo-scholarone/>

II Curso de Atualização SciELO-ScholarOne – <http://eventos.scielo.org/iiiscielo-scholarone/>

ORCID – <http://orcid.org/>

Ringgold – <https://www.ringgold.com/>

ScholarOne Manuscripts – <http://scholarone.com>

Turnitin – <http://turnitin.com/>

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

MENDONÇA, A. Persistência e normalização dos dados dominaram a agenda do III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne [online]. SciELO em Perspectiva, 2017 [viewed ]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2017/08/29/persistencia-e-normalizacao-dos-dados-dominaram-a-agenda-do-iii-curso-de-atualizacao-scielo-scholarone/

 

One Thought on “Persistência e normalização dos dados dominaram a agenda do III Curso de Atualização SciELO-ScholarOne

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation