Curso internacional atualizou profissionais da Rede SciELO na nova versão da plataforma metodológica

Por Solange Santos, Javani Araujo e Abel Packer

Foto: SciELO

Foto: SciELO

Um dos princípios do funcionamento da Rede SciELO é a interoperabilidade entre as coleções nacionais que operam descentralizadas entre elas e os produtos, serviços, índices e repositórios de informação científica da Web. Os outros princípios são o trabalho em rede propriamente dito como meio para o desenvolvimento e fortalecimento das capacidades e infraestruturas nacionais de informação científica; o acesso aberto na modalidade dourada sem embargo, e o controle de qualidade segundo os padrões de qualificação da comunicação científica. A interoperabilidade é assegurada pelo compromisso de todas as coleções adotarem a mesma plataforma metodológica e tecnológica de indexação, estruturação dos textos completos, armazenamento e preservação, publicação e disseminação. Este modus operandi racionaliza e maximiza a cooperação e a interoperabilidade na gestão e operação das coleções. A plataforma é mantida e atualizada periodicamente sob a liderança do Programa SciELO por meio da Coleção SciELO Brasil. O aspecto mais importante que guia a manutenção e atualização da plataforma é a sintonia com o estado da arte internacional em editoração e publicação científica.

As atualizações da plataforma metodológica e tecnológica do SciELO são compartilhadas entre as equipes das coordenações das coleções nacionais por meio de comunicações por email, reuniões e cursos online, e treinamentos presenciais por ocasião de atualizações estruturais e complexas. Uma destas atualizações radicais da plataforma é a adoção do novo sistema de marcação dos textos completos em XML de modo compatível com a norma ANSI/NISO Z39.96-2012 Journal Article Tag Suite (JATS) documentado no SciELO Publishing Schema (SciELO PS) que renova o conjunto das funções de operação do SciELO (indexação, armazenamento, preservação, publicação e disseminação dos documentos e periódicos) e que afeta todos os atores da Rede SciELO. Esta atualização motivou o curso presencial de atualização da Metodologia SciELO promovido e organizado pela coordenação do Programa SciELO, de 06 a 10 de junho de 2016, na sede da instituição em São Paulo.

Foto: SciELO

Foto: SciELO

A abertura do evento foi feita por Abel Packer, diretor do Programa SciELO, que enfatizou a necessidade do constante aprimoramento na gestão das coleções SciELO, na editoração e publicação dos periódicos. Packer também destacou que o avanço na estruturação dos textos dos artigos SciELO é parte integral da implantação das linhas prioritárias de ação de profissionalização e internacionalização do SciELO que se traduz no desenvolvimento das capacidades nacionais de produzir e publicar periódicos de acordo com o estado da arte internacional.

A adoção do modelo de produção e publicação de textos completos em XML constitui um avanço imprescindível e uma mudança significativa que afeta os sistemas tradicionais de editoração e publicação dos periódicos científicos. Mudanças importantes como esta representam um desafio, tanto para as coordenações da rede SciELO, que necessitam atualizar-se e redefinir procedimentos e processos, quanto para os periódicos, que em geral são produzidos em condições limitadas de recursos financeiros, de profissionalização e de capacidade de adoção de inovações.

Foto: SciELO

Foto: SciELO

Atendendo as estas necessidades o programa do curso, que incluiu sessões teóricas e práticas, foi elaborado tendo principalmente como foco a atualização dos procedimentos de editoração e dos processos de publicação com base na adoção da especificação SciELO Publishing Schema 1.4 (SciELO PS), que se compõe a partir da norma NISO JATS Journal Publishing DTD na versão 1.0, mais o Estilo SciELO (SciELO PS), que são as regras que especializam os aspectos da especificação JATS.

A gestão e operação de serviços de publicação com textos estruturados no formato XML de acordo com SciELO PS, permite a identificação detalhada e precisa dos elementos bibliográficos dos artigos, contribuiu para melhorar a qualidade bibliográfica dos textos, indexação e interoperabilidade na web, preservação digital e a possibilidade de publicação em diferentes tipos de formatos e apresentação em diversos dispositivos.

O curso destinado aos coordenadores e equipes técnicas dos países da Rede SciELO de idioma espanhol, contou com a participação de 16 representantes dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Paraguai e Uruguai.

Um dos compromissos do Programa SciELO com a Rede em relação à plataforma comum de operação é promover a articulação sistemática das coordenações e equipes técnicas para a adoção das normas e procedimentos padrão atualizados que são formalizados por meio de guias, manuais de referência e aplicativos de software, os critérios de avaliação sejam claros e aplicados em toda a rede.

O desenvolvimento da Rede SciELO é um esforço comum, mas com foco nas condições e prioridades nacionais. Por isso, seu funcionamento é totalmente descentralizado, seguindo princípios, metodologias e tecnologias comuns, que é uma característica fundamental de seu desenvolvimento sustentável ao longo de 18 anos de operação regular em 15 países, onde a maioria das coleções é considerada parte integral da infraestrutura nacional de pesquisa, educação e políticas nacionais de informação científica.

Programa e apresentações do Curso: http://eventos.scielo.org/taller2016/programa/

Referências

PACKER, A., et alXML, por quê?. SciELO em Perspectiva. [viewed 23 June 2016]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2014/04/04/xml-porque/

PACKER, A. A Rede SciELO publica mais de 500 mil artigos em acesso aberto em 17 anos de operação. SciELO em Perspectiva. [viewed 23 June 2016]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2015/02/06/a-rede-scielo-publica-mais-de-500-mil-artigos-em-acesso-aberto-em-17-anos-de-operacao/

PACKER, A.L., et al., orgs. SciELO – 15 Anos de Acesso Aberto: um estudo analítico sobre Acesso Aberto e comunicação científica. Paris: UNESCO, 2014. ISBN 978-92-3701-237-6. Available from: http://dx.doi.org/10.7476/9789237012376.

SciELO Publishing Schema – Guia de uso dos elementos e atributos para documentos em XML. SciELO. Available from: http://docs.scielo.org/projects/scielo-publishing-schema

Links externos

XML – <http://pt.wikipedia.org/wiki/XML>

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SANTOS, S., ARAUJO, J. and PACKER, A. Curso internacional atualizou profissionais da Rede SciELO na nova versão da plataforma metodológica [online]. SciELO em Perspectiva, 2016 [viewed ]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2016/07/04/curso-internacional-atualizou-profissionais-da-rede-scielo-na-nova-versao-da-plataforma-metodologica/

 

One Thought on “Curso internacional atualizou profissionais da Rede SciELO na nova versão da plataforma metodológica

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation