SciELO nos principais serviços de pesquisa bibliográfica

Por Equipe SciELO

A visibilidade e interoperabilidade da pesquisa ocupam um papel central nos esforços que o SciELO empreende para melhorar o desempenho dos periódicos e livros que indexa e publica. A partir de 2016, além da presença do SciELO no Google Scholar e seletivamente nos principais índices bibliográficos de periódicos, todas os periódicos e eBooks SciELO estão indexados e detectáveis através dos principais Serviços de Pesquisa do mundo – EBSCO Discovery Service, Ex-Libris Primo Central, e o WorldCat Discovery Service – como mostrado na Tabela 1. No momento da redação deste post, a confirmação por parte do ProQuest sobre a indexação da totalidade do SciELO em ProQuest SUMMON Discovery Service se encontrava ainda pendente.

Tabela 1. Presença de periódicos e eBooks SciELO nos principais Serviços de Pesquisa Bibliográfica

*Proquest não pôde confirmar se indexou a totalidade do SciELO em seu SUMMON Discovery Service até o momento da redação deste post.
**Apenas SciELO Brasil, Chile, Espanha, México e Uruguai estão indexados.

Serviços de Pesquisa Bibliográfica são usados por muitas bibliotecas acadêmicas, redes de bibliotecas e consórcios em todo o mundo em sua principal interface de busca para os recursos que eles oferecem às suas comunidades acadêmicas, de pesquisa e de estudantes. Estas interfaces de busca enfocam recursos selecionados como relevantes para as respectivas comunidades. Elas são mais seletivas que o Google, por exemplo.

A última coluna da Tabela 1 é de particular importância. Ela indica se o texto completo de um eBook SciELO, e não apenas o título do eBook, também foi indexado pelo Serviço de Pesquisa tornando, assim, possível para o usuário encontrar um eBook por meio de qualquer uma das palavras e conceitos em seu texto, e não apenas em seu título ou outros metadados.

Como isso aprimora a localização de informação em SciELO?

Coleções SciELOSe uma pessoa sabe como encontrar o SciELO, ele ou ela simplesmente vai ao site do periódicos eletrônicos ou eBooks SciELO e realiza uma busca lá. Para buscar periódicos, o usuário vai para SciELO.org ou para o site de uma das coleções nacionais da rede, como www.scielo.br (Brasil), www.scielo.cl (Chile) ou www.scielo.mx (México), para citar apenas alguns. Existem, no total, 15 sites de coleções nacionais. SciELO.org é o portal que representa a coletânea de todos eles.

Para pesquisar nos eBooks, o usuário simplesmente vai para books.scielo.org e dá inicio a sua busca.

Mas e se alguém estiver à procura de um tópico e não necessariamente conhece o SciELO, ou não está ciente de que pode haver uma informação muito relevante no SciELO? Em muitas bibliotecas acadêmicas, a interface de pesquisa apresentada ao usuário é uma das interfaces de Serviços de Pesquisa. Uma vez que o SciELO agora está incluído nestes serviços1, o usuário também obterá registros SciELO nos resultados de sua busca. Enquanto uma pesquisa no Google também permite encontrar o SciELO e outros registos relevantes, eles estarão em meio a muitos outros registros de sites que o Google indexa – todos na Web – e que não serão necessariamente de interesse acadêmico, de forma que o usuário terá de escolher entre eles para identificar e selecionar aqueles relevantes. Este trabalho de escolher através de registros é inerente às interfaces de Serviços de Pesquisa, cujo foco está em ajudar os usuários por meio de buscas dentro do universo de conteúdo acadêmico educacional e de pesquisa reconhecido e relevante, apresentando um conjunto mais refinado dos resultados de pesquisa.

More CitationsO ponto importante aqui é que os usuários de serviços de pesquisa não precisam conhecer o SciELO para encontrar informação em SciELO que atenda às suas necessidades de pesquisa. Este é um grande benefício para o usuário, para o SciELO, para os autores e para a pesquisa publicada no SciELO. Isto tem como efeito aumentar os downloads de registros SciELO como um todo, downloads para os agregadores de citação como Mendeley, e menção em redes sociais como o ResearchGate, Academia.edu, Twitter e Facebook, para citar apenas alguns, resultando em um aumento global de citações para os artigos SciELO, o que é, sem dúvida, um grande benefício para autores e periódicos! É tudo referente à visibilidade!

Algumas das principais instituições acadêmicas e redes de bibliotecas que são usuárias de um dos quatro principais Serviços de Pesquisa são o consórcio nacional CONRICYT (México), consórcio nacional FCCN (Portugal) por sua Online Knowledge Library, consórcio nacional CAPES (Brasil), Yonsei University (Coréia do Sul), University of Tokyo (Japão), portal da rede de bibliotecas digitais OneSearch da Indonésia (Indonésia), Princeton University (EUA), University of California (Berkeley, EUA), Harvard University (EUA), Stanford University (EUA), a Biblioteca do Centros de Controle e Prevenção de Doenças (EUA), University of Toronto (Canadá), University of Montreal (Canadá), University of Cambridge (Reino Unido), Oxford University (Reino Unido), University College de Londres (Reino Unido), Universidade Católica do Chile (Chile), a Rede Austríaca de Bibliotecas (Áustria), Université Paris (França), Biblioteca da Leiden University (Holanda), e a Network of Libraries and Information Centers (NEBIS), na Suíça. Esta lista foi selecionada tendo em mente alguma diversidade geográfica. Não é, de forma alguma, exaustiva, nem representante das principais instituições. A lista completa de usuários pode ser encontrada em cada um dos sites dos provedores individuais de Serviços de Pesquisa.

Onde mais é possível encontrar informação em SciELO?

Como descrito acima, vemos que os Serviços de Pesquisa são interfaces que permitem localizar conteúdo acadêmico reconhecido disponível na Web, sendo periódicos eletrônicos, artigos, e eBooks SciELO exemplos deste conteúdo.

SciELO também está incluído em vários diretórios e índices temáticos. Enquanto os Serviços de Pesquisa incluem todos os registros SciELO com o objetivo de ajudar a encontrá-los, os índices temáticos incluem apenas os registos do SciELO que são relevantes para o tópico ou área temática em questão. Por exemplo, LILACS e o PubMed incluem apenas os registos de artigos indexados no SciELO na área da saúde, enquanto WoS e Scopus incluem apenas os registos de artigos publicados em periódicos que cumprem com seus critérios de citação.

Periódicos e títulos de eBooks SciELO estão incluídos nos diretórios DOAJ e DOAB, respectivamente. A equipe SciELO fornece uma atualização completa de todos os eBooks SciELO periodicamente no formato ONIX do DOAB. Uma vez que o DOAJ coleta automaticamente os registros SciELO ao invés de obter uma atualização regular dos registros de SciELO, não há garantia de que todos os títulos de periódicos serão colhidos e incluídos no DOAJ.

Nota

1. Por favor, consulte seu bibliotecário ou gestor da rede de bibliotecas para saber se eles habilitaram o acesso ao SciELO no Serviço de Pesquisa da biblioteca.

Links Externos

DOAB – <http://www.doabooks.org/>

DOAJ – <http://doaj.org/>

EBSCO – <http://www.ebsco.com/>

Ex-Libris – <http://www.exlibrisgroup.com/>

OCLC – <http://www.oclc.org/>

Portal SciELO – <http://www.scielo.org/>

Proquest – <http://www.proquest.com/>

SciELO Brasil – <http://www.scielo.br/>

SciELO Chile – <http://www.scielo.cl/>

SciELO Livros – <http://books.scielo.org/>

SciELO México – <http://www.scielo.mx/>

 

Traduzido do original em inglês por Lilian Nassi-Calò.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. SciELO nos principais serviços de pesquisa bibliográfica [online]. SciELO em Perspectiva, 2016 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2016/04/13/scielo-nos-principais-servicos-de-pesquisa-bibliografica/

 

3 Thoughts on “SciELO nos principais serviços de pesquisa bibliográfica

  1. Pingback: Periódicos UFMG | SciELO nos principais serviços de pesquisa bibliográfica do mundo

  2. Pingback: SciELO nos principais serviços de pesquisa bibliográfica | Blog da BC

  3. Pingback: A indexação do Scielo | spd fmusp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation