Blog SciELO em Perspectiva comemora dois anos de operação

Por Abel L. Packer, Alex Mendonça, Denise Peres Sales
editorial_pt
O blog SciELO em Perspectiva está comemorando em julho de 2015 o seu segundo ano de operação regular com três objetivos específicos inter-relacionados. O primeiro é comunicar, analisar e discutir novidades e avanços no campo da ciência da informação e especialmente as inovações e polêmicas que ocorrem na comunicação científica. O segundo é dar ampla visibilidade aos periódicos indexados no SciELO e mais especificamente às pesquisas que publicam. O terceiro é compartilhar o desenvolvimento do Programa SciELO que vem sendo pautado pelas linhas prioritárias de ação orientadas à profissionalização, internacionalização e sustentabilidade dos periódicos.

Os periódicos SciELO fazem parte das infraestruturas nacionais de pesquisa e são editados por sociedades científicas, universidades, institutos de pesquisas e outras instituições e operam na maioria dos casos sem fins lucrativos e com orçamentos limitados, de modo que muitos dos aperfeiçoamentos, avanços e inovações relacionados com as linhas prioritárias de ação, promovidas pelo SciELO, são realizadas por meio de ambientes e soluções cooperativas. Entre estes meios cooperativos destaca-se o blog SciELO em Perspectiva no intuito de contribuir para que os periódicos passem a priorizar o uso das redes sociais como o meio principal de condução de ações de marketing, disseminação, intercâmbio e discussão das pesquisas que comunicam.

O blog SciELO em Perspectiva organiza os conteúdos por sessões respeitando as áreas temáticas. Nestes dois anos de operação, o blog compreende duas sessões: a primeira1 publica conteúdos produzidos pelos periódicos da área de ciências humanas e a segunda, mais geral, compreende posts sobre tópicos de ciência da informação e mais especificamente relacionados a comunicação científica, atuando como canal oficial para a divulgação de notícias relacionadas ao Programa SciELO que impactam diretamente nos periódicos indexados na Coleção nacional e na Rede SciELO, como a discussão dos novos critérios de indexação e permanência de títulos e, mais recentemente, a atualização da metodologia de publicação de erratas e retratações e a adoção da licença CC-BY como atribuição principal de Acesso Aberto.

A tabela abaixo resume o desempenho destas duas sessões do blog nestes dois anos de operação:

Indicadores

Humanas

Geral

Início

15/10/2013

15/07/2013

Posts publicados

146

142

Acessos recebidos

56.000

312.000

Acessos por post

380

3.300

 

Os posts cobrem diferentes abordagens como press releases de novos artigos ou números publicados, análises, entrevistas, chamadas, eventos, etc., têm conotação científica e em geral contém citações bibliográficas e nesses casos são indexados no site ResearchBlogging2. Todos os posts são indexados pelo Google e em muitos casos são referenciados por meio do Twitter, Facebook e outros blogs. Os posts da sessão geral são disseminados periodicamente por uma newsletter enviada a mais de 5 mil e-mails registrados.

A título de curiosidade, listamos abaixo os 10 posts mais acessados desses primeiros 2 anos na categoria “Geral”:

  1. Ética editorial e o problema do autoplágio
  2. É hora de rever o sistema de pós-graduação brasileiro
  3. Declaração recomenda eliminar o uso do Fator de Impacto na Avaliação de Pesquisa
  4. Ética editorial – os intelectuais também tem que fazer referências bibliográficas
  5. Quanto custa publicar em acesso aberto?
  6. Ética editorial e o problema do plágio
  7. A principio era os plágios, agora também ‘papers’ automáticos falsos
  8. Ética editorial – como detectar o plágio por meios automatizados
  9. Como faço para que me leiam e me citem se não publico em elite-journals?
  10. Indicadores de produtividade científica em rankings universitários: critérios e metodologias

E os 10 posts mais acessados na categoria “Humanas”:

  1. Cotas universitárias no Brasil: positivo ou negativo?
  2. Antropologia, gênero e sexualidade no Brasil: balanço e perspectivas
  3. DADOS discute a recepção e a atualidade de Max Weber em seu 150 aniversário
  4. Entrevista com Maria Isabel da Cunha
  5. Crise hídrica, Escassez de água e Diretos humanos – Ambiente & Sociedade abre chamada de trabalhos para volume especial
  6. O relato dos ouvidores de vozes nas redes sociais
  7. O gênero da política: feminismos, estado e eleições
  8. Preconceito como manutenção das desigualdades: estudos de raça/etnia no Brasil
  9. O efeito Foucault na Educação
  10. Nietzsche: da sedução à pesquisa filosófica

O blog é coordenado por uma equipe editorial do SciELO e está aberto a contribuições de parte dos periódicos da Rede SciELO, de autores e usuários em geral. Os posts da sessão geral são publicados nos idiomas espanhol, inglês e português.

A expectativa do SciELO é ampliar a cobertura temática do blog com o apoio das diferentes comunidades de editores e pesquisadores com vistas a abarcar todas as áreas ao longo dos próximos 2 anos e promover o blog SciELO em Perspectiva como o ambiente cooperativo de divulgação dos periódicos da Rede SciELO.

Notas

1. SciELO em Perspectiva: Humanas – http://humanas.blog.scielo.org/

2. ResearchBlogging – http://researchblogging.org/

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A.L., MENDONÇA, A. and SALES, D.P. Blog SciELO em Perspectiva comemora dois anos de operação [online]. SciELO em Perspectiva, 2015 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2015/07/06/blog-scielo-em-perspectiva-comemora-dois-anos-de-operacao/

 

2 Thoughts on “Blog SciELO em Perspectiva comemora dois anos de operação

  1. Pingback: 2 anos do Blog SciELO em Perspectiva | Informação, Tecnologia & Cultura Digital

  2. Pingback: 5 dicas para lidar com o dilúvio de informações (acadêmicas) – Ser Linguagem

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation