Crescimento dos demais: O aumento do impacto dos periódicos non-elite – Publicado originalmente no Google Scholar Blog em 08 de outubro de 2014

Por Anurag Acharya, Alex Verstak, Helder Suzuki, Sean Henderson, Mikhail Iakhiaev, Cliff Chiung Yu Lin, Namit Shetty

Neste artigo, examinaremos a evolução do impacto dos periódicos non-elite. Tentaremos responder a duas perguntas. Em primeiro lugar, qual fração dos artigos altamente citados são publicados em periódicos non-elite e como isso mudou ao longo do tempo. Em segundo lugar, qual fração do total de citações são de periódicos non-elite e como isso mudou ao longo do tempo.

Para responder a estas questões, estudamos citações de artigos publicados entre 1995 e 2013. Computamos os 10 periódicos mais citados e os 1000 artigos mais citados por ano para todas as 261 categorias de assuntos incluídas na Scholar Metrics. Foram considerados os 10 periódicos mais citados em uma categoria como os periódicos de elite para a categoria e todos os outros periódicos da categoria como non-elite.

Há duas principais conclusões em nosso estudo. Em primeiro lugar, a fração de artigos altamente citados publicados em periódicos non-elite vem aumentado continuamente ao longo de 1995-2013. Enquanto os periódicos de elite ainda publicam uma fração substancial de artigos de alto impacto, muito mais autores de artigos bem situados em um leque diversificado de áreas de pesquisa estão escolhendo outras vias.

Nossa análise indica que o número de artigos entre os 1000 mais citados publicados em periódicos non-elite para a categoria de assunto representativa passou de 149 em 1995 para 245 em 2013, um crescimento de 64%. Observando as grandes áreas de pesquisa, 4 entre 9 grandes áreas teve ao menos um terço dos artigos mais citados publicados em periódicos non-elite em 2013. Todas as grandes áreas de pesquisa tiveram um crescimento na fração de artigos mais citados publicados em periódicos non-elite entre 1995-2013. Para 6 das 9 grandes áreas, a fração de artigos altamente citados publicados em periódicos non-elite para a categoria de assunto representativa cresceu 45% ou mais.

Em segundo lugar, agora que encontrar e ler artigos relevantes em periódicos non-elite é quase tão fácil quanto encontrar e ler artigos em periódicos de elite, os pesquisadores estão cada vez mais desenvolvendo e citando trabalhos publicados em todos os periódicos. Considerando-se as citações de todos os artigos, o percentual de citações de artigos em periódicos non-elite passou de 27% de todas as citações em 1995 para 47% em 2013. Seis das nove grandes áreas tinham, pelo menos, 50% do total de citações em artigos publicados em periódicos non-elite em 2013.

Leia o texto completo em arXiv – http://arxiv.org/pdf/1410.2217.pdf

Artigo original em inglês

http://googlescholar.blogspot.com.br/2014/10/rise-of-rest-growing-impact-of-non.html

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

ACHARYA, A., et al. Crescimento dos demais: O aumento do impacto dos periódicos non-elite – Publicado originalmente no Google Scholar Blog em 08 de outubro de 2014 [online]. SciELO em Perspectiva, 2014 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2014/10/13/crescimento-dos-demais-o-aumento-do-impacto-dos-periodicos-non-elite-publicado-originalmente-no-google-scholar-blog-em-08-de-outubro-de-2014/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation