Blog SciELO em Perspectiva comemora um ano de publicação

Por Abel L. Packer, Alex Mendonça, Amanda de S. Ramalho e Giovana Brito Castelhano

Nos últimos três anos o SciELO vem promovendo junto aos periódicos indexados o uso das redes sociais como o meio principal para a condução das ações de marketing, de disseminação, intercâmbio e discussão das pesquisas que comunicam. Este avanço é parte integral das linhas de ação de profissionalização e internacionalização dos periódicos SciELO.

Em julho de 2012 foram realizados dois seminários de introdução ao uso das redes sociais na comunicação científica, um em São Paulo e outro no Rio de Janeiro¹. A agenda abordava três funções convergentes que as redes sociais passavam a contribuir na disseminação das pesquisas. A função principal é a de operar como meio de acesso e compartilhamento de informação e conteúdo cientifico. Os blogs e Sistemas como Twitter, Facebook, Mendeley, Academia.edu e vários outros dotam os pesquisadores com mecanismos de filtragem de conteúdos por meio das recomendações e discussões com pares em torno a artigos e eventos científicos e por meio da organização de perfis, currículos e bibliotecas pessoais online que se caracterizam pela facilidade de atualização e compartilhamento. A segunda função das redes sociais é como meio de comunicação e discussão de resultados de pesquisas complementando os artigos científicos com destaque para os blogs de pesquisadores, periódicos e editoras. A terceira função é como fonte de métricas da influência de artigos e periódicos com base no número de referências e de compartilhamentos que são objeto nas redes sociais, cujos sistemas mantém registros de todas as transações. Estas métricas ficaram conhecidas como altimétricas e destacam pela rapidez, pois em poucas semanas ou meses identificam a receptividade e impacto nas comunidades científicas relacionadas, ao contrário dos indicadores baseados em citações recebidas ao longo dos anos.

Em 16 de julho de 2013² foi lançado este Blog SciELO em Perspectiva, centrado na atualização e intercâmbio de informação sobre o avanço da comunicação científica e no aperfeiçoamento do Programa SciELO e dos periódicos que indexa e publica no contexto da preparação da conferência internacional de comemoração dos 15 anos do SciELO³.

Em junho de 2013 foi realizado o encontro de Editores de Periódicos de Ciências Humanas⁴ com o objetivo de dialogar sobre o aperfeiçoamento da gestão editorial dos periódicos SciELO das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, por meio da profissionalização e a internacionalização com ênfase nas práticas e padrões emergentes internacionalmente, como por exemplo, as redes sociais. Uma das recomendações do encontro foi a criação e operação de um blog coletivo dos periódicos de Ciências Humanas, que foi lançado na Conferência SciELO 15 Anos. O blog foi implantado como uma seção do Blog SciELO em Perspectiva⁵.

Ao comemorar o primeiro aniversário do Blog SciELO em Perspectiva o balanço é positivo mas o seu desenvolvimento e consolidação enfrentam desafios. Ao longo do primeiro ano de operação foram publicados 90 posts no blog sobre comunicação científica que receberam mais de 130 mil acessos com uma média próxima a 11 mil acessos por mês e 1500 por post. Os 40 posts no Blog Humanas receberam uma média de 1700 acessos por mês e de 250 acessos por post.

Além do blog, o SciELO tem também uma newsletter mensal SciELO em Perspectiva6, atualmente em sua edição de número 14, entrando em seu segundo ano de operação e tem por objetivo disseminar o conteúdo publicado no blog no último mês. Cerca de 3700 e-mails recebem mensalmente a newsletter em um dos três idiomas no qual ela está disponível – português, inglês e espanhol. Isso representa um crescimento de 33% de inscritos em relação à primeira edição da newsletter, em Julho de 2013.

A gestão e operação do Blog SciELO em Perspectiva assim como de blogs de periódicos como História, Ciências, Saúde – Manguinhos vêm contribuindo decisivamente para o aprendizado de como melhor explorar esse meio de comunicação e para tornar mais familiar o seu uso nas comunidades de pesquisadores do Brasil e na versão em espanhol e inglês – nas comunidades de pesquisadores dos países da Rede SciELO.

A estrutura de conteúdos com posts de análises, entrevistas, press releases e notícias, oferece oportunidades para que os editores e autores explorem o Blog SciELO em Perspectiva como um meio diferenciado para a disseminação das pesquisa que publicam.

Com base na experiência do blog temático de Humanas a expectativa do SciELO é o desenvolvimento nos próximos anos de novas áreas temáticas na plataforma de blogs do SciELO em Perspectiva. Ao mesmo tempo continuará promovendo o uso das redes sociais Twitter e Facebook pelos periódicos.

Notas

¹ Seminário de introdução ao uso das redes sociais na comunicação científica. 2012. Avialable from: http://eventos.scielo.org/rs1/

² SciELO em Perspectiva aos 15 Anos – Rumo a uma nova etapa. SciELO em Perspectiva. [viewed 22 July 2014]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2013/07/16/scielo-em-perspectiva-aos-15-anos-rumo-a-uma-nova-etapa/

³ Conferência SciELO 15 Anos – http://www.scielo15.org/

⁴ Encontro de Editores de Ciências Humanas – http://eventos.scielo.org/encontro-ciencias-humanas/

⁵ SciELO em Perspectiva – Humanas – http://humanas.blog.scielo.org

6 Newsletter – https://blog.scielo.org/newsletter/#.U8fe87GSfoR

Referências

LIU, J., and ADIE, E. Five challenges in altmetrics: A toolmaker’s perspective. Bulletin of the American Society for Information Science and Technology. 2013, vol. 39, nº. 4. pp. 31-34. Available from: <https://www.asis.org/Bulletin/Apr-13/AprMay13_Liu_Adie.pdf>.

Você compartilha, eu curto e nós geramos métricas. SciELO em Perspectiva. [viewed 17 July 2014]. Available from: <http://blog.scielo.org/blog/2013/08/08/voce-compartilha-eu-curto-e-nos-geramos-metricas/>.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

PACKER, A., et al. Blog SciELO em Perspectiva comemora um ano de publicação [online]. SciELO em Perspectiva, 2014 [viewed ]. Available from: https://blog.scielo.org/blog/2014/07/22/blog-scielo-em-perspectiva-comemora-um-ano-de-publicacao/

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Post Navigation