SciELO em Perspectiva aos 15 Anos – Rumo a uma nova etapa

apresentação_ptO blog SciELO em Perspectiva nasce com a função de promover o intercâmbio de informação, experiências e conhecimento sobre comunicação científica. O intuito maior é contribuir para o avanço do Programa e da Rede SciELO, motivado pela  comemoração, em 2013, dos 15 anos de existência e operação ininterrupta em direção ao objetivo  específico de contribuir para a melhoria e o impacto das pesquisas publicadas em periódicos nacionais de qualidade.

Ao cumprir 15 anos, o SciELO apresenta resultados importantes. É um dos principais programas de comunicação científica em acesso aberto com uma rede de coleções nacionais que agrega 16 países de três continentes: 13 países da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal e África do Sul.

Em 2013, a Rede SciELO indexa e publica online mais de mil periódicos, sendo cerca de 900 ativos em coleções nacionais certificadas que cumprem as normas SciELO. Estas mesmas coleções acumulam mais de 400 mil artigos, que servem diariamente uma média acima de 1,5 milhão de downloads.

Entretanto, o SciELO enfrenta ainda enormes desafios no cumprimento do seu objetivo de alcançar melhor qualidade e impacto dos periódicos que indexa e publica. Os periódicos SciELO, em grande parte, têm muito que avançar no que tange ao estado da arte, das inovações e tendências da publicação científica internacional. Nesse sentido, o Programa SciELO trabalha com três linhas de ação prioritárias para os próximos três anos:  avançar e fortalecer a profissionalização da gestão e da operação editorial, ampliar a  inserção internacional dos periódicos e desenvolver modelos de financiamento sustentáveis.

Em resposta a esses desafios e linhas de ação, o Programa SciELO vem trabalhando para  ampliar progressivamente suas funções, além da indexação, da publicação e da disseminação de periódicos, com a provisão de serviços comuns de editoração, publicação, marketing e disseminação.  Tais serviços são realizados diretamente pelo SciELO, por meio das coordenações de coleções nacionais ou da  intermediação com empresas nacionais e internacionais.

A perspectiva é a de que nos próximos dois anos a maioria das coleções da Rede SciELO proverá serviços comuns, de acordo com o estado da arte, a todos os seus periódicos. O SciELO projeta-se assim, como um metapublisher de periódicos independentes que seguem uma mesma metodologia e tecnologias compatíveis de publicação científica em acesso aberto.

A Conferência SciELO 15 Anos em outubro próximo servirá de marco e fórum de reafirmação dos objetivos do SciELO e da formalização da sua nova etapa de desenvolvimento. Os painéis de conferências terão a participação de especialistas e líderes internacionais que contribuirão para contextualizar a análise e o debate das tendências da comunicação científica contemporânea para o âmbito dos países emergentes e em desenvolvimento e, em particular, da Rede SciELO.

O blog SciELO em Perspectiva está aberto à colaboração de editores, pesquisadores, profissionais e estudantes de informação e comunicação científica. Você pode ser um colaborador eventual ou sistemático, enviando artigos, revisão de artigos, opiniões, notícias e comentários. Entre em contato com a nossa equipe editorial.

 

Como citar este post [ISO 690/2010]:

SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE. SciELO em Perspectiva aos 15 Anos – Rumo a uma nova etapa [online]. SciELO em Perspectiva, 2013 [viewed ]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2013/07/16/scielo-em-perspectiva-aos-15-anos-rumo-a-uma-nova-etapa/

 

2 Thoughts on “SciELO em Perspectiva aos 15 Anos – Rumo a uma nova etapa

  1. Ótima iniciativa!
    Precisávamos mesmo de um canal que reunisse informações sobre o estado da arte no periodismo científico. Fico na expectativa que se torne também um espaço para a troca entre editores, colaboradores e a própria Scielo.
    Desejo sucesso!

  2. Cassia Luzia Araújo Santos on July 20, 2013 at 14:07 said:

    Parabéns pela iniciativa, as publicações científicas necessitam mesmo de cobrir o maior âmbito de divulgação possível, para colaborar com o crescimento dos cidadões.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Post Navigation